Raio Laser - 9/10 - O responsável

O governador Rui Costa (PT) disse ontem que a anunciada greve dos policiais militares é o movimento de um deputado só e não conta com adesão nem no interior nem na capital


Tribuna da Bahia, Salvador
09/10/2019 09:00 | Atualizado há 14 dias, 6 horas e 20 minutos

   
Foto: Reprodução

O governador Rui Costa (PT) disse ontem que a anunciada greve dos policiais militares é o movimento de um deputado só e não conta com adesão nem no interior nem na capital. As declarações foram dadas por Rui durante a transmissão do chamado "Papo Correria", que acontece às terças-feiras no início da noite. Durante sua fala, ele buscou centrar fogo no deputado estadual Soldado Prisco, classificando-o como um político que responde a vários processos criminais na Justiça baiana e federal. "A Bahia não quer terror e a sociedade pode ficar tranquila que não vai ter ônibus escolar queimado", disse. O governador também fez questão de lembrar que, apesar da crise, a Bahia, atendendo a sua orientação, tem sido o Estado que tem buscado valorizar os salários dos policiais e dos servidores públicos desde o primeiro dia de seu mandato. Por este motivo, a administração foi chamada a atenção pelo Tribunal de Contas do Estado, lembrou.

Força

Por 30 votos a 7, a Câmara de Salvador aprovou, ontem, o substitutivo ao Projeto de Lei do Executivo que prevê a contratação de operação de crédito de pouco mais de R$ 104 milhões junto à Caixa Econômica Federal. A matéria contou com a inclusão de sete emendas, cujo parecer das comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) foi apreciado somente em plenário, o que gerou um clima de bastante tensão entre os edis . O regimento, inclusive, foi bastante questionado durante a apreciação.

Vistas ao PPA

A bancada de Oposição na Assembleia pediu vistas do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2020-2023 antes previsto para ser votado na sessão ordinária de ontem. A apreciação já havia sido adiada após o relator do projeto de Lei 23.488/19, deputado estadual Zé Raimundo (PT), anunciar, na última semana, que faria alguns ajustes que acabaram sendo apresentados na sessão desta terça. O pedido de vistas foi feito pelo tucano Tiago Correia.

Contribuições

A proposta foi apresentada, na última terça (1°), em sessão especial no próprio plenário da Casa pelo secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, que respondeu a questionamentos dos parlamentares. Em tramitação na Assembleia desde o dia 30 de agosto, o projeto do Executivo recebeu contribuições dos 27 Territórios de Identidade da Bahia e diretrizes, objetivos e metas da administração para o próximo quadriênio.

Emendas 

O imbróglio relativo ao pagamento das emendas impositivas foi tema de reunião, ontem, entre a bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia e a secretária estadual de Relações Institucionais, Cibele Carvalho. O encontro ocorreu no gabinete da liderança da Minoria na Casa e, segundo o deputado estadual Targino Machado (DEM), líder da bancada, representou um avanço nesta pauta.

Comemoração

O Dia do Nordestino, comemorado ontem, foi lembrado pela bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, liderada pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Os parlamentares portavam cartazes com foto do ex-presidente Lula com chapéu em alusão à região e com os dizeres “Tenho orgulho de ser nordestino”. Nos discursos, os deputados também lembraram as fatídicas declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre nordestinos que deixaram indignados o país.


Leia a Coluna completa na edição impressa do jornal ou na Tribuna Virtual.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas