Bahia tem grande potencial de jazidas de minérios no Brasil

O gestor avalia que a expansão produtiva da fronteira mineral do estado é de interesse de todos

Tribuna da Bahia, Salvador
10/06/2019 12:01 | Atualizado há 20 dias, 12 horas e 4 minutos

   
Foto: Reprodução

Por Lício Ferreira

“A Bahia tem nas mãos uma grande pepita de diamante, que  precisa ser transformada, e permitir aos pobres do semiárido sustentabilidade para viver nos próximos anos. Afinal, todo o investimento tem que proporcionar resultado social na geração de emprego e distribuição de renda”.

A afirmação é do diretor-presidente da Companhia Baiana de Pesquisas Minerais (CBPM), Antônio Carlos Tramm, que concedeu entrevista exclusiva à Tribuna da Bahia para falar das potencialidades das nossas jazidas de minérios e, por extensão, cobrar da sociedade uma mobilização em torno de uma política pública nacional de preservação e exploração do subsolo brasileiro.

“O governo decide o que a sociedade pressiona. Por isso, cabe à sociedade brasileira se mobilizar, no aspecto político, para reivindicar e levar a cabo as ações pertinentes. Hoje, não existe capital de risco estruturado para atender à política nacional de mineração e sequer fundos dessa natureza na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Mas, nas bolsas internacionais, eles existem”, afirma o gestor estadual.

Renda

Tramm revela esta preocupação, por ser a Bahia o penúltimo lugar em distribuição de renda entre os 27 estados da Federação. Com pouco mais de quatro meses à frente da CBPM, o dirigente quer repetir o feito realizado na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), onde promoveu uma ‘revolução de modernidade’, tirando o órgão do estado de letargia em que este se encontrava.

“Estamos dando os primeiros passos aqui com a licitação para que a empresa Pedra Cinza Mineração (PCM) possa explorar zinco, chumbo e fosfato, em Irecê. A PCM deverá pagar R$4 milhões à CBPM, quando obter a primeira portaria de lavra”, esclarece Tramm que faz uma alerta: “Este, é o grande momento da Bahia dar um passo decisivo na exploração das suas jazidas de  minérios. Devemos nos aproveitar do conflito existente entre a Vale e o estado de Minas Gerais, após os desastres das barragens de Mariana e Brumadinho para oferecermos as nossas reservas, em especial, as jazidas de ferro”.

Lançamento

Tratando, especialmente disso, a CBPM promove nesta segunda-feira 10, às 10 horas, no seu auditório no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o lançamento da Província Mineral do Vale do Paramirim uma proposta da equipe técnica da Companhia Vale do Paramirim (CVP), pertencente ao geólogo João Carlos Cavalcanti (JC) e sócios.

“Na oportunidade serão apresentados aspectos da potencialidade dos empreendimentos minero-industriais das jazidas ferríferas pesquisadas em semi-detalhe pela empresa, que superam a bilhões de toneladas as quais foram selecionadas a partir de estudos regionais desenvolvidos conjuntamente pela CBPM e CRPM – Serviço Geológico do Brasil” antecipa Antônio Carlos Tramm

O gestor da CBPM reforça que a expansão produtiva da fronteira mineral do estado, é cenário do interesse de todos os cidadãos motivados pelo desenvolvimento sustentado da Bahia, especialmente do semiárido. “Para tanto, a implantação da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e o conexo porto de Aritaguá, em Ilhéus, representam a efetiva possibilidade de concretização deste eixo de desenvolvimento sustentado regional que podem, rapidamente, alcançar a marca de 40 bilhões de toneladas, apenas no que se refere à mineração de ferro”.

Quarentona

Com 40 anos de operação, a CBPM já realizou inúmeros estudos e fez o mapeamento das principais jazidas de minérios do Estado. Níquel em Itagibá; magnésia calcinada em Brumado; cobre em Jaguarari; ouro em Jacobina; e quartzo e feldspato nas cidades de Castro Alves, Santa Terezinha e Santo Antônio de Jesus. Toda essa riqueza mineral coloca a Bahia como um dos estados mais ricos e promissores do Brasil. Dos 417 municípios baianos, 134 possuem um solo propício de onde são extraídos 43 minerais diferentes. O estado também é produtor de outros minérios como cromo, talco, salgema, bentonita, manganês, petróleo e calcário dolomítico.

“Neste segundo semestre do ano vamos divulgar editais dirigidos para aprofundar as pesquisas e tornar viável, em exploração, as nossas jazidas”, sintetiza. Em seguida, lembra que duas atividades são primordiais na exploração de minérios: a ferroviária e a portuária. Cita a Vale como uma empresa que procura abarcar tanto os depósitos de minérios quanto o transporte. “Ela é a grande detentora dos meios de transporte do produto quanto do domínio da mineração no Brasil”.

Sem rodeios, critica a opção rodoviária feita pelos governos anteriores, em detrimento da malha ferroviária. “Hoje, vemos seguidas reclamações contra os portos de Santos e Paranaguá que não conseguem dar vazão à exportação da produção agrícola para o exterior. “O Brasil é um grande celeiro de produtos agrícolas e de minério. Pela opção equivocada que fizemos, anos atrás, hoje, nos deparamos com filas imensas de caminhões, à beira das estradas, atuando como se fossem depósitos agrícolas”.

Expectativa

Toda expectativa da CBPM e dos baianos, no momento, está na entrada, em operação, da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) para transportar cargas de minério de ferro até o Porto Sul, em Ilhéus. “No retorno do litoral, os vagões conduziriam insumos essenciais para atender as regiões do interior”, acrescenta. Olhando em direção aos sistemas de energia eólica e solar, que crescem rapidamente no Estado, o diretor-presidente da CBPM exige da sociedade igual empenho para que a mineração baiana.

“Hoje, não temos nenhum plano de fundos de incentivo para a mineração, visando identificar as minas e as jazidas existentes que  já pesquisamos e mapeamos. As pesquisas precisam de complemento pois exigem altos recursos para perfuração e de gente qualificada. Mas, cada jazida que se transforma em uma mina, traz um retorno financeiro ao município e, por extensão, ao Estado e ao Brasil”, anuncia.

Exemplos

Ao lado do geólogo Adalberto Ribeiro, coordenador da Gerência de Desenvolvimento Mineral da CBPM, Antonio Carlos Tramm cita três bons exemplos para historiar a situação. “Descobrimos a jazida de vanádio em Maracás; níquel, em Itagibá-Ipiaú; diamantes em Nordestina e estamos preparando a mina de fosfato, em Irecê. Esta, inclusive, já teve o edital finalizado, e a empresa vencedora foi a Pedra Cinza Mineração (PCM)”.

No município de Belmonte foi descoberta uma jazida de areia silicosa – de alta qualidade – para atender demandas de produção de vidro e placas fotovoltaicas. “Recentemente um laboratório de uma empresa alemã produziu o vidro em spray. Se eles vão precisar desse minério (areia) temos aqui de sobra para ser explorada”, reforça Antonio Carlos Tramm com seu habitual entusiasmo.

A estatal baiana já descobriu, em toda sua existência de quase meio século, jazidas importantes de minérios, “que podem gerar futuramente milhões de dólares e centenas de empregos qualificados”, assegura o diretor-presidente da CBPM que relembra, dentre elas, a descoberta, anos atrás, da mina de urânio, em Lagoa Real, que hoje atende as usinas nucleares brasileiras localizadas no Rio de Janeiro.

“No Vale do Itapicuru temos mapeados três projetos de exploração de ouro e já descobrimos mais duas jazidas deste minério em Teofilândia e Santa Luz. Na parte central do estado em Iramaia e Brumado descobrimos outras, como no Médio São Francisco (Casa Nova e Sento Sé) descobrimos jazidas de níquel e cobalto “Em setembro vamos publicar os editais para as jazidas de ouro com 500 páginas apresentando fatos e evidências  potenciais para os investidores interessados”, sinaliza.

Divisas

Porém, o que deixa Antonio Carlos Tramm triste é ver o Brasil gastando divisas para comprar barita, uma lama utilizada nas maquinas de perfurações de petróleo, “quando temos uma rica jazida inexplorada desse minério”. Outra riqueza explorada, mas de forma bruta, são as pedras ornamentais que são vendidas em blocos para o estado do Espírito Santo. ”Lá, eles transformam as pedras em produtos; vendem ao exterior; ganham milhões de dólares e a gente sequer fica com a fama!”

Assim, também, ocorre no município de Novo Horizonte, onde os garimpeiros descobriram quartzo rutilado e vem negociando diretamente com chineses que vem individualmente levar o minério. “Este material se transforma em pedras de alto valor comercial e os pobres homens que descobrem as pepitas, quando muito recebem entre 1 a 2 % do valor final das pedras lapidadas”, relata resignado.

Falando exclusivamente em recursos, a Bahia conseguiu lucrar R$3,4 bilhões o ano passado com a exploração das suas riquezas minerais, sendo que 80% do valor final foi oriundo do minério de ferro. Agora, a CBPM se debruça, com mais atenção, em uma jazida de grande potencial, que é o grafite,. Trata-se de um mineral que será utilizado, futuramente, com mais relevância em produtos de alta tecnologia. ”Esperamos que esse minério traga mais recursos financeiros para o Estado, a partir da sua exploração comercial”, finaliza Antonio Carlos Tramm.

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

ECONOMIA | 29/05/2020 13:39 - Há 1 dia, 10 horas e 26 minutos
Em dia de tombo do PIB, Guedes pede 'solidariedade' para retomada rápida da economia
IBGE divulgou nesta sexta (29) que PIB encolheu 1,5% no primeiro trimestre, devido aos efeitos iniciais da pandemia. Ministro disse que é 'cretino' quem ataca governo ao invés de ajudar

ECONOMIA | 27/05/2020 14:18 - Há 3 dias, 9 horas e 47 minutos
Compras com cartões crescem 14,1% no primeiro trimestre, diz Abecs
revisão é que setor de meios eletrônicos feche ano com saldo positivo

ECONOMIA | 27/05/2020 14:10 - Há 3 dias, 9 horas e 54 minutos
Artigo: É como se estivéssemos no mundo das sombras dele próprio
Por: Gerson Brasil

ECONOMIA | 26/05/2020 06:30 - Há 4 dias, 17 horas e 35 minutos
Petrobras prevê vender fatia na Braskem até início de 2021
De saída: para vender sua parte, Petrobras espera que Braskem migre para o Novo Mercado da Bolsa

ECONOMIA | 21/05/2020 06:30 - Há 9 dias, 17 horas e 35 minutos
Dificuldade de acesso a crédito emergencial piora cenário para empresas
O Sebrae aponta que cerca de 80% dos pequenos negócios não conseguiram nenhum tipo de crédito com os bancos


ECONOMIA | 19/05/2020 10:10 - Há 11 dias, 13 horas e 54 minutos
Para empresários, 'pandemia política' no Brasil atrasa retomada da economia
Sem ministro definido e um plano para enfrentamento da pandemia, surgem dúvidas sobre o ritmo da retomada da economia e quando investir

ECONOMIA | 18/05/2020 06:30 - Há 12 dias, 17 horas e 35 minutos
'Quem me conhece sabe que eu sou duro na queda', diz Guedes
Apesar dos sinais de que passa por um processo de "fritura", Guedes não parece convencido de que chegou a hora de deixar o governo

ECONOMIA | 15/05/2020 09:30 - Há 15 dias, 14 horas e 35 minutos
Caixa diz que 2ª parcela do auxílio emergencial sai na semana que vem
Anúncio foi feito durante transmissão ao vivo, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Banco passou duas semanas sem liberar parcela de R$ 600 a famílias mais afetadas pela pandem

Mais sobre

ECONOMIA | 14/05/2020 13:39 - Há 16 dias, 10 horas e 25 minutos
''Vai faltar dinheiro para pagar o servidor público'', diz Bolsonaro
O presidente ainda se dirigiu aos líderes estaduais pedindo que repensem as atitudes de enfrentamento ao vírus

ECONOMIA | 14/05/2020 09:30 - Há 16 dias, 14 horas e 35 minutos
Governo vê tombo recorde de 4,7% para PIB este ano e retorno a nível pré-crise só em 2022
Nas contas da Secretaria de Política Econômica, a recomposição para valores pré-crise, de dezembro de 2019, virá somente em 2022

ECONOMIA | 12/05/2020 12:38 - Há 18 dias, 11 horas e 26 minutos
Auxílio emergencial poderá durar mais que três meses, diz secretário
Benefício poderá ser mantido ou desmontado gradualmente

ECONOMIA | 10/05/2020 06:50 - Há 20 dias, 17 horas e 15 minutos
Guedes defende preocupação de Bolsonaro com a economia
O ministro disse que o Brasil é como um pássaro que vai precisar de duas asas para voltar a voar depois da crise: a asa da saúde e a asa da economia

ECONOMIA | 10/05/2020 06:50 - Há 20 dias, 17 horas e 15 minutos
Mega-Sena, concurso 2.260: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 90 milhões
Veja as dezenas sorteadas: 12 - 14 - 34 - 35 - 37 - 47

ECONOMIA | 05/05/2020 14:14 - Há 25 dias, 9 horas e 51 minutos
Benefício de preservação de emprego pode ser visto na carteira digital
Instrumento foi criado para reduzir efeitos da covid-19 na economia

ECONOMIA | 02/05/2020 06:50 - Há 28 dias, 17 horas e 15 minutos
Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial sai na próxima semana
A informação é do presidente da Caixa, Pedro Guimarães

ECONOMIA | 02/05/2020 06:50 - Há 28 dias, 17 horas e 15 minutos
Caixa: total de cadastros para auxílio emergencial de R$ 600 chega a 96,9 milhões
De acordo com o presidente da Caixa, 80% dos beneficiários foram até a agência sacar e apenas 20% fizeram transferência ou pagamentos digitais

ECONOMIA | 02/05/2020 06:50 - Há 28 dias, 17 horas e 15 minutos
Indústria de transformação é a que mais sofre com a pandemia
“É a indústria de transformação sim, a que mais sofre com o coronavírus. O setor industrial, assim como toda a economia, será afetado de uma forma geral pela pandemia", diz o presidente da FIEB Ricardo Alban

ECONOMIA | 30/04/2020 14:06 - Há 9 horas e 58 minutos
Guedes: corte de salários deve atingir 5 milhões de pessoas nesta quinta
A medida permitiu a alteração das regras trabalhistas por três meses, durante a pandemia de Covid-19

ECONOMIA | 29/04/2020 14:19 - Há 1 dia, 9 horas e 46 minutos
Ajuda a estados e municípios será de R$ 130 bilhões, diz Guedes
O ministro disse que esse dinheiro "não pode virar aumento de salário"

ECONOMIA | 27/04/2020 15:20 - Há 3 dias, 8 horas e 45 minutos
''Servidor não pode ficar em casa com a geladeira cheia, enquanto milhões perdem o emprego'', diz Guedes
Ministro da Economia voltou a defender o congelamento salarial do funcionalismo nesta segunda-feira

ECONOMIA | 22/04/2020 11:22 - Há 8 dias, 12 horas e 43 minutos
Receita: arrecadação de R$ 109,7 bilhões em março é a menor desde 2010
Queda é de 3,32%, informa a Receita Federal

ECONOMIA | 15/04/2020 17:01 - Há 15 dias, 7 horas e 4 minutos
Confiança do empresário industrial tem queda sem precedentes, revela CNI
O recuo, conforme a entidade, "traduz o cenário atual de forte contração na atividade e elevada incerteza em razão da pandemia da covid-19"

ECONOMIA | 14/04/2020 13:58 - Há 16 dias, 10 horas e 6 minutos
Covid-19: governo cria grupo para coordenar recuperação econômica
Grupo de trabalho terá duração de 90 dias

ECONOMIA | 14/04/2020 13:53 - Há 16 dias, 10 horas e 12 minutos
Especialista em Direito Previdenciário responde perguntas frequentes sobre o auxílio emergencial
A professora Anna Carla Fracalossi da Faculdade Baiana de Direito e Gestão responde 15 perguntas mais frequentes para ajudar o usuário a conhecer todos os seus direitos sobre esse pagamento

ECONOMIA | 13/04/2020 09:50 - Há 17 dias, 14 horas e 15 minutos
Receita regulariza 11 milhões de CPFs com pendências eleitorais
Ter CPF regular é pré-requisito para receber auxílio emergencial

ECONOMIA | 12/04/2020 11:20 - Há 18 dias, 12 horas e 45 minutos
Guedes oferece R$ 40 bi para barrar pauta ‘bomba’
O governo vai encaminhar aos líderes dos partidos da Câmara e do Senado uma proposta de acordo para transferir até R$ 40 bilhões de recursos diretos para Estados e municípios enfrentarem a covid-19

ECONOMIA | 11/04/2020 07:00 - Há 19 dias, 17 horas e 5 minutos
Coronavírus pode levar 500 milhões de pessoas para a pobreza
Alerta é da Oxfam, entidade da sociedade civil que atua em 90 países

ECONOMIA | 10/04/2020 11:00 - Há 20 dias, 13 horas e 5 minutos
Em março, IBGE estima crescimento de 5% da produção de grãos na Bahia para 2020
As informações, divulgadas ontem (9), foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan)

ECONOMIA | 09/04/2020 13:48 - Há 21 dias, 10 horas e 17 minutos
Receita regulariza CPFs com pendências para pagamento de auxílio
Serão regularizadas pendências eleitorais

ECONOMIA | 08/04/2020 14:33 - Há 22 dias, 9 horas e 32 minutos
Campos Neto: BC está preparado para fazer atuação maior no câmbio
"Há uma política para evitar excessos e alinhar o câmbio", afirma

ECONOMIA | 08/04/2020 09:53 - Há 22 dias, 14 horas e 12 minutos
Governo publica MP que autoriza novos saques do FGTS a partir de junho
Saques de até R$ 1.045 de contas ativas e inativas ocorrerão entre 15 de junho e 31 de dezembro. Medida tem validade imediata, mas precisa de aprovação do Congresso

ECONOMIA | 07/04/2020 13:11 - Há 23 dias, 10 horas e 53 minutos
É hora de tomar risco e fazer coisas para dinheiro chegar na ponta, diz Mansueto
O secretário participou de uma live organizada pelos jornais O Globo e Valor Econômico, da qual participam também a empresária do Magazine Luiza e a economista e consultora Zeina Latif

ECONOMIA | 07/04/2020 13:08 - Há 23 dias, 10 horas e 57 minutos
Pagamento de R$ 600 a trabalhadores informais deve começar na quinta-feira, diz governo
Primeiros a receber deverão ser os que estão no Cadastro Único, não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Quem não está inscrito precisa fazer isso via aplicativo de celular ou site

ECONOMIA | 07/04/2020 06:30 - Há 23 dias, 17 horas e 35 minutos
Braskem registra Ebitda de R$ 5,9 bilhões e geração líquida de caixa de R$ 3 bi em 2019
A Braskem mostrou resiliência diante do ciclo de baixa no cenário petroquímico global e fechou o ano de 2019 com Ebitda recorrente de R$ 5,9 bilhões

ECONOMIA | 06/04/2020 15:00 - Há 24 dias, 9 horas e 5 minutos
Crédito para folha de pagamento já está disponível nos bancos
Programa foi regulamentado hoje (6) pelo Conselho Monetário Nacional

ECONOMIA | 06/04/2020 06:30 - Há 24 dias, 17 horas e 35 minutos
Guedes reconhece que dinheiro está empoçado nos bancos e sinaliza mais medidas
Em videoconferência na tarde do sábado, 4, com representantes do setor de varejo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que os recursos estão "empoçados no sistema financeiro"

ECONOMIA | 06/04/2020 06:30 - Há 24 dias, 17 horas e 35 minutos
Paulo Guedes afirma que governo "mudou eixo da economia"
Orçamento destinado à assistência social superou verbas de ministérios

ECONOMIA | 30/03/2020 14:52 - Há 9 horas e 13 minutos
Contribuintes já entregaram mais de 8,1 milhões de declarações do IRPF
De acordo com a Receita Federal, o prazo final é 30 de abril