Raio Laser - edição do dia - 30/04

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
29/04/2021 20:06

   

Paulo Freire. Ensinando sexo para criança de 5 anos. Todo mundo... maconha, bebida, droga. Dentro da universidade. Estado caótico. Eu prevejo o mesmo fenômeno para a saúde

Ministro Paulo Guedes (Economia) sem saber que estava sendo gravado

Petroquímica (Adolfo Menezes)

A extinção do Regime Especial da Indústria Química (REIQ), através da MP 1.034, coloca em grande risco o Polo Industrial da Bahia, especialmente a indústria petroquímica, com o possível fechamento de plantas e demissão de milhares de trabalhadores. Com o REIQ, as alíquotas de PIS e Cofins são de 3,65%; sem o regime diferenciado, passarão a 9,75%”. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes, ao abrir a audiência pública proposta pelo deputado Osni Cardoso (PT) para debater o futuro da indústria química da Bahia a partir do fim da REIQ. No evento virtual, o senador Jaques Wagner (PT), ex-petroquímico, pediu aos empresários para cobrar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a manter os benefícios Reiq.

Lixo

“Nessas horas, é bom que se diga, estamos pagando bem caro pela eleição de 2018. Parte do preconceito criado por alguns muito ligados ao mercado financeiro colocou o país no lugar que ele está. Estamos na lata do lixo do ponto de vista mundial, do ponto de vista do meio ambiente, da política externa obsoleto. Sou obrigado a dizer isso. Se a coisas fossem outras, não estaríamos passando por isso agora. Esse governo, estou falando só com empresários, vocês têm que pressionar. Trabalhamos em minoria na câmara e no Senado”, apontou o senador, durante audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Cargo (Alex Santana)

O deputado federal Alex Santana (PDT) assume o comando da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid), órgão vinculado à Câmara Federal. O cargo foi indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) para substituir o parlamentar Orlando Silva (PCdoB-SP). Além da Semid, Santana é titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Casa Legislativa.

Contas

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) lançou um sistema eletrônico para que os candidatos não-eleitos e partidos possam prestar contas, pela internet, referente às campanhas nas Eleições Municipais 2020. Na última segunda-feira, o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, publicou a Portaria nº 166, de 22/04/2021, autorizando o Coletacand e o Coletacand-Gerenciamento ao envio e recebimento remoto de documentos.

Acordo

Depois de algumas rodadas de negociação, os trabalhadores da Concessionária Salvador Norte (CSN) vão poder finalmente sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os funcionários não contratados pela Prefeitura vão poder ainda dar entrada no Seguro Desemprego. Hoje, pela manhã, a justiça vai encaminhar o alvará coletivo para a Caixa Econômica Federal e para a Superintendência Regional do Trabalho, garantindo a liberação do FGTS e do Seguro Desemprego. O acordo entre a CSN e o Sindicato foi homologado pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Dalila Andrade.

Qualidade

A qualidade da assistência prestada pela Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas Paripe agora pode ser comprovada por indicadores baseados em altos padrões de acolhimento. Isso porque a unidade de urgência e emergência foi contemplada com o Certificado de Qualidade do Instituto de Gestão e Humanização (CQIGH). Para receber a certificação, o equipamento passou por rigorosa auditoria.

Limpeza (Félix Mendonça Jr.)

Presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior pediu ontem ao secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, a redução para 40 anos da faixa etária de vacinação dos trabalhadores da limpeza na capital baiana. A solicitação foi atendida pelo secretário, que também é presidente municipal do PDT. Dessa forma, os trabalhadores de limpeza urbana a partir de 40 anos já poderão ser imunizados contra a Covid-19, em calendário que será divulgado pela prefeitura.

Filho do porteiro

Sem saber que era gravado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reclamou que o governo federal deu bolsas em universidades para “todo mundo” por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o ministro, que não citou detalhes ou provas, até quem não tinha a “menor capacidade” e "não sabia ler nem escrever" entrou na graduação por esse caminho, como o filho do seu porteiro.

Convocação

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), vice-líder do governo no Congresso, apresentou um requerimento para que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), seja convocado a depor na CPI da Covid. Além do petista baiano, ele quer a convocação dos governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do Pará, Helder Barbalho (MDB). As justificativas são praticamente iguais, mudando apenas o nome do governador. Marcos Rogério usa informações sobre a pandemia, que classifica como "um dos maiores desafios para cidadãos, cientistas e governos de todo o mundo" e diz que "a convocação supracitada será de importância singular para que exponha sua atuação e seus conhecimentos sobre os fatos acima relacionados".

Operação

Uma operação conjunta da Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MP-BA) e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) cumpriu ontem mandados de prisão e busca e apreensão contra empresas do setor supermercadista de Irecê, norte da Bahia, suspeito de sonegação de R$ 12 milhões. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a Operação Marca-Passo visa coletar provas para instruir investigação que apura a prática de sonegação fiscal. Ainda de acordo com a SSP-BA, os investigados criaram empresas em nome de “laranjas”, com o intuito de reduzir ou suprimir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido.

Investigação (Jacó)

Os deputados estaduais Jacó (PT) e Olívia Santana (PCdoB) pediram a abertura de uma investigação especial das mortes de Bruno Barros da Silva, de 29 anos, e seu sobrinho Ian Barros da Silva, de 19, na segunda-feira (26). Ambos os homens teriam sido flagrados furtando alimentos no supermercado Atakarejo, em Amaralina, e depois apareceram mortos com sinais de tortura na comunidade da Polêmica, em Brotas. "Dez homens fortemente armados no Atakarejo de Amaralina pegou os dois homens e, poucas horas depois, eles foram encontrados com cerca de 50 tiros de metralhadoras e pistolas. Tomaram facadas, tiveram o rosto deformados. Que estado é esse? Que democracia é essa?”, questionou o parlamentar petista.

Filiação

O presidente do Republicanos Bahia e deputado federal, Márcio Marinho, abonou na tarde desta quinta-feira (29) a filiação do médico Isaac Nery, que foi candidato a prefeito do município baiano de Itabuna e teve um total de 7.498 votos, nas últimas eleições. O novo republicano Isaac Nery informou que foi convidado a ingressar na sigla pelo presidente da legenda na Bahia e classificou o dia de hoje como um arco de uma forte aliança.

Posse

A vereadora Débora Santana (Avante) assumiu a Superintendência da União de Vereadores do Brasil. A posse da parlamentar de Salvador ocorreu em cerimônia no Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Parlamentar, em Brasília. "Irei desempenhar o meu papel para que, de fato, os vereadores dos 417 municípios da Bahia se sintam abraçados pela UVB", frisou a parlamentar.

"Invista em Camaçari"

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei para instituir o Programa Municipal de Atração, Manutenção e Ampliação de Investimentos para o Desenvolvimento de Camaçari, cujo objetivo principal é estimular o desenvolvimento das atividades empresariais, gerar novos negócios e, consequente, fomentar a geração de emprego e renda. O projeto propõe sistematizar e modernizar o tratamento dos incentivos fiscais, de forma a tornar a legislação mais moderna e acessível aos interessados, contribuindo para uma ação menos burocrática.

Pela vacina (Téo Senna)

O vereador Téo Senna (PSDB) apoia o movimento Unidos Pela Vacina, que reivindica a vacinação imediata em Salvador de pessoas que têm comorbidades e por isso estão inseridas na 3ª etapa de vacinação, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI). Ao todo, são 22 comorbidades selecionadas pelo Ministério da Saúde. “São pessoas que fazem parte do setor produtivo, que podem estar trabalhando e com isso movimentando a economia da nossa cidade, mas estão em casa por serem grupos de risco do coronavírus. Nosso mandato apoia essa reivindicação, que é legítima e merece atenção do poder público para a efetivação dessa medida”, defendeu Téo Senna.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.997 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.472 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (29) também registra 93 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 897.273 casos confirmados desde o início da pandemia, 862.967 já são considerados recuperados, 15.915 encontram-se ativos e 18.391 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.197.481 casos descartados e 197.685 em investigação.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.391, representando uma letalidade de 2,05%. Dentre os óbitos, 55,46% ocorreram no sexo masculino e 44,54% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,62% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,96%, preta com 15,43%, amarela com 0,45%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,42% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 64,64%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,65%).

Vacinação

Com 2.353.610 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.067.158 receberam também a segunda dose, até as 16h desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil bateu a marca dos 400 mil mortos pela covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.001 novos óbitos. Com isso, o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia do novo coronavírus chegou a 401.186. Ontem, o balanço diário marcava 398.185 vítimas que não resistiram à pandemia. Ainda há 3.663 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

Compartilhe