Prefeitura se junta à OSID para revitalizar Complexo de Irmã Dulce

Nessa terça-feira (23), a Prefeitura de Salvador autorizou a execução de pequenas obras no de requalificação no espaço e anunciou outras intervenções maiores que futuramente também serão realizadas


Tribuna da Bahia, Salvador
18/09/2019 14:06 | Atualizado há 5 dias, 12 horas e 21 minutos

   
Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Por: Rayllanna Lima


Com a data para celebrar a canonização de Irmã Dulce chegando, todas as mangas estão sendo arregaçadas para que o complexo que abriga as obras sociais da freira baiana seja revitalizado. Nessa terça-feira (23), a Prefeitura de Salvador autorizou a execução de pequenas obras no de requalificação no espaço e anunciou outras intervenções maiores que futuramente também serão realizadas.

A ordem de serviço foi assinada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, que foi recebido pela superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes, no Largo de Roma. 

Todo o complexo está passando por revitalização e a previsão é que esteja de cara nova até outubro, quando a religiosa será oficialmente proclamada santa pelo Vaticano. A celebração acontecerá em Salvador no dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova. Cerimônia no Vaticano ocorrerá sete dias antes. 

“Já temos parcerias em diversos projetos. Na área da saúde, de assistência social. A partir desse evento histórico para a nossa cidade, que é a canonização de Irmã Dulce, e conversando com a superintendente Maria Rita, chegamos a conclusão que era necessário realizar algumas intervenções para deixar o local pronto para receber os milhares de romeiros e devotos que virão para o evento de canonização”, disse o vice-prefeito.

Sobrinha e sucessora das obras sociais da freira, Maria Rita agradeceu o apoio. “Vivemos de recursos financeiros do SUS e das doações. Fomos pegos de surpresa com essa bela notícia da canonização, esperava que na melhor das hipóteses ocorresse no ano que vem ou em 2021. Então, o caixa não estava preparado para tanta obra. Um mundo de gente está aparecendo por aqui, turistas de todo o Brasil e de fora. E a gente precisa acolher bem. A Bahia tem essa fama de ser muito hospitaleira. E Irmã Dulce também, ela sempre acolheu com amor. A gente conta com a ajuda de todos, governo municipal, estadual, federal, dos empresários, para poder fazer com que realmente esse momento seja especial para todos”, afirmou.

Segundo Bruno Reis, o projeto de revitalização com suporte da prefeitura ocorrerá em duas partes. Na primeira, sob responsabilidade da Secretaria de Manutenção (Seman), toda a edificação passará por uma revisão da estrutura, da alvenaria, instalação hidráulica, elétrica e do forro. Ainda serão feitos serviços de revestimento, pintura interna e externa, além de melhorias no batistério e velário do santuário.

A fachada do complexo também será realçada pela lavagem do prédio, retirando as películas soltas. “Vamos deixar o local pronto para receber os milhares de romeiros e devotos, que virão para o evento de canonização em Salvador, em 20 de outubro, na Arena Fonte Nova”, reforçou o vice-prefeito. 

A segunda etapa, segundo ele, ainda está na fase de buscar parcerias com empresas privadas. “Essa parte envolverá o isolamento acústico do templo e a execução do projeto de evacuação, em caso de incêndio, além da construção de uma passarela, para que os devotos acessem a imagem de Irmã Dulce, em cima do santuário”, pontuou.

Turismo religioso

 A revitalização do complexo dedicado ao Anjo Bom da Bahia faz parte de um conjunto de intervenções na Cidade Baixa para estimular o turismo religioso, como a implantação do Caminho da Fé e a requalificação da Colina Sagrada, no Bonfim. 

O espaço, situado no Largo de Roma, abriga o Memorial Irmã Dulce, com mais de 800 peças, que contam a história da religiosa, além do Santuário da Bem-Aventurada, onde está o túmulo dela, e o espaço de gastronomia Dulce Café, assim como a Loja Irmã Dulce.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas