Sede do Neojiba será inaugurada dia 9 de julho com destaque para equipamentos com qualidade mundial

Coincidentemente, a inauguração ocorre na mesma data em que foi inaugurada em São Paulo a primeira Sala Sinfônica, no ano de 1999

Tribuna da Bahia, Salvador
29/06/2019 09:44 | Atualizado há 21 dias, 5 horas e 24 minutos

   
Foto: Divulgação

Por: Rayllanna Lima


Referência nas áreas de desenvolvimento social e cultural, o programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) terá sua primeira sede inaugurada no dia 9 de julho. Com investimento de R$ 12,3 milhões de uma parceria entre o Governo da Bahia e o BNDES, o novo equipamento é composto por sala de espetáculo com capacidade para 140 pessoas, além de salas de ensaios com acústica sofisticada e equipamentos produzidos no exterior.

Localizada no Parque dos Queimados, no bairro da Liberdade, a nova casa do Neojiba terá as portas abertas a partir das 9h com a benção do Ilê Aiyê, que nasceu no bairro. Haverá ainda shows de Elomar e Mateus Aleluia, além de concertos e fanfarras com integrantes do programa e de outras instituições. Coincidentemente, a inauguração ocorre na mesma data em que foi inaugurada em São Paulo a primeira Sala Sinfônica, no ano de 1999.

“Vinte anos depois, vamos inaugurar esse equipamento para a base da pirâmide. Vamos oferecer o que há de melhor em equipamentos no mundo, de perfeição acústica e conforto sonoro. Nossos jovens não podiam atingir os níveis dos melhores do mundo sem esse tipo de estrutura. É um equipamento sem igual no Brasil. A palavra mais bonita que a gente ouviu quando as crianças entraram aqui foi de um jovem que toca violão. Ele disse: ‘Maestro, pela primeira vez na vida eu ouço o silêncio”, contou Ricardo Castro, maestro, fundador e diretor geral do Neojiba.

Toda a estrutura da sede no Parque do Queimado foi apresentada à imprensa na sexta-feira (28) por Ricardo, junto com o chefe da SJDHDS (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia), Carlos Martins, que define o Neojiba como o programa mais exitoso do estado da Bahia, no quesito socioassistencial.

"Através da música, recupera a cidadania e forma jovens e crianças. O programa que faz com que os jovens em situação de vulnerabilidade social, principalmente nos bairros mais populares - como Pirajá, Liberdade, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina -, tenham a oportunidade de buscar, através da música, o seu reconhecimento pessoal e profissional. Inaugurar essa sede significa, primeiro, a recuperação do patrimônio histórico da nossa cidade. Aqui foi a primeira estação de tratamento de água, que teve visita do imperador

Dom Pedro II. Recuperar esse espaço significa colocar para a sociedade a autoestima sobre seu patrimônio. Segundo, que aqui terão uma sala de espetáculo com 140 lugares, com a mais moderna acústica, seis salas de treinamento. Isso aqui vai virar um grande parque artístico nacional", afirmou.

Atualmente, mais de sete mil crianças, adolescentes e jovens em toda a Bahia são contemplados com as ações de formação musical do programa. Mas o acompanhamento vai além da educação. Integrantes, bem como seus pais e mães, recebem também assistência na área da saúde, com acompanhamento odontológico, psicológico, entre outros, conforme explica a presidente da Comissão de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Programa no SJDHDS, Ana Vilas Boas.

"É traçado um perfil do adolescente, para ver a condição de vida dele. Se tem alguma necessidade, como está a moradia, a saúde, ele na escola e na relação com sua comunidade. Precisamos fazer esse diagnóstico para uma intervenção mais qualificada. Hoje a gente encaminha essa criança, essa família para o médico. Temos laboratórios que dão exame de graça. Então, a gente assiste esses meninos na saúde e na educação. Quando há toda essa assistência, ele começa a se sentir protegido, começa a ser uma referência e buscar a excelência na música, além de ser referência em sua comunidade. Ele começa a ver que não é um número, é um sujeito que tem um talento que está sendo valorizado e suas necessidades sendo assistidas. Isso traz uma autoestima melhor", explica.

Programa terá internet fibra ótica para transmissão em alta velocidade A visita guiada pela nova sede contou também com a presença da secretária de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, que contou sobre os investimentos tecnológicos aplicados no novo equipamento, que possui internet com alta velocidade, via fibra ótica.

A iniciativa da Secti contou ainda com a participação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Rede Metropolitana de Salvador (Remessa), que está interligada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A potência desse projeto poderá ser vista ao longo das comemorações dos 10 anos da Remessa, que será celebrado no dia 3 de julho. Haverá uma transmissão simultânea entre a Orquestra Juvenil da Bahia, que estará na sede do Neojiba, e o Coro Juvenil, que estará no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

"Na mesma peça, vão apresentar Hino à Alegria, de Beethoven. Não tenho conhecimento de nenhuma instituição brasileira com esse tipo de equipamento e fazendo esse tipo de atividade", disse o maestro Ricardo Castro.

"A tecnologia pode ser uma aliada poderosa no desenvolvimento dos músicos, permitindo que as pessoas nesse prédio recebam informações de outros lugares do Brasil e do mundo, com velocidade e alta qualidade, contribuindo com imagens e todo o tipo de conteúdos para a formação desses jovens. Ação importante para potencializar a capacidade do Neojiba para outros lugares, e ainda permitir que um concerto apresentado fora do Brasil também chegue aqui com alta qualidade", acrescentou Adélia Pinheiro.

Estrutura 

O projeto contempla uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 espectadores; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros; são seis salas de ensaio entre 10 e 70 metros quadrados; além de depósitos para instrumentos e isolamento térmico e acústico de alta tecnologia.

A acústica é a primeira no Brasil assinada pela conceituada NagataAcoustics, responsável pelo projeto de algumas das melhores salas de concerto do mundo, a exemplo da Nova Philharmonie, de Paris, e do Disney Hall, em Los Angeles. O espaço também abrigará a equipe técnica de desenvolvimento social e pedagógica.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1996, o equipamento será utilizado para a formação musical gratuita de crianças, adolescentes e jovens. A área tem no seu entorno parte da história de Salvador e está situada entre os bairros da Soledade, Caixa D'Água e Liberdade, este com cerca de 300 mil habitantes e onde está a sede do bloco afro Ilê Aiyê.

A nova sede do Programa Neojiba ocupa quatro prédios históricos, em estilo neoclássico do século XIX, presentes no Parque do Queimado, importante patrimônio de Salvador. Com mais de 10 mil metros quadrados de área, o Parque abriga a memória da primeira estação de tratamento e distribuição de água do Brasil e é uma das últimas áreas verdes do Centro Antigo de Salvador.

"A gente vai ter muita coisa aqui fora com o parque. Teremos dois programas, um que chama Neojiba Gerações, que a gente vai pegar o pessoal da melhor idade para trabalhar com as crianças. A gente vai trazer a melhor idade do bairro para dentro. E fazer um Sarau

da Arca, quando vamos colocar uma arca do lado de fora e todo final de semana vamos chamar a comunidade e os grupos musicais para tocar junto com os meninos. O Ilê Aiyê será o primeiro. Tudo que a gente fizer aqui poderá ser transmitido para um galpão com 400 lugares, com fibra ótica, ou seja, sem delay nenhum", finalizou o idealizador do programa.

Compartilhe       

 




Mais sobre

CIDADE | 18/04/2021 19:25 - Há 19 horas e 44 minutos
Codesal registra 43 ocorrências neste domingo (18)

CIDADE | 18/04/2021 15:04 - Há 1 dia, 4 minutos
Nova defesa de mãe do menino Henry insiste em novo depoimento

CIDADE | 18/04/2021 14:36 - Há 1 dia, 32 minutos
Prefeitura de Mata de São João flexibiliza medidas restritivas

CIDADE | 18/04/2021 13:46 - Há 1 dia, 1 hora e 22 minutos
Leilão da Receita tem iPhone 7 a partir de R$ 500

CIDADE | 18/04/2021 12:26 - Há 1 dia, 2 horas e 42 minutos
Major da PM morre após moto ser atingida por carro

CIDADE | 18/04/2021 11:04 - Há 1 dia, 4 horas e 4 minutos
Alta do preço da carne deve durar até maio

CIDADE | 18/04/2021 10:36 - Há 1 dia, 4 horas e 32 minutos
Mais de 50 cachorros ficam sem lar após donos morrerem de Covid-19

CIDADE | 18/04/2021 10:25 - Há 1 dia, 4 horas e 44 minutos
“Gordinha” de Eliana Kertész recepciona passageiros no Aeroporto de Salvador

CIDADE | 18/04/2021 09:17 - Há 1 dia, 5 horas e 51 minutos
STF dá prazo para Bahia fornecer informações sobre toque de recolher

CIDADE | 18/04/2021 08:51 - Há 1 dia, 6 horas e 18 minutos
Universidade fará plantão virtual para ajudar contribuintes a declararem o IR

CIDADE | 18/04/2021 08:36 - Há 1 dia, 6 horas e 32 minutos
Celulares podem ajudar no combate a fraudes em bombas de combustíveis

CIDADE | 17/04/2021 19:56 - Há 1 dia, 19 horas e 12 minutos
Quatro são autuados por associação criminosa em operação na Boca do Rio

CIDADE | 17/04/2021 19:49 - Há 1 dia, 19 horas e 20 minutos
Trollagem com professores baianos atinge 2 milhões de visualizações em apenas 24h

CIDADE | 17/04/2021 19:44 - Há 1 dia, 19 horas e 24 minutos
Salvador vacina mais de 20 mil pessoas contra Covid-19 neste sábado (17)

CIDADE | 17/04/2021 17:47 - Há 1 dia, 21 horas e 22 minutos
Chuvas fortes resultam em 2.645 pedidos de vistoria à Codesal em uma semana

CIDADE | 17/04/2021 15:05 - Há 2 dias, 4 minutos
Supremo reconhece prescrição e livra ex-jogador Edmundo de punição

CIDADE | 17/04/2021 15:00 - Há 2 dias, 8 minutos
Gilmar Mendes é o quinto ministro do STF a ser vacinado

CIDADE | 17/04/2021 15:00 - Há 2 dias, 9 minutos
Mariana: pesquisadores encontram metais tóxicos em peixes do Rio Doce

CIDADE | 17/04/2021 15:00 - Há 2 dias, 9 minutos
Avião de deputado sofre pane seca após ter combustível furtado

CIDADE | 17/04/2021 14:47 - Há 2 dias, 22 minutos
Falece o desembargador e ex-presidente do TJ-BA, Benito Alcântara

CIDADE | 17/04/2021 14:00 - Há 2 dias, 1 hora e 9 minutos
No período de cinco horas, PM frustra três arremessos em presídio

CIDADE | 17/04/2021 13:53 - Há 2 dias, 1 hora e 15 minutos
Inpe cria plataforma gratuita de dados do solo brasileiro

CIDADE | 17/04/2021 12:00 - Há 2 dias, 3 horas e 9 minutos
Decreto autoriza desapropriação de terras para construção de encostas

CIDADE | 17/04/2021 10:00 - Há 2 dias, 5 horas e 9 minutos
Rodoviários de Salvador podem entrar em greve a partir de 20 de abril

CIDADE | 17/04/2021 10:00 - Há 2 dias, 5 horas e 9 minutos
Mortos por Covid na Bahia é maior que população de 50% das cidades do Estado

CIDADE | 17/04/2021 10:00 - Há 2 dias, 5 horas e 9 minutos
Prefeitura inicia entrega de mais 20 mil cestas básicas na terça (20)

CIDADE | 17/04/2021 09:46 - Há 2 dias, 5 horas e 23 minutos
A violência contra criança está mais próxima do que se imagina

CIDADE | 16/04/2021 21:45 - Há 2 dias, 17 horas e 23 minutos
Final de semana terá céu nublado e chuvas fracas e isoladas

CIDADE | 16/04/2021 18:47 - Há 2 dias, 20 horas e 21 minutos
Bahia registra 134 óbitos e 3.413 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

CIDADE | 16/04/2021 17:22 - Há 2 dias, 21 horas e 47 minutos
Faculdade promove evento online e gratuito sobre mentoria de carreira