Raio Laser - edição do dia 26/04

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
25/04/2021 20:41

   

O ser político nunca se aposenta das urnas. Claro que estou numa colaboração de um projeto nacional, de 2022, na expectativa de o governador (João Dória, de São Paulo) se colocar como opção, mas olhando sempre para a Bahia. As circunstâncias é que vão dizer a minha posição em 22

Ex-deputado Antonio Imbassahy (PSDB), atual chefe do escritório de São Paulo em Brasília

Atenções (Otto Alencar)

A partir desta semana, todas as atenções se voltam na Bahia para o senador Otto Alencar (PSD), membro da CPI da Covid que investigará a responsabilidade do governo Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento da pandemia. Até agora, o senador se colocou de forma neutra, buscando mostrar que investigar é mais importante do que assumir posição contra o governo. Mas é como ele votará que fará toda a diferença, sobretudo no momento em que os colegas de oposição decidirem formular pedidos de investigação contra a gestão Bolsonaro e o próprio presidente da República. Aliás, Otto teve posição mais firme em defesa da CPI do que o senador petista Jaques Wagner, que inicialmente desdenhou da importância do colegiado.

Críticas (Jaques Wagner)

Petistas que odeiam Jair Bolsonaro não têm tido dificuldade em afirmar, em off, naturalmente, que o PT fez bem em não colocar Jaques Wagner na CPI da Covid. Acham que, pelas declarações que ele deu praticamente desincentivando a criação do colegiado, o melhor foi não correr risco com posicionamentos que, ao invés de levar ao aprofundamento das investigações, a dificultasse.

Monitorado

Políticos, em especial deputados federais, ligados ao ex-prefeito ACM Neto (DEM) passaram a dar mais atenção aos movimentos políticos do ministro da Cidadania, João Roma, mapeando, inclusive, os locais onde passa e os municípios que visita. Querem saber que acordos o ministro tem firmado, principalmente se concorrer à reeleição.

No jogo? (Antonio Imbassahy)

A articulação em prol da candidatura de João Doria (PSDB) a Presidência da República pode colocar Antonio Imbassahy de volta nas urnas. Ele, que já foi governador da Bahia, prefeito de Salvador, deputado estadual e federal por diversos mandatos, aceitou o convite para ir para São Paulo após perder a reeleição para a Câmara dos Deputados, em 2018, mas argumenta que o ser político nunca se aposenta das urnas.

Inclusão (Bruno Reis)

O prefeito Bruno Reis (DEM) não vacilou. Decidiu que trabalhadores da educação básica e rodoviários com 50 anos ou mais serão vacinados contra a Covid-19 a partir de hoje, em Salvador. A informação em suas nas redes sociais, ontem. A inclusão dos novos grupos já havia sido autorizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que define os grupos prioritários da imunização em todo o estado da Bahia.

Pesar 1

O corpo do presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Leo Matos (PSD), foi encontrado na manhã de ontem. Segundo informações preliminares, a vítima foi encontrada boiando em um açude de uma fazenda de propriedade do político. Ainda não há qualquer informação sobre a motivação da morte e a polícia abriu investigação. Ele assumiu a presidência da Câmara em janeiro deste ano e estava em seu primeiro mandato como vereador de sua cidade natal.

Pesar 2

Otto Alencar emitiu nota de pesar após a confirmação da morte: "Amigos e amigas de Itapetinga, meu profundo sentimento e pesar pelo  falecimento precoce do presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Matos. Advogado, Léo era um grande amigo, pelo qual sempre tive admiração e respeito, que colaborou e engrandeceu o PSD Bahia. Espero que Deus possa abençoá-lo e o receba de braços abertos. Minha solidariedade aos Itapetinguenses, aos seus familiares e amigos. Suas dores são as minhas dores. Que o Pai Celestial conforte a nossa dor neste momento tão difícil".

Despedida

O deputado federal José Carlos Araújo fez uma despedida sensível para o ex-presidente da Câmara de Itapetinga, Léo Matos (PSD), cujo corpo foi encontrado num açude ontem nos arredores do município, depois de o político ter ficado vários dias desaparecido. “Este domingo amanheceu mais triste para Itapetinga e para todos nós que admirávamos e contávamos com a amizade de um grande homem, de um coração generoso e de um político da mais alta qualidade e honradez. Hoje foi confirmada a perda de Leo Matos e sua partida, além de nos entristecer profundamente, deixa também um vazio na política baiana. Vá em paz, Léo Matos e que o Senhor o acolha em sua paz infinita”, diz a nota de pesar do presidente estadual do PL, José Carlos Araújo.

Emendas

Correu na última sexta-feira na Bahia que a Polícia Federal estaria de olho na lista de parlamentares campeões de emendas ao Orçamento da União. O interesse seria saber para onde serão destinadas e de que foram seus recursos serão aplicados. Esta coluna não conseguiu confirmar se a informação é verdadeira, mas o buxixo de sexta deixou muita gente preocupada.

Rapidez (Fábio Vilas-Boas)

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, apontou ontem que "a Bahia é o estado mais rápido na aplicação da vacina" contra a covid-19. "Mesmo com a morosidade do governo federal na distribuição, a Bahia se supera a cada lote de imunizante recebido. Parabéns a todos envolvidos nas etapas de vacinação", pontuou.

Notícia boa!

Pela primeira vez desde 2007, de acordo com o Banco Central, em 2021 o Brasil deve registrar superávit no balanço de pagamentos, fechando o ano em cerca de US$70 bilhões, bem acima dos US$53 bilhões inicialmente previstos. O fato tem passado despercebido pela midia do centro-sul.

Em queda

A semana terminou com a tendência de queda em relação à média de novos casos e mortes decorrentes da Covid no Brasil. Casos caíram para 57.533 por dia e mortes para 2.484

Covid resite!

A Índia registrou 349.691 casos de Covid de ontem para hoje e bateu um novo recorde mundial de novas infecções pelo quarto dia seguido. No total, o país contabilizar 16,9 milhões de casos e 192.311 mortes. De ontem para hoje, 2.767 pessoas morreram da doença. Preocupante.

Tratamento

O deputado Angelo Almeida (PSB) sugeriu que o Governo do Estado avalie, em caráter emergencial, a implantação de um Núcleo de Tratamento de Pacientes com Síndromes Pós-Covid, no Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana. Através de indicação, exarada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ao governador Rui Costa, o parlamentar apresenta dados para justificativa da proposta, salientando que compete ao Estado legislar sobre assuntos referentes à proteção e defesa da saúde.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.241 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.183 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico deste domingo (25) também registra 95 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 884.044 casos confirmados desde o início da pandemia, 850.507 já são considerados recuperados, 15.534 encontram-se ativos e 18.003 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.187.345 casos descartados e 193.045 em investigação.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.003, representando uma letalidade de 2,04%. Dentre os óbitos, 55,44% ocorreram no sexo masculino e 44,56% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,67% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,87%, preta com 15,43%, amarela com 0,46%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,45% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,06%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,65%).

Vacinação

Com 2.234.208 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 871.954 receberam também a segunda dose, até as 15h deste domingo, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe       

 





 

Mais de Luiz Holanda