Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 12/6

Festejado na elite da mídia, o gringo Shimon Attie clica o zeitgest social, ou jeito de ser do baiano


Tribuna da Bahia, Salvador
12/06/2019 11:28 | Atualizado há 14 dias, 6 horas e 3 minutos

   
Foto: Reprodução

Americano da Los Angeles, o fotógrafo e artista plástico Shimon Attie (foto) desembarca na Bahia integrando o grupo de novos selecionados para a residência artística no “Instituto Sacatar”, a partir da segunda 17. E ele se destaca por trazer um currículo que encanta a comunidade cultural internacional desde a década passada, quando recebeu uma bolsa “Guggenheim”, em 2008. Percorreu a Europa com trabalhos singulares, incluindo a surpreendente vivência da comunidade judaica atualmente em Berlim.

No “Sacatar”, que funciona em Itaparica, Shimon Attie chega com uma proposta de fotografias e vídeos para olhar o jeito de ser do baiano. “Eu gostaria de criar um trabalho que abraçasse a expressão cultural do povo baiano, ao mesmo tempo em que reflete o maior zeitgeist social atual, presente tanto no Brasil como nos Estados Unidos e em muitas outras partes do mundo” comentou nas páginas sociais do instituto.

Não é pouca coisa. Os sites de busca da Internet mostram que o trabalho de Shimon Attie foi extensivamente revisado por uma enorme variedade de publicações, incluindo resenhas no “The New York Times”, “The Washington Post”, “Los Angeles Times”, “The Voice Village” e outros gigantes da mídia mundial.

O high society engajado agenda almoço com pauta social 

Almoço animado, com muito papo atualizado e novidades da vida contemporânea, é um programa que faz parte de agenda muito especial do high society local. Para manter a dinâmica dos encontros, a turma formada por auditoras, advogadas, engenheiras, professoras e jornalistas, muda o roteiro com freqüência, como aconteceu ontem, marcando reunião para conhecer o novo cardápio casual chique do “Martin Pescador” da Pituba e atualizar as noticias. 

Sem desprezar a dinâmica das intermináveis pautas especiais, lá estavam Vânia Von Flash, Eliana Andrade, Silvana Mateddi e Andrea Tourinho (à esquerda na foto) e Ivana Paixão, Karla Borges, Nola Senna, Diana Magalhães e Rita Moraes (à direita). O grupo foi criado no ano passado para promover debates e trocar idéias sobre os rumos do país. 

O high society muito cool combina diamantes com tarô  

Vale a liberdade de expressão para lembrar que pérolas e diamantes estão entre os melhores amigos dos apaixonados. E as boas energias também, como se viu na noite de anteontem, promovida pelo designer Carlos Rodeiro Filho na sua exclusiva joalharia  “CR Jóias“, do “Shopping Barra” o mais luxuoso de Salvador. O high society foi em peso com destaque para as socialites Juca Moniz Barreto Lisboa, Anna Maria Carvalho Sá, Bia Kruschwevsky e Renata Andrade. 

Além da elegância, o clima estava acima do bom astral, com a carismática Tânia Motta Moniz Barreto, falando sobre as boas energias, e o amor, e a taróloga Madah Porto, que mostrou sua sabedoria e atendeu a várias clientes.

Overdose de música inclui três baianos e dois palcos no Rio

No grupo de oito brasileiros, os baianos têm presença marcante com três representantes no “Queremos!” o festival internacional que acontece nesse sábado, 15, na “Marina da Glória” do Rio de Janeiro. As doze horas de música incluem Gal Costa, Baco Exu do Blues e Luedji Luna representando o estado, ao lado dos demais brasileiros Criolo, Carne Doce, Duda Beat, Forró Red Light, e Jade Baraldo. Na ala internacional, a cantora canadense Allie X, o conjunto instrumental americano Hypnotic Brass Ensemble e o duo italiano Nu Guinea Live. Esta é a segunda edição do evento comandado pela marca “Heineken”, a gigante cervejaria holandesa.

Bethânia já atiça Recife cinco meses antes do show começar

Outra estrela da música baiana que tem novidades na programação brasileira é Maria Bethânia. A cantora santo-amarense comanda uma agenda sem tamanho nos últimos três anos, incluindo apoteose como tema do carnaval, filmes, e muitas viagens ao exterior, como a apresentação em Portugal com a noite de prosa e poesia “Bethania e As Palavras”, em 16 de setembro no histórico “Teatro Tivoli”, da Avenida da Liberdade, que Boa Terra divulgou com exclusividade. 

Mas o alvoroço da semana fica para o anuncio de show em Recife daqui a mais de cinco meses. Isto mesmo, os sites criados por admiradores da artista estão divulgando com euforia a apresentação marcada para o dia 30 de novembro, em Recife. A pauta ficou definida para o pulsante espaço “Classic Hall”.


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas