Empresário fala sobre trajetória de vida em evento na ALB

O evento vem trazendo a cada semana casos bem sucedidos de gestores que começaram do zero e hoje possuem grande destaque no Brasil e no mundo.


Tribuna da Bahia, Salvador
14/08/2019 10:29 | Atualizado há 7 dias, 11 horas e 19 minutos

   
Foto: Reginaldo Ipê

Por Yuri Abreu

“Da Feira de São Joaquim para transportar o Brasil”. Esse foi o tema da palestra do empresário Luiz Mendonça Filho, que faz parte do “Ciclo de Palestras: Empreendedores Baianos de Sucesso”. O evento, promovido pela Academia de Letras da Bahia (ALB), e realizado na sede da entidade, no bairro de Nazaré, vem trazendo a cada semana casos bem sucedidos de gestores que começaram do zero e hoje possuem grande destaque no Brasil e no mundo.

Natural da cidade de Cairu, no baixo-sul baiano, distante quase 300 km de Salvador, Luiz Mendonça Filho é o fundador do grupo LM, especializado em transportes desde o final dos anos 1970. Atualmente, o faturamento da empresa gira em torno dos R$ 600 milhões por ano e a mesma possui mais de 20 mil veículos em operação em todo o país. 

Ele começou cedo, aos nove anos, quando vendia caixa de fósforos na Feira de Água de Meninos. Anos depois, abriu uma empresa de táxi para, posteriormente, iniciar os trabalhos da LM Frotas. Além desta, ele é dono de diversas empresas, a exemplo de concessionárias de caminhões e ônibus, além da locação de máquinas e equipamentos.

“É uma carreira de muitos desafios, de muito trabalho e de agregar muita gente em torno de mim. Eu não conseguiria fazer nada disso, se eu não tivesse uma equipe maravilhosa. Se tem algum mérito em mim, foi o de reunir pessoas de talento. Eu fiquei muito feliz com a lembrança do presidente Joaci Góes em ter-me como uma dessas pessoas. Comecei cedo e estou aqui agora para prestar contas a sociedade”, afirmou Luiz Mendonça Filho.

Para o presidente da ALB, Joaci Góes, as palestras – que serão disponibilizadas nas redes sociais, posteriormente, tem o objetivo de mostrar, aos mais jovens, que a Bahia possui homens de negócios tão importantes quanto os norte-americanos Bill Gates, Steve Jobs e John Rockfeller.

“Este ciclo tem o propósito de preservar o conhecimento das personalidades que construíram este tempo, em todas as dimensões da vida. A Bahia é um vazio de recordações. Se eu perguntar a um jovem abaixo de 30 anos, sobre determinadas personalidades, que compuseram a vida da Bahia há 30, 40 anos atrás, elas não saberão dizer nada, pois a Bahia guarda uma postura de permanente omissão relativamente a esses construtores da sua vida”, afirmou Joaci Góes.

Estiveram presentes ao evento, o presidente da TB, Walter Pinheiro, o diretor da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Nelson José de Carvalho, entre outras personalidades. Conforme a programação do “Ciclo de Palestras: Empreendedores Baianos de Sucesso”, o próximo empresário a mostrar o respectivo caso de ascensão será Teobaldo Costa, dono da rede Atakarejo, na semana que vem.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas