Secretarias e órgãos do Governo do Estado levam programação especial para 4ª Feira Literária de Mucugê

Os estudantes da rede estadual de ensino marcarão presença com apresentações de dança, música, poesia e teatro, coordenadas pela Secretaria de Educação (SEC)


Tribuna da Bahia, Salvador
14/08/2019 13:39 | Atualizado há 9 dias, 12 horas e 26 minutos

   
Foto: Divulgação

Tem início nesta quinta-feira (dia 15) e segue até domingo (18), na Chapada Diamantina, a quarta edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que vai contar com uma ampla programação promovida por secretarias e órgãos do Governo do Estado. A participação do governo, que também é um dos realizadores do evento, tem foco no protagonismo estudantil e em ações de cultura e cidadania.

Os estudantes da rede estadual de ensino marcarão presença com apresentações de dança, música, poesia e teatro, coordenadas pela Secretaria de Educação (SEC). Parte das atividades vai celebrar o poeta Castro Alves, o homenageado desta edição da Fligê, a exemplo do Recital de Cecéu, com releituras das obras literárias de Castro Alves, reunindo, no sábado, 11 estudantes de sete Núcleos Territoriais de Educação (Amargosa, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Santa Maria da Vitória e Salvador). A programação da SEC inclui ainda oficinas e workshops sobre temas como quadrinhos e histórias de terror. 

A Fundação Pedro Calmon, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), participará da feira com sua Biblioteca de Extensão (Bibex), que terá entre as atrações contação de histórias de a disponibilização de acervo para o público.  

Durante a Fligê, as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Cultura  realizam, em parceria com o coletivo Diálogos Insubmissos, dois eventos voltados para a produção literária e artística de mulheres negras.

A Oficina de Escola Criativa será na Casa Converso e tem como objetivo incentivar e explorar as formas de escrita poética a partir de textos produzidos por jovens negras. Ministrada pela slammer e poetisa Fabiana Lima e com carga horária de três horas, a oficina tem como público alvo estudantes da rede pública de Mucugê. Integrante do Grupo Resistência Poética, classificado em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Poesia Falada em 2016, Fabiana Lima venceu o Slam da Onça, na Bahia.

A Fligê é uma realização em parceria do Instituto Incluso, Coletivo Lavra e Governo do Estado, com patrocínio do Governo Federal. Mais informações no site www.flige.com.br

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas