Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 17/4

“Dia do Índio” começa hoje com coquetel e luxo na cena artsy de Trancoso


Tribuna da Bahia, Salvador
17/04/2019 10:56 | Atualizado há 6 dias, 3 horas e 24 minutos

   
Foto: Reprodução

O casal de pintores Isaka Neshani e Rosinha Neshani (foto) iniciou há quase um ano um intercâmbio cultural singular no sul da Bahia. Ação que é reforçada a partir de hoje com as comemorações especiais pelo “Dia do Índio”, no exclusivo resort “Uxua Casa Hotel” de Trancoso.  Os dois são da tribo Huni Kuin, do Acre, e a ação singular é a residência artística desenvolvida no “Uxua”, considerado um dos hotéis de praia mais requintados do mundo. 

Quando a dupla chegou á Bahia, em agosto, foi noticia exclusiva em Boa Terra. Mas a ação que começa hoje é novidade para a mídia local, mesmo repercutindo nas publicações especializadas em turismo a nível nacional, como o influente site hoteleiro, “Hotelier News”. Quando a coluna publicou a primeira noticia, em agosto, destacou que os dois índios artistas não são os primeiros Huni Kuin a fazer sucesso fora da Amazônia. 

Citou por exemplo o cacique Ibã Sales que também é artista plástico, além de mestre pela “Universidade Federal do Acre” e doutor pela “Universidade Estadual do Rio de Janeiro”. Agora a festa baiana para celebrar o “Dia do Índio” que oficialmente é 19, sexta feira, inclui o coquetel para convidados, desta quarta feira, no “Uxua”, com cardápio especial, e abertura da mostra de trabalhos. A exposição fica até o sábado, dia 20, quando há o luau comandado pelo deejay holandês Joost Van Bellen.

“Vogue” da Alemanha celebra história de vanguarda com o baiano Ariel Rosa 

A edição da “Vogue” alemã de maio ainda não está pronta, mas o sucesso do editorial “Loud & Proud” já encanta a Europa, e aparece com detalhes técnicos, por exemplo, no “Model.Com", o site que é considerado a bíblia do mundo fashion. Entre as estrelas da produção está Ariel Rosa, o modelo e surfista baiano que saiu de Salvador em 2016 e num piscar de olhos dominou as passarelas de Milão, Londres e Paris.

Os detalhes técnicos, como as fotos feitas pelo italiano Giampaolo Sgura estão divulgados. Ele é famoso por editoriais para as edições internacionais da “Vogue’, “Teen Vogue”, “Allure”,” GQ Style’ e “Interview”. Mas os detalhes do conceito editorial, ainda são mistério. Algumas revistas divulgam o resgate de imagens que lembram uma era vanguardista num famoso clube de música da cidade de Hamburgo.

Ronei Jorge retorna com o pop baiano que encanta o Brasil 

Quando a voz do baiano Ronei Jorge entra em cena, o mundo pop se anima no Brasil com o retorno de uma proposta cheia de historia vanguardista. Na terça feira, 23, o cantor faz show na icônica “Sala do Coro” do “Teatro Castro Alves”, com mais uma apresentação das músicas do “Entrevista”, primeiro disco solo do artista.

Quando o “Entrevista” foi lançado, primeiro álbum solo do baiano que se destacou como líder da banda “Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta,”, atiçou a cenário da mídia especializada. Foi incluído nas listas das revistas “Rolling Stone Brasil” e da “Bravo!” entre os melhores de 2018. Ganhou comentários como o do crítico André Felipe de Medeiros. “O disco é intencionalmente um trabalho de música popular brasileira que não esconde a herança do estilo desenvolvido entre as décadas de 1960 e 1970” escreveu no site “Música Pavê”.

Festa e rock fantasia para iniciar a Páscoa 

Outro agito na cena musical que traz o pop para linha de frente da noite baiana, é o irreverente “Rock Fantasy” desta quinta, no “Groove Bar Salvador”, o inferninho Cult e  cheio de estilo da Barra. A noite apimentada fica por conta da banda “Os Informais” formada pelo vocalista Daniel Calumbi, os guitarristas Juan Sampaio e Mário Borba, o bateristas Elton Cardoso (Bateria e o baixista Wagner Campelo.

O “Groove Bar”, nem precisa repetir, é o espaço de resistência da música, com jeito cosmopolita e transgressor, na Bahia.

Suca Baratz combina férias combate pernas fashion em Miami

O empresário Suca Baratz marcou viagem de férias para Miami, no inicio da semana, mas não conseguiu se livrar da bendita psicose fashion. Aquela insistente mania de checar as novidades nos lançamentos de todas as temporadas do ano, mesmo que não esteja a trabalho. “Estou com a lista dos desfiles do Bayside Marketplace e decidi que não vou perder nada”, contou sobre o pulsante shopping Center da região Downtown de Miami.

Vale saber que é este impulso por compras, e avaliar novidades que Suca Baratz  mantém o sucesso da “Veruschka", a multimarcas da Barra que está sempre coalhada de ricaças cheias de estilo.


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas