Beleza estampada no rosto: como ter o seu melhor sorriso

Colocação de aparelhos ortodônticos, clareamento, lentes de contato e plástica gengival são alguns dos procedimentos para se ter um sorriso mais harmônico


Tribuna da Bahia, Salvador
04/06/2019 15:07 | Atualizado há 22 dias, 2 horas e 48 minutos

   
Foto: Reprodução

Um rosto simétrico depende de inúmeras variáveis e se engana quem não inclui nelas o sorriso. Ele tem o poder de impactar a autoestima das pessoas de forma positiva ou negativa, pois é através do sorriso que expressamos como nos sentimos e nos mostramos para o mundo. Na odontologia, ter equilíbrio e proporção de todos os elementos do rosto com os dentes é essencial para quem está em busca do seu melhor sorriso.

“O profissional dentista deve ter conhecimentos anatômicos e técnicos multidisciplinares para poder analisar com muito critério e bom senso cada caso, julgando as proporções de todos os elementos da face em atividade e em repouso”, conta a dentista especialista em Ortodontia Corretiva e Preventiva pela USP, Júlia torres. Para ela, a combinação perfeita está em harmonizar formato e posição dos dentes criando imagens que quebram a sensação de um dente comprido ou curto e até mesmo torto. Os aparelhos ortodônticos trabalham o posicionamento correto e anatômico dos dentes, deixando-os alinhados e harmônicos, além de melhorarem a saúde bucal, pois uma vez alinhados, proporcionam uma melhor higienização.

A cor dos dentes e da pele também devem harmonizar, mas isso não quer dizer que uma dentição muito branca seja a ideal sempre. “A cor do dente deve acompanhar a idade, hábitos do paciente e o seu tom de pele”, diz o cirurgião-dentista, Dylton Augusto Neto. Entre os procedimentos estéticos mais procurados capazes de transformar o sorriso estão o clareamento e as lentes de contato, que deixam o sorriso mais brancos e simétricos.

Já para quem possui o “sorriso gengival”, cuja quantidade de gengiva acima dos dentes ao sorrir é maior do que a esperada, ou mesmo para quem deseja deixar as gengivas alinhadas com os lábios, o procedimento da gengivoplastia é indicado, segundo a periodontista especializada em plástica gengival, Renata Barbosa. “A estética gengival é parte importante no resultado final do novo sorriso. Os sorrisos gengivais trazem extremo desconforto à maioria dos pacientes e podem ser corrigidos através de cirurgia em consultório, conhecida como gengivoplastia. Além da função estética onde é recuperada a harmonia do sorriso pelo aumento das coroas dentárias, a cirurgia plástica gengival traz também benefícios para a saúde bucal ao facilitar a remoção da placa bacteriana durante a higienização dos dentes, em situações de doença periodontal com aumentos gengivais”, conta.

Tecnologia ajuda na precisão do tratamento

Para se chegar ao tão sonhado “sorriso perfeito”, a utilização de softwares específicos que auxiliam os profissionais na avaliação e programação da meta desejada é de extrema importância. “Estudamos fotos frontais e de perfil da face e boca, bem como dela fechada, entreaberta, sorrindo e gargalhando. Desta forma, dados como proporcionalidade e equilíbrio das estruturas do sorriso e face são julgados de forma muito mais objetiva e precisa para se chegar ao resultado ideal”, conta o membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, José Medeiros Filho.

Mas é importante destacar que não se pode simplesmente determinar uma regra geral de como os dentes e o sorriso devem ser. “O ideal é respeitar a individualidade de cada pessoa e saber extrair de cada situação as melhores indicações terapêuticas em busca da tão desejada harmonia”, pontua Medeiros. A fim de entregar o melhor sorriso aos seus pacientes, a clínica Spazio Oral, em Salvador, possui uma equipe multidiscilplinar e planejada, com um atendimento humanizado de alta performance aliado à tecnologia digital, para oferecer, em um mesmo lugar, um tratamento completo em todas as áreas da odontologia.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas