Oposição obstrui trabalhos e adia votação das contas de Rui

Segundo o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), a expectativa é que os deputados analisem na próxima terça-feira as contas do chefe do Palácio de Ondina


Tribuna da Bahia, Salvador
14/08/2019 07:35 | Atualizado há 25 dias, 9 horas e 56 minutos

   
Foto: Reprodução

Por Rodrigo Daniel Silva

A oposição obstruiu ontem os trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e a votação das contas de 2015 do governador Rui Costa (PT) foi adiada. Segundo o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), a expectativa é que os deputados analisem na próxima terça-feira as contas do chefe do Palácio de Ondina. Para que este item seja apreciado, é preciso antes que dois projetos de parlamentares sejam votados, mas não há acordo para hoje.

"Não tem acordo nenhum. Não se pode ter acordo para todas as imoralidades perpetradas nessas contas. Essas contas, em especial as de 2015, foram votada e tem 42 itens apontados no parecer pelo Tribunal de Contas do Estado. Isso é fato recorrente, que se repetiu em 2016, 2017 e 2018. Extravasou com os auditores, que nunca fizeram isso, protagonizando um protesto documentalmente. Então, não tem como (votar)", afirmou o líder da minoria, Targino Machado (DEM).

Ontem, o líder do governo disse que não há acordo ainda com os oposicionistas para que as propostas sejam votadas e as contas de Rui entrem em votação. “Nós vamos amanhã (hoje) apreciar os projeto de deputados. Se chegar um acordo para ser um, dez, 200, não tem problema nenhum. Se chegar acordo, vota. Uma acordo para a limpar a pauta”, declarou o petista. Com 44 recomendações, as contas do governador relativas a 2015 foram aprovadas em 2016. Na época, o parecer prévio do conselheiro João Bonfim foi acompanhado por todo o colegiado, mas houve discordância sobre a inclusão de ressalvas e determinações sugeridas por alguns conselheiros. O impasse foi decidido pelo voto de desempate do então presidente do TCE, conselheiro Inaldo da Paixão.

CMS

A Câmara Municipal de Salvador receberá, na tarde de hoje, a visita do governador Rui Costa. A reunião com os vereadores acontecerá no Salão Nobre, às 15h30. Na Casa onde já exerceu a vereança, Rui apresentará o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ligará o Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, em Simões Filho. 

A presença do chefe do Executivo estadual na Câmara foi anunciada pelo presidente Geraldo Júnior (SD), durante a sessão ordinária desta segunda-feira (12). 

No próximo dia 21 de agosto (quarta-feira) será a vez de o vice-prefeito Bruno Reis comparecer ao Legislativo de Salvador. O também secretário municipal de Infraestrutura irá detalhar o andamento das obras do BRT (Bus Rapid Transit).  

Itinerante

Itapuã é a próxima parada do Câmara Itinerante. Promovido pela Câmara Municipal de Salvador, o projeto leva toda estrutura do Legislativo Municipal aos bairros com o objetivo de integrar o Poder Legislativo e as comunidades, acolhendo as demandas e sugestões. A próxima edição será realizada na próxima segunda-feira (19), a partir das 14h, no Colégio Estadual Rotary, na Ladeira do Abaeté. A atividade vai contemplar os moradores dos bairros do Aeroporto, Alto do Coqueirinho, Areia Branca, Bairro da Paz, Boca do Rio, Cassange, Imbuí, Itapuã, Itinga, Jardim das Margaridas, Mussurunga, Nova Esperança, Patamares, Piatã, Pituaçu, São Cristóvão e Stella Maris.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas