Caetité tem mais de 10 mil atendimentos gratuitos em serviços de saúde com a Feira Cidadã

A Feira segue na cidade até a segunda-feira (26)


Tribuna da Bahia, Salvador
22/08/2019 16:48 | Atualizado há 5 horas e 19 minutos

   
Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

A população que chegou ao Ginásio de Esportes do Colégio Modelo no município de Caetité, nesta quinta-feira (22), teve acesso a diversos atendimentos na área de saúde, proporcionados pela Feira Cidadã. Promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Feira segue na cidade até a segunda-feira (26), e oferece gratuitamente exames de oftalmologia, eletrocardiograma, ultrassonografia, odontologia, raio-X;  rastreio para cirurgias de catarata, e triagem para cirurgias eletivas de hérnia inguinal, epigástrica e umbilical, mioma e histerectomia.

Em Caetité, também é possível emitir 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade na unidade móvel do SAC. O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, informa que essa é a 26ª edição do evento, que ajuda a desafogar os equipamentos de saúde dos municípios. "Somente em 2019 foram atendidas mais de 220 mil baianos. Apenas para Caetité, a expectativa é mais de dez mil atendimentos".

A manicure Marinalva Araújo, 52 anos, fez exame de vista e mandou fazer os óculos, que vai receber gratuitamente. "Para meu trabalho, enxergar e importante, senão a gente machuca a mão das clientes, não é?", brinca. "Eu precisava fazer o exame, o exame é caro, os óculos mais caros ainda, vai sair tudo de graça".

A dona de casa Elza Neves, 46 anos esperou a chegada da Feira Cidadã para fazer o tratamento odontológico. "Faz um bom tempo que estou esperando uma oportunidade para arrumar os dentes, mas está muito caro. Eu sabia que a feira ia chegar, resolvi esperar e valeu. Essa economia é importante para mim".

Prefeito de Caetité, Aldo Gondim afirma que a Feira Cidadã reduz as filas de espera e significa economia para a Prefeitura. "Eu quero agradecer às Voluntárias Sociais, pois somente de exames de vista foram mais de mil senhas neste primeiro dia. Também destaco o encaminhamento para a cirurgia de catarata. É uma ação que representa economia para toda a região".

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas