Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 8/10

De Ipiau a Nova York, o baiano Dylan Santos esbanja talento como solista do “Dance Theatre of Harlem”


Tribuna da Bahia, Salvador
08/10/2019 13:07 | Atualizado há 15 dias, 2 horas e 20 minutos

   
Foto: Reprodução

Um fato especial marca a turnê do balé nova-iorquino “Dance Theater of Harlem”, no Brasil, a partir desta sexta feira, 11, para comemorar os seus cinqüenta anos de história, primeiro no “Teatro Alafa” de São Paulo, e depois no fabuloso “L’Occitane” de Trancoso, sul da Bahia. Mais do que especial, quando se fala da exibição do solista baiano Dylan Santos (foto). Nascido em Ipiau, região cacaueira do estado, o artista tem um dos currículos internacionais mais ricos e diversificados entre todos os bailarinos do país.

Dylan foi criado em São Paulo, e está há quatro anos no “Dance Theater of Harlem” que é a primeira companhia negra de dança clássica do mundo. Ele acumula experiência internacional que começou como dançarino estagiário do “Houston Ballet”, do Texas, e depois nos “Orlando Ballet”, “Joffrey Ballet” e “Ballet Chicago”, todos da elite da dança americana. Passando inclusive pelo “Ballet da Opera de Paris”, na França, uma das maiores referencias históricas em dança clássica do mundo. No repertório da carreira, coreografias de George Balanchine, Nacho Duato, Robert Garland e, Ulysses Dove e Marius Petipa.

Carlinhos Brown comemora 25 anos da internacional “Pracatum”

O bairro negro mais cosmopolita e pulsante de Salvador, o Candeal, conta os minutos para a chegada do sábado, 19, quando a “Pracatum”, comemora 25 anos de muito som, festa e política. Nem precisa os tambores para a festa ser boa. Na verdade a “Pracatum – Escola de Música e Tecnologias” celebra tanto a auto-estima quanto o sucesso nas paradas musicais do Brasil e do mundo.

As aulas de percussão, deejay, danças e todo o ritmo especial que o Candeal mostra no cenário internacional, dividem espaço com o trabalho chamado de tecnologia social. O reforço da auto-estima e celebração da historia do bairro. A comunidade teve origem com a chegada da africana Josepha Santana e hoje são 1.300 famílias espalhando felicidade e talento. “Eu sonhei com esse desejo de educação e de evolução do tambor dando a isso um encaminhamento e uma linguagem” avalia Brown no blog “território Candeal”.  

Festival de lagosta marca estilo sutil do balneário cool Santo André

Vilarejo elegante, a 800 quilômetros da capital, Santo André esbanja requinte com o “Festival de Lagosta” que começa na sexta, dia 11. Mas a elegância sutil de balneário cool do sul da Bahia chama a atenção dos endinheirados desde os anos 1990, quando foi inaugurado o inacreditável resort “Toca do Marlin”, com direito a haras coalhado de puros sangues para aulas de equitação. Depois foi entusiasmo para o mundo. Ou seja, quando a seleção alemã de futebol construiu o hotel “Campus Bahia” para os jogadores treinarem para a Copa do Mundo, de 2014.

Todo charme continua por lá e o melhor que não se vê o alarido e a bajulação de nativos que infernizam outros balneários. O “Festival de Lagosta da Costa do Descobrimento”, evento, que está na quarta edição, foi idealizado pela cosmopolita e antenada jornalista Lea Penteado. Acontece até o dia 20 de outubro, em 21 restaurantes e barracas podres de chiques.

O charme e talento com herança na política e no high society

A participação das irmãs Lívia e Marcela Salles Magalhães, filhas da médica Lidia Barbosa Salles, e do Prefeito de Salvador Antonio Carlos Magalhães Neto, nos desfiles de lançamento da exclusiva marca “Lacoste”, já é uma tradição da temporada fashion infantil. Quando as duas estão juntas da prima Gabriela Magalhães Correa, é uma alegria que nem se fala. A menina é filha de Renata Magalhães Correia e do empresário Gabriel Correia.

Mas, um entusiasmo à parte é o carinho das mães das garotas, que assistem tudo ao lado da empresária Kátia Jasmin Tawil, sócia da marca internacional na Bahia.

Bela Gil entre a comida saudável e o lifestyle chique

Amparada em um currículo de estudos internacionais, que inclui a preparação em Ayurveda no “The Natural Gourmet Institute” de Nova York, a baiana Bela Gil Demasi se consagrou como uma referência em comida saudável, tanto nas redes sociais como em canais de tevê a cabo. Mas o jeito descolado cria um lifestyle que nada resiste, principalmente revistas que atuam no segmento de luxo, como a “Top Magazine”.

A pauta rendeu uma mátria especial com fotos do competente Miro de Souza. “Uma bela Gil como vocês nunca viram, promete a revista nos balãozinho espalhados na Internet.


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas