Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 7/10

Com grife de Aly Muritiba e Sérgio Machado, filme sobre Popó é selecionado para “Mostra Internacional de SP”


Tribuna da Bahia, Salvador
07/10/2019 10:57 | Atualizado há 16 dias, 4 horas e 27 minutos

   
Foto: Reprodução

Ao anunciar neste final de semana a relação oficial de cerca de trezentos filmes que fazem parte da sua 43ª edição, a “Mostra Internacional de Cinema” de São Paulo, criou um momento singular para a história do cinema da Bahia. Foi a revelação de incluir “Os irmãos Freitas”, documentário com assinatura de Aly Muritiba e Sergio Machado( foto)  sobre a carreira do lutador de boxe Acelino Popó Freitas. O evento começa na quinta feira, 17, em quase trinta espaços de São Paulo.

Um fato curioso é que a produção acaba de ser finalizada, e é distribuída como série da plataforma multinacional “Amazon Prime Vídeo”, a partir do dia 20. A “Mostra Internacional de São Paulo”, é o mais tradicional e mais conceituado evento de cinema do Brasil, reunindo também produções de outros países. A inclusão de um trabalho com os dois cineastas baianos, ganha destaque no cenário.

Aly Muritiba, que nasceu na Bahia, mas mora no Paraná, foi a sensação do consagrado “Festival de Cinema de Gramado” no Rio Grande do Sul, com a conquista de três prêmios, inclusive o troféu de “Melhor filme”, na edição de 2018, com “Ferrugem’. Teve trabalhos premiados também em festivais internacionais de Montreal, no Canadá, e San Sebastian, na Espanha. Em 2013 foi o único representante latino-americano indicado para a “Semana da Crítica”, do “Festival de Cinema de Cannes”. 

Sergio Machado, que nasceu e mora em Salvador, curiosamente dirigiu, em 2016, outro documentário sobre boxe. Foi “A Luta do Século” mostrando a rivalidade entre os pugilistas Luciano Todo Duro, de Pernambuco, e Reginaldo Holyfield, da Bahia. Ele fez também o icônico “Cidade Baixa”, de 2005, num total de catorze produções que começou em 1998, como diretor de elenco e assistente de produção em “Central do Brasil’. 

Marivaldo dos Santos deixa a ponte Salvador Nova York e faz show em São Paulo

Marivaldo dos Santos faz da ponte aérea entre Nova York e Salvador, um roteiro alucinante de musica percussiva. Mas desta vez a agenda fica para show surpreendente em São Paulo, na sexta, dia 18, com “Essa é a Bahia”, na “Casa Natura Musical”, o espaço revolucionário de Pinheiros, criado como ação de mecenato da gigante holding de cosméticos. Apesar da estrutura e da localização privilegiadas, o show não cobra ingresso.  

Quanto à ponte aérea vale lembrar que o musico mora boa parte do tempo na cidade americana, onde participa do grupo internacional “Stomp” e de lá sempre agenda também na Europa, e ao mesmo tempo se desloca para a Bahia, onde nasceu, conduz o coletivo cultural “Quebales", formado por moradores do bairro Nordeste de Amaralina, onde Marivaldo ganhou também fama como surfista.

Mix de cozinha baiana e mineira é sensação no MASP

O que existe em comum entre a talentosa chef de cozinha e restauratrice Manuelle Ferraz, dona do restaurante “Baianeira”, e a arquiteta romana Lina Bo Bardi, já falecida, é o “Masp” e a cultura baiana. Foi Lina quem criou o prédio do museu que abriga em São Paulo a mais importante coleção de arte ocidental de todo o Hemisfério Sul.  Sem falar que consolidou Salvador como centro de arte modernista.

Pois bem, Manuelle, que nasceu em Minas, mas se inspira na gastronomia baiana para criar o seu cardápio, esta de mudança para o “Masp”. Abriu uma filial da “Baianeira”, no subsolo do fabuloso prédio, na quinta, dia 3. “Pedimos licença e abraçamos Lina. Nós, as mulheres do sertão. Trouxemos na mala, no peito e nas mãos os saberes ancestrais e aqui faremos o que faz nossos corações pulsarem: comida popular brasileira’ contou nas redes sociais.

Estrela do futebol mundial, Juliano Belletti faz oficina no “Tivoli” 

Uma temporada de sonhos no mundo do futebol é pouco para descrever a programação especial que o exclusivo “Tivoli Ecoresort”, do balneário Praia do Forte, preparou para a “Semana da Criança” que começa hoje e vai até o dia 12. No comando das atividades está o paranense Juliano Haus Belletti. Ele é o único futebolista brasileiro que conquistou os É o único brasileiro que conquistou os títulos da “Copa do Mundo”, da extraordinária “Liga dos Campeões” da Europa; do “Campeonato Espanhol” onde só atuam os feras; do “Campeonato Inglês” e do “Campeonato Brasileiro’. 

Tirem as crianças da cama, tem festa com a “Banda Herbert & Richard”

Por falar em comemoração do “Dia das Crianças”, vale esperar para ver o que a “Banda Herbert & Richard” prepara para o sábado, dia 12, “Temos um encontro na Varanda do Sesi em mais uma edição do Cinema na Varanda, para celebrar o Dia das Crianças com um repertório pra lá de especial’ anunciou o grupo nas redes sociais. O que assustou alguns pais foi o horário, às dez horas da noite. “É o horário que começa ou termina a festa? ‘ perguntou rápido uma internauta.

A banda irreverente é formada pelo baixista Valdir Andrade, o guitarrista Eric Assmar, o maestro Rangel Menezes, a cantora e atriz Lorenight e o baterista Cássio Brasil. No repertório as sutilezas do cinema hollywoodiano com a consagrada lounge music 


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas