Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 17/9

Biográfo de Marilyn, Liz Taylor e Sinatra mostra a glória de Daniela Mercury no “New York Time”


Tribuna da Bahia, Salvador
17/09/2019 10:20 | Atualizado há 6 dias, 15 horas e 21 minutos

   
Foto: Reprodução

A chegada de Daniela Mercury aos Estados Unidos, na semana passada, para a turnê “The Queen of Brazilian Carnival”,  foi assunto de destaque na coluna desde a primeira apresentação em Boston, dia 8. E as notas seguiram com detalhes das apresentações de SanDiego, Atlanta e Los Angeles. Mas, desde ontem, a artista baiana se transformou num dos destaques da mídia, no show business internacional, com a incrível abordagem sobre ela no jornal “New York Times”.

A publicação com o titulo “Brazil’s Outspoken Daniela Mercury Is a Swirl of Ideas and Songs”, num dos jornais mais influente do planeta,  é mais do que uma reportagem. O autor, James Gavin (foto), trata Daniela Mercury, logo no titulo como um turbilhão de idéias e de sons. E ele sabe o que faz. Tem uma lista de ensaios e biografias sobre outros artistas, como as atrizes Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, ou o cantor Frank Sinatra, que deu o que falar nos Estados Unidos e no mundo.

Foram quatro livros biográficos e um sucesso sem precedentes nas reportagens do “New York Times”. Até o “Hollywood Reporter” o proclamou como um marco no biografia de entretenimento. No texto sobre Daniela, uma reportagem com mais de cinco mil toques, Gavin destaca a maneira franca como a artista trata as questões artísticas  e da política brasileira. “Aos 54 anos, a cantora e dançarina está cortejando controvérsias e mudando seu som” E avisa sobre a chegada dela a Nova York, para cantar em Manhattan, com show no “Sony Hall”  que acontece hoje à noite.

Maria Bethânia solta os breus nos coliseus, e incendeia Portugal 

A temporada cheia de mudanças  e estilo que a cantora baiana Maria Bethânia iniciou em julho passou apenas por duas cidades brasileiras, o Rio de janeiro e São Paulo, e agora incendeia Portugal esta semana. Pelo destaque que recebeu no jornal europeista“Publico”, de Lisboa, o país está encantado com as apresentações de “Claros Breus”. Começou no final da semana em Porto, e tem duas noites , amanhã e quinta, em Lisboa. 

O jornal diário, que circula também na Espanha misturou arte com política, e alfinetou sobre a crise das florestas brasileiras. “Maria Bethânia traz aos coliseus o seu mais recente espectáculo, Claros Breus, num momento em que a Amazónia arde e os breus do mundo se tornam mais nítidos”, destacou no sub titulo. Claros Breus começou no Rio de Janeiro com apresentação no espaço vanguardistas “Clube Manouche” como Boa Terra antecipou na época, com exclusividade.

Quanto às apresentações em Lisboa vale lembrar que o espaço “Coliseu dos Recreios”, onde a baiana canta nestas quarta e quinta, é a sensação no  show business europeu. Basta contar que a turnê “Madame X” da cantora Madonna Ciccone  tem oito dias agendados no local, a partir de 16 de janeiro. Seis dias estão com ingressos esgotados. Depois ela faz 15 espetáculos no “Palladium” de Londres, e 12, no “Grand Rex” de Paris.  

“MAM” do Rio de Janeiro abre exposição sobre Zanine Caldas

A exuberância e a elegância da arquitetura brasileira no século vinte passaram pelos  desafios criados pelo designer baiano Zanine Caldas. Mas a genialidade do profissional que morreu em 2001, considerado um mestre, passa pelo “Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro’ que inaugurou neste final de semana uma mostra para comemorar os cem anos de nascimento do artista baiano.

São 18 peças de design e projetos criados por Zanine Caldas e que até hoje deslumbram pesquisadores e estudiosos sobre a fascinante grão ducado do cacau, no Sul da Bahia. A mostra tem curadoria do designer Tulio Mariante,ele próprio um inovador no quesito valorização da arte e do design no país.

Novidade para ambiente, mas com a precaução  do conceito

Por falar no pulsante mundo do design e da arquitetura, vale informar que as empresárias Christianne Peleteiro e Marilu Fontes, da loja “Novo Projeto” inauguram a “Mostra Concept” na quarta,25, no endereço da Pituba. Mais do que uma mostra de móveis, ambientações e objetos, é a interpretação na área do design de interiores de uma sutileza no campo da criação. Concept e a tendência em justificar e valorizar os conceitos, evitar as novidades semquê nem praquê. 

O evento é em parceria com a representação da marca “Matiz Tintas”, e tem coquetel de apresentação para iniciar a agenda. Entre os profissionais que participam estão Luciana Paraiso, Carol Quintella, Carol Bittencourt, Rebecca Sieiro, Vanja Maia, Sabine Rosas, João Freire, Carol Python, Deivisson Carmo e Carol Marques.

Cacau é bom negócio e chocolate uma tentação 

Uma das maiores estrelas dos novos negócios com o cacau, Diego Badaró herdou o talento e os segredos de uma verdadeira dinastia de fazendeiros do sul da Bahia, para reinventar o cacau baiano como um grande negócios internacional. O criador da marca de chocolaes orgnicos “Amma Chocolate”, com ações em grandes cidades do Brasil e da Europa, retornou ao sul da Bahia como um esperto orientador de crianças. 

Diego foi convidado para dar aula de chocolate a crianças no exclusivo e disputado “Organic Festival Trancoso”, a  enorme agenda de e comidas saudáveis  que aconteceu até ofinal da semana no “Uxua Casa Hotel”, de Wilbeert Das, em Trancoso.


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas