Raio Laser - edição do dia - 27/03

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
26/03/2021 21:27

   

Está chegando ao fim esse sofrimento

Jair Bolsonaro sobre o lockdown

Operações à toda (Augusto Aras)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) realizou, nos últimos 18 meses, 31 operações contra agentes com foro no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para combater crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Nesta sexta-feira (26), o procurador-geral da República, Augusto Aras, completa um ano e meio no cargo. Nesse período, foram deflagradas, em média, duas operações policiais por mês – desconsiderando os meses de recesso do Judiciário. Oito operações foram autorizadas por ministros do Supremo, como nos casos da Descalabro, voltada à apuração de supostos desvios de emendas parlamentares na área da saúde no Maranhão, da Grand Bazaar, que mirou pagamentos indevidos a um parlamentar feitos por pessoas envolvidas em fraudes a fundos de pensão, e da Alaska, que também investigou pagamentos a parlamentares supostamente em troca de apoio político. Houve, ainda, o cumprimento de mandados de busca e apreensão para esclarecer se houve organizadores e financiadores de atos antidemocráticos registrados no ano passado.

Coronavac (Leo Prates)

Salvador é a segunda no ranking das capitais brasileiras que mais utilizaram as doses da vacina contra Covid-19 encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Das cerca de 398 mil doses dos imunizantes recebidos na capital baiana, mais de 341 mil já foram aplicados em pessoas que fazem parte do público prioritário, um percentual de 85,7% de doses administradas. Leo Prates é o secretário de Saúde da capital baiana.

Cards

Indignados com as ações da Prefeitura de Salvador e do governo da Bahia para tentar baixar o nível altíssimo de transmissão da Covid 19, bolsonaristas passaram a distribuir cards nas redes sociais contra o prefeito Bruno Reis (DEM) e o governador Rui Costa (PT). Num deles, chamam os dois de dupla do mal e de "lock e down", insinuando que querem destruir a economia.

Mais casos

Vitória da Conquista, que perdeu o prefeito Herzem Gusmão para a Covid 19, é o 4° município da Bahia com mais casos confirmados da doença, sendo 23.270 registros. Além disso é o quinto município com mais casos ativos (297) e óbitos por residência (370). Nesta sexta-feira (26), o município possui uma taxa de ocupação de 97% das UTIs Covid. Neste cenário, não é recomendado flexibilizar as medidas restritivas adotadas até o momento.

Riachão do Jacuípe (Antonio Walter)

O município de Riachao do Jacuípe, localizado na Bacia do Jacuípe, vem se destacando por está entre as cidades da região centro-leste com melhores percentuais de informação de doses aplicadas de vacina contra COVID. O secretário de Saúde, Antonio Walter, com o apoio da Prefeitura Municipal e toda a equipe coordenada pela enfermeira Natália Mascarenhas, não tem medido esforços para alcançar as metas de imunização, trazendo mais segurança para população jacuipense. Segundo os dados apresentados pela Sesab o município apresenta um índice de 98,4% em primeira dose e 60,7% em sua segunda dose.

Queixa

Os empresários do Turismo brasileiro se queixaram quanto à disponibilização de crédito prometida pelo Governo Federal através do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, durante uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Turismo, nesta sexta-feira (26). A reunião aconteceu a pedido do deputado Bacelar (Podemos/BA). Criado no ano passado, o Pronampe é destinado ao desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte (Lei 13.999/20).

Livro ( Glenn Greenwald)

O jornalista que há dois anos revelou as mensagens trocadas por integrantes da Lava Jato nos bastidores da operação diz que desconfiava do hacker que lhe entregou o material, nunca esteve frente a frente com ele e soube sua identidade só quando ele foi preso e confessou seus crimes. Num livro sobre a experiência que será lançado daqui a duas semanas, o americano Glenn Greenwald explica que procurou evitar que as desconfianças transparecessem para não minar seus esforços para acessar os arquivos oferecidos pelo hacker e assim poder examiná-los com os próprios olhos.

Fechamento

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) criticou, ontem, a decisão liminar proferida pelo Juiz Substituto de Segundo Grau, Dr. Aldenilson Barbosa dos Santos, que atendendo solicitação da Prefeitura de Salvador, suspendeu o funcionamento de escritórios de advocacia no território municipal. Segundo a OAB-BA, "A decisão proferida monocraticamente por integrante do Tribunal de Justiça revela insensibilidade com as agruras suportadas pela advocacia, potencializando a crise vivenciada desde a interrupção presencial das atividades pelo Tribunal, cujo modelo de teletrabalho adotado agravou a já precária prestação jurisdicional, com consequências gravosas para o exercício da advocacia".

Vacinação

Novas doses da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, chegaram ao aeroporto de Salvador ontem. Conforme o governo da Bahia, a carga, com 347 mil doses dos imunizantes, chegou por volta das 10h em um voo comercial. Segundo o governo, do total de doses, 141 mil foram produzidas pela Fiocruz e 206 mil pelo Butantan. Este é o nono envio que chega ao estado. Com a chegada desta carga, a Bahia totaliza 2.386.600 doses recebidas, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa, segundo informações da Sesab.

Alerta (Rui Costa)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez uma postagem nas redes sociais denunciando que alguém está se passando por ele no WhatsApp para aplicar golpes. Na mesma postagem, o governador relatou que, nos últimos dias, tem sido vítima de calúnias e fake news. "Atenção: estão praticando um golpe com meu nome, usando uma foto minha no Zap em um número que não é meu. Já denunciei à polícia, que vai investigar o caso. Tenho convicção que a autoria será identificada. Nos últimos dias, tenho sido vítima de várias calúnias e fakes news. Por que será?", escreveu o governador.

Investigação

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Karina Costa Freitas, está apurando as notícias veiculadas através de vídeo que demonstra ausência de aplicação do material imunizante da vacina do sars-cov-2 em idosa residente na Comunidade de Contagem, zona rural do município de Rio do Pires e está adotando as providências cabíveis para apurar os fatos e possível responsabilização. O MP já solicitou, com urgência, diversas informações ao Município com a missão de concretizar a apuração de modo célere e eficaz.

Março Azul

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal, na noite de hoje, a Arena Fonte Nova estará com uma iluminação especial em tom de azul, em mais uma ação de apoio a importantes datas de prevenção na área de saúde. A ocasião foi escolhida por marcar o dia D da campanha do Março Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal (CCR), promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). O CCR é considerado o segundo tipo de neoplasia que mais mata pessoas no Brasil e a SOBED alerta para o surgimento de 20.540 casos novos de CCR em homens e de 20.470 em mulheres.

Força-tarefa

A Prefeitura promove na segunda-feira (29), a partir das 8h, uma força-tarefa no Mercado Popular de Água de Meninos, na Cidade Baixa. Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a iniciativa tem como objetivo evitar aglomerações e a propagação da Covid-19, por conta da procura pelos pescados devido ao feriado da Semana Santa. Cerca de 30 agentes da Semop vão atuar na operação, fiscalizando possíveis aglomerações, distribuindo máscaras e observando o cumprimento dos protocolos sanitários contra o coronavírus, além de controlar a entrada e saída de clientes. Durante toda a semana que antecede o feriado da Páscoa, apenas 50 pessoas poderão acessar o mercado por vez.

Casos

A Bahia registrou ontem 4.738 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.915 recuperados (+0,5%). Dos 788.296 casos confirmados desde o início da pandemia, 756.849 já são considerados recuperados, 16.661 encontram-se ativos e 14.786 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.110.233 casos descartados e 183.775 em investigação. Na Bahia, 45.186 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

Nesta sexta-feira (26) foram registrados 155 óbitos por Covid-19, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a doença. Anteriormente este recorde havia sido no dia 18 de março, quando houve registro de 153 mortes. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados ontem. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.786, representando uma letalidade de 1,88%. Dentre os óbitos, 55,79% ocorreram no sexo masculino e 44,21% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,94% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,32%, preta com 15,17%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 7,92% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,08%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,02%).

Vacinados

Com 1.274.283 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 305.920 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou ontem um novo recorde diário de mortes por covid-19, com 3.650 óbitos causados pela doença, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta sexta-feira (26). A marca, sem incluir os dados do Ceará, supera a anterior, de terça-feira, 23, quando foram relatadas 3.251 mortes. Com os registros, 307.112 vidas foram perdidas para a doença. O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 27 Estados e do Distrito Federal apontou ainda 84.245 novos casos de covid-19 em 24 horas, com um total de 12.404.414 registros em pouco mais de um ano de pandemia.

IPTU

Em meio ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, muitas empresas passam por dificuldades, principalmente as de porte menor. Isso porque, para conter o avanço do novo coronavírus, medidas severas foram adotadas, dentre elas, o isolamento social. Atento ao futuro dessas empresas, o ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) está protocolando um projeto de lei que concede autorização ao Poder Executivo Municipal a isentar do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) as microempresas e empresas de pequeno porte, instaladas em imóveis no município de Salvador, que ficaram proibidas de exercer suas atividades, total ou parcialmente, durante o período de validade do Decreto Municipal nº 33.635 de 12 de março de 2021.


Compartilhe