Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 18/4

A cena underground baiana se agita com musas da África e do Caribe


Tribuna da Bahia, Salvador
18/04/2019 10:40 | Atualizado há 2 dias, 15 horas e 48 minutos

   
Foto: Reprodução

O agitado e singular “Lebowski Pub”, do Rio Vermelho, é um dos melhores segredos da noite underground de Salvador. Segue a tradição britânica do rock e cerveja, como no histórico “Cavern Club” de Liverpool, onde nasceu “The Beatles”, mas tem surpresas instigantes como a apresentação, amanhã, 19,  da nigeriana Okwei Veronny Odili (foto), a diva que aumentou a dose de Afrobeat, Soul, HipHop, Blues na noite do Rio Vermelho e adjacências.

O “Lebowski Pub” fica na linha de frente da riviera da Paciência, o trecho mais fervido do bairro que ainda é cool. O lugar tem nome igual ao de outros pubs europeus, mas o clima baiano com a diaspora africana, é garantido. Okwei Odili canta musicas do novo disco, “Weekend Love”. Ela mesmo fez as composições originais ou em versões de hits conhecidos. A musa nigeriana canta com o baterista Riam Santos, o guitarrista Lalo Aleman, o baixista Danilo Duarte e o trompetista Normando Mendes.

A vibe alucinante da caribenha Barranquilla entre o Rio Vermelho e Barris

A cultura da Colômbia vive uma idade de ouro com a expansão de talentos em gastronomia, música, artes plásticas, teatro, e porque não dizer, futebol. E ferve em Salvador com os agitos da talentosa Grace Lascano Garrido que é de Barranquilla e  encanta a cena cool baiana como a diva Orito Cantora. Na verdade, Orito não é o único talento colombiano na capital.

Tanto sucesso made in Colômbia, que Salvador chegou a ganhar um bistrô colombiano para chamar de seu, o agitado “Escobar” que foi desativado no mês passado. Mas Orito Gantora vale por mil. A programação de shows solo é intensa, com agenda certeira aos domingos, quando manda ver cantando a Cumbia com a “Orquestra Sonora Amaralina”, no “Mercadão Colaborativo” da Rua Guedes Cabral, no Rio Vermelho. Na última semana fez workshop de Cumbia nos Barris, na região central de Salvador 

Sasha Meneghel na Way Model, a agencia que também investe em novatos baianos 

Um dos rostos mais bonitos e mais conhecidos entre as celebridades brasileiras, o da it girl Sasha Meneghel passa a ser a grande novidade da cena fashion.  A filha da apresentadora de televisão Xuxa Meneghel, e do ator Luciano Szafir acaba de ser anunciada como nova contratada da poderosa “Way Model”, a mesma agencia que representa supermodelos no mundo, como Alessandra Ambrósio, Carol Trentini, Marlon Teixeira, Shirley Mallmann e Candice Swanepoel.

O anuncio foi feito ontem por Anderson Baumgartner, empresário de top models e diretor da WAY Model. Vale saber que a agencia não corre atrás apenas de celebridades. Também descobre talentos que esbanjam sucesso na cena fashion, como os new faces de Salvador Gabriel Pitta e Ariela Soares, que estão no cast da agencia.

Boston recebe Caetano Veloso com casa cheia e bordão de elogios 

Cidade rica e de hábitos refinados, a norte-americana Boston recebe o baiano Caetano Veloso, hoje à noite, com muito mais prestigio do que o fato de todos os ingressos do “Teatro Sanders” terem sido esgotados antes da estréia. Fato que aconteceu também nas apresentações de nNova York,no final da semana. Melhor do que a lotação é o bordão que o site da fabulosa casa de espetáculos repete em Boston para anunciar o show “Ofertório” de Caetano com os filhos Tom, Moreno e Zeca Veloso.

O site cita o influente jornal “New York Times” com afirmação grandiosa. “Um dos maiores compositores do século” é a frase em destaque, acompanhada de outros elogios, como o do tropicalista estar entre os artistas mais influentes e amados que emergiram do Brasil. Depois da apresentação de hoje, o “Ofertório” tem agenda sábado, 20, no “Arsht Center for the Performing Arts” na pulsante Miami..

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas