PIB cai 0,1% no primeiro trimestre do ano

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, no entanto, houve alta de 0,5%


Tribuna da Bahia, Salvador
18/05/2019 08:30 | Atualizado há 28 dias, 19 horas e 33 minutos

   
Foto: Reprodução

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que soma todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. O dado é do Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado ontem.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, no entanto, houve alta de 0,5%. Considerando-se apenas o mês de março, houve quedas em relação a fevereiro deste ano (-0,4%) e a março de 2018 (-1,7%). No acumulado de 12 meses, houve alta de 0,9%.

Na passagem do último trimestre do ano passado para o primeiro trimestre deste ano, a queda de 0,1% foi puxada principalmente pelo recuo de 0,8% da indústria. A agropecuária teve queda de 0,3%. Por outro lado, os serviços evitaram queda maior, ao apresentar crescimento de 0,2%.

Sob a ótica da demanda, a queda foi puxada pelos investimentos, que recuaram 1,9%. As exportações também caíram (-1,4%). O consumo das famílias cresceu 0,3% e o consumo de governo, 0,4%. As importações cresceram 0,8%.

Ibovespa

A bolsa paulista fechou no vermelho ontem, com o Ibovespa acumulando a terceira semana seguida de perdas, reflexo da percepção de aumento do risco político no país e do ambiente menos favorável no exterior.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,15%, a 89.885,02 pontos, de acordo com dados preliminares. O volume financeiro totalizava 15,1 bilhões de reais.

Na semana, caiu 4,6%, também segundo dados preliminares, caminhando para repetir neste mês a sina dos últimos nove anos e chancelar um famoso ditado do mercado financeiro - “sell in May and go away” (venda em maio e vá embora).


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas