Simpósio enfoca prevenção de lesões e tratamento de doenças ocupacionail

Tema é foco de evento no Hospital Português


Tribuna da Bahia, Salvador
10/09/2019 14:52 | Atualizado há 27 dias, 9 horas e 50 minutos

   
Foto: Divulgação

Considerado um sério problema e que preocupa especialistas em ortopedia, as diversas lesões ocupacionais ameaçam o bem estar e saúde dos trabalhadores. No entanto, muitas podem ser evitadas por meio de medidas preventivas. É com a proposta de debater estratégias de prevenção e tratamento das lesões ortopédicas do trabalho e doenças ocupacionais, que será realizado na próxima sexta-feira, 13 de setembro, das 7h às 17h40, o 6º Simpósio de Ortopedia do Hospital Português, no auditório da Instituição. O evento é gratuito e o acesso é mediante doação de um quilo de alimento não perecível.

“A incapacitação temporária para atividades de rotina merece atenção especializada, pois limita o desempenho pessoal e profissional, gerando amplos prejuízos psicossociais e econômicos. O Simpósio traz a contribuição de especialistas das diferentes áreas da saúde, com a exposição de técnicas que têm se mostrado efetivas no controle das patologias mais presentes no ambiente laboral, proporcionando a reabilitação breve e bem-sucedida do paciente”, antecipa o vice-coordenador médico da Emergência Ortopédica do HP e líder da especialidade de ombro e cotovelo, Dr. Luis Alfredo Gómez, que vai palestrar no encontro sobre “Tendinites e artropatias de ombro e cotovelo relacionadas ao trabalho”.

Principais geradoras de auxílios-doença

Na lista das dez enfermidades que mais motivam a concessão de auxílio-doença, pela Previdência Social, estão: dores nas costas (83,8 mil casos), fraturas de perna e tornozelo (79,5 mil casos), fraturas de punho e mão (60,3 mil casos), lesões do ombro (46,7 mil casos), entre outras patologias. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a dor nas costas foi o motivo que mais afastou os brasileiros dos seus postos de trabalho, não apenas em 2017, como também, na última década. Cerca de 80% da população mundial apresentam algum episódio de dor lombar, ao menos uma vez na vida, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS. Não à toa, o problema é causa frequente de busca por atendimento ortopédico.

Serviço:

O quê?  Simpósio de Ortopedia do HP

Quando? Dia 13 de setembro (sexta), das 7h às 17h40.

Onde? Auditório do Hospital Português 

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas