Raio Laser - edição do dia - 31/03

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
30/03/2021 21:29

   

Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado. Saio na certeza da missão cumprida

Fernando Azevedo e Silva, general, ex-ministro da Defesa, demitido por Bolsonaro

Preparação (ACM Neto)

O ex-prefeito ACM Neto (DEM) passou a realizar reuniões quinzenais com os deputados estaduais da oposição na Assembleia Legislativa, em nítido preparo para a disputa ao governo, em 2022. Disciplinadíssimo, como se sabe, é normalmente o primeiro a entrar na sala virtual, onde abre o coração e fala muito de política, dos assuntos nacionais aos estaduais passando por aqueles relativos a Salvador. Os deputados adoram os encontros, pela oportunidade de trocar informações com ele que nunca tiveram. Assim, o ex-prefeito vai unificando o discurso em torno da defesa de sua candidatura ao governo.

Difícil (Valmir Assunção)

Tem causado pena o isolamento de Valmir Assunção no PT. Perdeu Jacó, Suíca e agora o movimento negro em Salador, dizem petistas que entendem do riscado, temendo pelo isolamento completo do companheiro. "Em Salvador, a casa (de Valmir) caiu", disse à coluna um petista afirmando que o que vai sendo colocado em xeque agora é o projeto de reeleição do parlamentar, cada vez mais difícil.                                                                                                                                             

Sem choro (Capitão Alden)

Colegas têm argumentado que está ficando difícil a relação com o deputado Capitão Alden, que, no afã de aparecer, tem buscado jogar sempre contra o Parlamento, na iminência de ferir o decoro parlamentar. A ideia é dar corda a ele para que se enforque com seu discurso de ódio contra a instituição para a qual resolveu concorrer. Depois, não haverá choro nem vela.

"Chelp!"

Depois que o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, se insinuou para a disputa de uma vaga na chapa de ACM Neto, em 2022, partidários do democrata trataram de divulgar ontem que não há espaço tão importante para "Harry", como o chamam na intimidade. No máximo, o prefeito daria ao ex-aliado uma vaga em seu futuro secretariado no governo.

Dificuldade

A propósito, torcedores do Bahia dizem que, se quiser realmente concorrer a um cargo eletivo, o presidente do Bahia terá que, primeiro, se filiar a uma legenda, o que, pelo estatuto do Clube, está proibido de fazer, a menos que deixe a instituição. Enfim, depois do chega-prá-lá de ACM Neto, pelo visto a situção não será tão fácil para "Harry" como ele gostaria.

Alternativa

Quem continua queimadíssimo entre petistas é o presidente estadual da legenda, Eden Valadares, em quem os próprios correligionários não vêem qualidades para coordenar a campanha do senador Jaques Wagner ao governo da Bahia, no ano que vem. A alternativa a Eden é o que se tenta buscar em conversas internas, o que pode ocorrer logo ou demorar algum tempo para acontecer.

Polêmica

Está causando polêmica em Lauro de Freitas uma proposição parlamentar da Mesa da Câmara Municipal de Lauro de Freitas (Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 01/2021) que determina a mudança do artigo 59 da LOM. Caso esta alteração seja aprovada, os parlamentares estarão impedidos de fiscalizar individualmente os órgãos municipais, assim como terem acesso amplo às suas dependências, caso não tenham autorização oficial do plenário ou de uma Comissão Permanente.

Ceplac

O deputado estadual Sandro Régis (Democratas) criticou ontem a falta de investimentos na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e defendeu o fortalecimento do órgão, que é referência em pesquisa e inovação. O parlamentar destaca que a comissão, criada em 1957 como solução de profunda crise na cacauicultura brasileira, tem perdido força nas últimas décadas e, inclusive, já tem mais de 30 anos sem contratar profissionais para seu corpo técnico.

Calada! (Bia Kicis)

Ontem, questionada por deputados de oposição e do Centrão, em razão de sua mensagem via Twitter interpretada como "incitação à prática de pelos policiais da Bahia", a presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputada Bia Kicis (PSL-DF), manteve-se em silêncio. Em sessão da CCJ, ela foi duramente criticada por parlamentares de vários partidos, e já está submetida a duas representações no Conselho de Ética, sob a alegação de "quebra de decoro parlamentar".

Repúdio

O vereador Alberto Braga (Republicanos) apresentou uma moção de repúdio contra a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, que apresentou um projeto que impede os vereadores de fiscalizar individualmente os órgãos municipais e de ter acesso às dependências sem autorização oficial do plenário ou de uma comissão permanente da Casa.

O líder do Republicanos na Câmara Municipal de Salvador se mostrou solidário aos vereadores de oposição da cidade de Lauro de Freitas, que estão “indignados” com a matéria. "Este esdruxulo projeto vai totalmente de encontro à Constituição, além de cercear uma das principais prerrogativas do vereador que é a de fiscalizar o Poder Executivo municipal, por isso nossa moção de repúdio”, disse Alberto Braga.    

Suplente 1 (Leandro Guerrilha)

O suplente de vereador Leandro Guerrilha (PL) foi convocado pela Câmara Municipal de Salvador para assumir o mandato na vaga deixada por Irmão Lázaro (PL), que faleceu no dia 19 deste mês por causa de complicações decorrentes da Covid-19. O ato de convocação do 1º suplente do Partido Liberal foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Legislativo Municipal de Salvador.

Suplente 2

O radialista Leandro Guerrilha assumiu uma cadeira de vereador no período legislativo de 2013 a 2016. Na eleição passada, recebeu 3.442 votos, ficando na 1ª suplência. Na vida pública, em 2019, atuou na assessoria de planejamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).       Proposta

Após a morte do policial militar Wesley Soares Góes, o vereador Claudio Tinoco (DEM) voltou a defender a implementação de um programa de prevenção a distúrbios psicóticos de policiais pelo governo do estado da Bahia. “Esse é um importantíssimo projeto anterior ao caso de (ante)ontem e que se mostra necessário a toda a população de policiais da Bahia. O governo precisa criar uma política para trabalhar o equilíbrio emocional desses policiais”, argumentou.

Investigação

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Norma Cavalcanti, instituiu uma comissão para atuar no acompanhamento das investigações do inquérito policial militar da morte do policial Wesley Soares Góes, após atirar contra policiais, na região do Farol da Barra, em Salvador. Segundo o Ministério Público, a comissão será composta pelos promotores de Justiça Ana Rita Cerqueira, titular da 4ª Promotoria de Justiça do Tribunal de Júri - 1ª promotora de Justiça da capital; Maurício Lima, titular da Promotoria de Justiça Militar - 3º promotor de Justiça da capital; e Luciano Santana, titular da Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, Defesa Social e Tutela Difusa da Segurança Pública - 3º promotor de Justiça da capital.

Vacinação

Os profissionais com mais de 50 anos de idade que integram as forças de segurança e salvamento da Bahia, que incluem policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais, começarão a ser vacinados contra a Covid-19 a partir de amanhã. De acordo com o governo da Bahia, a medida foi aprovada ontem em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e reúne os 417 municípios baianos e o estado.

Incentivos

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), apresentou um projeto de indicação, na Câmara de Salvador, sugerindo que o presidente Jair Bolsonaro conceda incentivo fiscal às empresas que criem programas institucionais voltados ao combate à violência contra a mulher. A matéria também prevê o acolhimento de funcionárias que eventualmente sejam vítimas de agressões.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.924 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.026 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (30) também registra 120 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 799.429 casos confirmados desde o início da pandemia, 769.689 já são considerados recuperados, 14.570 encontram-se ativos e 15.170 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.121.208 casos descartados e 184.236 em investigação. 

Imunizados

Com 1.515.655 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 313.507 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta terça-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou ontem um novo recorde diário de mortes por covid-19, com 3.780 óbitos causados pela doença, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta data. A marca, sem incluir os dados de Roraima, supera a anterior, de sexta-feira, 26, quando foram relatadas 3.650 mortes. Com os registros, 317.646 vidas já foram perdidas para a doença.


Compartilhe