Fobia Social: timidez em excesso pode paralisar candidatos vagas de emprego

Esse mal, também conhecido como timidez, afeta 13% dos brasileiros – número equivalente a 26 milhões de pessoas, de acordo com dados do Congresso Brasileiro de Psiquiatria


Tribuna da Bahia, Salvador
09/09/2019 15:41 | Atualizado há 9 dias, 8 horas e 22 minutos

   
Foto: Divulgação

Você se considera tímido a ponto de travar em uma entrevista de emprego? Já enfrentou problemas no trabalho por não conseguir apresentar relatórios ou conduzir reuniões, por vergonha? Situações como essas, associadas a sinais como mãos trêmulas, fala acelerada ou baixa demais e sudorese podem indicar um problema bem comum entre a população, mas que, em excesso, podem atrapalhar bastante na hora de conquistar ou manter uma vaga no mercado de trabalho: a fobia social. Esse mal, também conhecido como timidez, afeta 13% dos brasileiros – número equivalente a 26 milhões de pessoas, de acordo com dados do Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Algumas das técnicas para contornar este fenômeno serão debatidas durante a próxima edição do Projeto Crescer, que terá como tema ‘Timidez: quantas oportunidades perdidas por causa dela’. A palestra será ministrada a partir das 19 horas da quinta-feira, 12 de setembro, pelo especialista no assunto e coach Leandro Cristo. 

As consequências da timidez podem ser inúmeras, de acordo com o gestor empresarial e coordenador do primeiro MBA em Liderança Coaching da Bahia, Alfredo Novaes: "O problema dificulta a interação das pessoas desde a infância e, se não for tratado precocemente, pode interferir no desempenho profissional, já na fase adulta. Controlar a ansiedade, estabelecer hábitos, trabalhar a postura corporal e saber lidar com medos são algumas das estratégias que podem ser usadas para driblar essa tensão causada pela fobia social e otimizar o desempenho em entrevistas e demais processos seletivos.”

Inscrições

O evento é uma promoção do MBA em Liderança Coaching da Unicon. O encontro, que ocorrerá na Estação do Ser - Edifício Empire Center, 1° andar, loja 04, em frente ao Shopping da Bahia - é aberto ao público e os interessados deverão realizar inscrições através do link: https://bit.ly/2T0dUTX. A contribuição mínima é de R$ 20,00, mais uma lata de leite para as crianças da APAE. Mais informações: (71) 99145-2287.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas