Obras do BRT vão alterar trânsito na Avenida ACM

As mudanças por causa dessas intervenções vão começar já no próximo dia 31 deste mês e devem durar entre sete e oito meses


Tribuna da Bahia, Salvador
23/08/2019 12:48 | Atualizado há 30 dias, 9 horas e 23 minutos

   
Foto: Divulgação

Por: Yuri Abreu


Uma das regiões de maior tráfego da cidade, a Avenida ACM, com um fluxo de 200 mil veículos por dia, vai passar por algumas alterações nos próximos meses por conta das obras do trecho 1 do BRT (Iguatemi-Parque da Cidade). As mudanças por causa dessas intervenções vão começar já no próximo dia 31 deste mês e devem durar entre sete e oito meses.

As novidades foram divulgadas ontem pelo secretário municipal de mobilidade, Fábio Mota, e pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, durante coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza, sede da Prefeitura de Salvador. As mudanças se dão por conta da construção dos elevados que vão abrigar uma das estações do BRT que ficará em frente ao supermarcado Walmart.

De acordo com os gestores, os motoristas que vierem do Rio Vermelho no sentido Iguatemi, terão de acessar a via marginal da ACM, na altura do Sam’s Club, já que na pista principal será implantando um canteiro de obras. O desvio irá até pouco depois do Walmart, quando os condutores retornam ao trecho normal da via.

Poucos metros antes, na altura da loja Lar Shopping, haverá um estreitamento da via, diminuindo a quantidade de faixas para quatro, no sentido Iguatemi e três, no oposto. No sentido Lucaia, modificações também serão feitas. O canteiro de obras já existente, no canal em frente ao Sine Bahia e ao Centro de Atenção à Saúde (CAS), será ampliado para o espaço que divide a Avenida, fazendo com que os veículos tenham de acessar o outro lado da via.

“Sabemos que os transtornos são inevitáveis, mas buscamos minimizá-los através de estudos e simulações. Pedimos que, nos horários de pico, de manhã e à noite, as pessoas possam reprogramar seus trajetos e horários, utilizando vias como a Bonocô e a orla da cidade. As equipes que trabalham na região do Iguatemi serão reforçadas, inclusive com agentes de outras áreas, para auxiliar os motoristas”, explicou Muller.

Assim como na principal e na marginal, alterações no trânsito vão acontecer em ruas internas da região do Iguatemi como a Rua do Cipreste, entre o Walmart e o Sam’s Club. O acesso a Avenida ACM, sentido Lucaia, será interditado, com os veículos tendo de seguir pela via marginal em direção as Avenidas Paralela ou Tancredo Neves. Mas, para aqueles que desejarem ir para a região do Lucaia, uma opção é permanecer na Rua da Alfazema e acessar a Avenida Paulo VI, saindo ao lado do Hiper Posto.

OBRAS

Segundo Fábio Mota, titular da Secretaria municipal de Mobilidade (Semob), até o final deste ano serão entregues os dois viadutos que estão em construção no trecho 1 do BRT. Ele reforçou que as obras vão acabar com os constantes alagamentos da região, além de eliminar os cruzamentos existentes, dando mais conforto ao transporte público.

O secretário garantiu que não haverá remanejamento das linhas ônibus que passam pelo local, tampouco mudanças nos pontos de ônibus que servem a população. “São mudanças provisórias para que a gente tenha um definitivo melhor, tanto da parte de mobilidade, quanto da parte de transporte público. As mudanças serão apenas viárias”, contou. Com relação a todo trecho em si, Mota afirmou que o mesmo será entregue até dezembro de 2020.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas