Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 16/9

Flora Gil posa em editorial de moda chique com pegada de Lady de Ipanema


Tribuna da Bahia, Salvador
16/09/2019 10:31 | Atualizado há 7 dias, 15 horas e 58 minutos

   
Foto: Reprodução

Toda modelo famoso tem seu dia de new face, antes de virar celebridade. Mas, no caso da produtora Flora Giordano Moreira Gil ( foto) é bem especial. A mulher do mùsico baiano Gilberto Gil, acaba de posar para um editorial de lançamento da nova coleção da grife “K&T”, de Ipanema, porém já é bem famosa no show business como gestora de empresas de música, e criadora do “Expresso 2222”, o camarote que já ocupou o topo em faturamento no carnaval de Salvador.

Posar para a “K&T”, não é pouca coisa. É a grife referência para a Rua Garcia D’Àvila, o mais famoso centro de moda de Ipanema. Tem mais de vinte anos de sucesso, comandada pelas primas e sócias Monica Nabuco e Thereza Langlands. São herdeiras da família Kafure, poderosa com tradição no trade da indústria têxtil fluminense. A Garcia D’Àvila remete ao mito de charme da Garota de Ipanema, mas Flora Gil inicia agora uma pegada lady chique para o lugar que é a Avenue Montaigne carioca. 

“Colar de Ouro” para a arquiteta que criou o “Jardim das Esculturas”

A arquiteta paisagista Rosa Grena Kliass mudou o conceito do paisagismo no Brasil quando criou “Parque das Esculturas” do "Museu de Arte Moderna” de Salvador, a convite do então diretor Heitor Reis, no final dos anos 1990. Foi o primeiro do país e chamou a atenção da cena artsy mundial abrigando duas esculturas que foram exibidas na “Bienal de Veneza”. Neste final de semana Rosa Kliass continuou a chamar a atenção da cena cultural e encantou o Brasil quando recebeu o “Colar de Ouro” do “Instituto dos Arquitetos do Brasil”.

Não é pouca coisa.  O “Colar de Ouro” é a maior comenda da entidade. A entrega, sexta feira, foi durante a “Bienal de Arquitetura de São Paulo” que começou também no final da semana. Foi entregue pela primeira vez a uma mulher, honraria já concedida a gênios como Oscar Niemayer e Roberto Burle Marx, ambos já falecidos. 

Quanto ao "Jardim das Esculturas”, do “MAM”, chama mais a atenção como passagem para a badalada Prainha do MAM”. Ninguém fala em homenagens à paulista Rosa Kliass na Bahia. Mas no resto do Brasil ela é tratada pela mídia como a Poeta do Paisagismo.

Cercado pelo luxo, Ronaldo Fraga prefere o pop baiano

O estilista mineiro Ronaldo Fraga está em Salvador. Ele é preparado internacionalmente em nível de pós graduação pela “Parson's School” de Nova York e a “San Martins School”, de Londres, mas a sutileza faz parte da alma. Hospedado no “Fasano Salvador”, o hotel mais requintado da cidade, ele faz postagens como todo mortal, mas a pegada de luxo é outra. Mostra cliques de arte popular que todo mundo ignora entre os requintes do “Fasano”.

Posou ao lado de pintura naif e artesanato artístico e utilitário. “Com a arte popular tudo é mais feliz, mais lindo, mais terno, mais elegante” ensinou pelas redes sociais.

Bando Olodum festeja orgulho histórico com o “Vila” de graça

O “Bando de Teatro Olodum” comemora o seu orgulho histórico, amanhã, 17, com o “Teatro Vila Velha”, do Campo Grande, de portas abertas, sem cobrar ingressos. A singular companhia de teatro que revelou para o Brasil, entre outras estrelas, o ator e músico Lázaro Ramos, mostra o espetáculo “Bando de Teatro Olodum em movimento!”. É a “Mostra Final” da “Oficina de Performance Negra” com alunos dos núcleos dos bairros Engenho Velho de Brotas e Pirajá. 

As oficinas duraram dois meses, desenvolvendo métodos e conceitos de formação do ator e atriz, com foco em teatro, dança e música. O tema central das oficinas foi “Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas”.

“Art Rio” faz festa de gala com pegada comunitária  

Outro evento com dimensão de sonho, e pegada comunitária, é o “Show Beneficente “20 anos de Spetaculu” promovido como um item de abertura da gigante feira internacional de arte e negócios “Art Rio 2019”. Acontece no “Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro”, mas a participação baiana é marcante com nomes como os dos cantores Carlinhos Brown. Majur e Hiran Fernandes. 

A “Spetaculus” é uma escola de arte e tecnologia que prepara jovens carentes para o mercado de trabalho. Olha com destaque para moradores dos bairros periféricos e com problemas de segurança. São vinte anos de historia e entre os apoiadores está a edição brasileira da “Vogue”, a mais importante revista feminina de moda do mundo. Para se ter idéia do acervo do leilão que acontece na noite, basta citar um trabalho do chinês Ai Weiwei. Aquele dissidente político que projetou o estádio “Ninho de Pássaros” para os jogos olímpicos de Pequim, em2008, e depois foi preso e banido da China. 

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas