Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 7/11

A percussão de Amaralina, e o estilo chique de Marivaldo dos Santos na festa da “Vogue” em Nova York


Tribuna da Bahia, Salvador
07/11/2019 07:50 | Atualizado há 12 dias, 21 horas e 14 minutos

   
Foto: Reprodução

A cena fashion de Nova York teve noite singular esta semana com o músico baiano Marivaldo dos Santos ( foto) desfilando na festa de premiação do “Vogue Fashion Fund 2019”, segunda feira, 4. O evento, conhecido como “CFDA” Vogue, sigla em inglês do “Conselho de Designers de Moda da América”, não foi pouca coisa, afinal aconteceu no requintado “Cipriani” do Central Park” e estava coalhado de celebridades.

Ente os destaques da noite estava a icônica Anna Wintour, a editora de moda que inspirou o diretor David Frankel para o filme “O Diabo veste Prada”; e o estilista novato John Rogers, que aos 25 anos venceu a premiação, e faz fama assinando roupas para a ex-primeira dama americana Michelle Obama. Mas o que Marivaldo dos Santos fez lá foi desfilar como integrante do internacional grupo musical “Stromp” com sede em Nova York.

Além de participar do “Stromp” e se apresentar no mundo inteiro, Marivaldo dos Santos brilha na cena cultural como criador do grupo baiano “Quabales”, no bairro Nordeste, de Amaralina, onde ele nasceu. As roupas usadas por Marivaldo foram assinadas pela grife "Abasi Rosborough” da dupla de estilistas Abdul Abasi e Greg Rosborough.

Martha Vasconcellos faz palestra em Portugal e escolhe miss Europa

Martha Vasconcellos embarca hoje para Portugal com uma missão especial de combinar palestra sobre atuação consciente das mulheres modernas com o esplendor de um concurso de beleza, o “Miss Brasil Europa”, que vale para todo o continente europeu. A baiana eleita “Miss Universo 1968”, segue para Lisboa, capital pulsante que vive uma verdadeira fase da chamada primavera política, com reinvenção da economia, das liberdades e dos costumes, considerada uma das cidades mais instigantes do mundo. A ponto de até a pop star Madona Ciccone ter comprado casa no centro histórico.

O convite para a psicóloga e ativista em defesa dos direitos das mulhres, é para o concurso “Miss Brasil Europa” que acontece no “Cassino Estoril”, um dos maiores do ocidente, e que tem como tema o combate à violência contra a mulher. São dezoito brasileiras e filhas de brasileiros que vivem na Europa disputando título, com festa em transmissão ao vivo do canal “Kuriakos TV”. Na noite, um show com a cantora baiana Carla Visi e outro com o angolano Léo Príncipe.

Na agenda de Martha há uma recepção na véspera, na Embaixada do Brasil, recebida pelo diplomata Luiz Alberto Figueiredo Machado e pelo adido cultural Igor Trabuco Bandeira. No local a convidada baiana faz palestra sobre a sua experiência como psicóloga em Boston, EUA, trabalhando quase uma década com mulheres vítimas de violência doméstica.

O “Miss Brasil-Europa” é organizado por Márcia Damasceno e Ana Paula Schwartz. Com Martha, viaja o jornalista Roberto Macedo, que também é jurado no concurso de beleza e convidado para palestra sobre “A importância dos concursos de beleza para o fortalecimento do papel da mulher na sociedade”. Roberto é o biografo de Martha Vasconcellos, e escreveu o livro, já esgotado, “Martha Vasconcellos – a rainha da beleza Universal”.

Jogo americano temático para confraria masculina chique

A tendência internacional de acessórios de mesa e cozinha com pegada temática chega também à Bahia com a coleção de jogos americanos criada pela arquiteta e designer Celeste Valverde Leão para a grife “Na Mesa” que atende um segmento especial de clientes pelo e-commerce. A novidade teria surgido em Miami, com a coleção de jogos de cozinha inspirada no filme “A Bela e a Fera”, dos estúdios “Disney”.

Curiosamente a novidade americana também atua no “e-commerce” com a “shopDisney”, loja online da holding “Disney”. Mas a criação de Celeste surgiu ao obsrvar o forte comportamento no Jet set baiano de homes se reunirem na cozinha. “Criei peças em linho cru, com bordados na cor marrom em um e verde oliva no outro; porisso montarei uma mesa para o público masculino; já que os homens tomaram lugar na cozinha; e recebem confrarias para degustação de vinhos e petiscos”, contou.

Euforia sem records na “Transat Jacques Vabre” que chega hoje a Salvador

Festa é pouco para definir a animação da dupla de velejadores franceses Gilles Lamir e Antoine Carpentier considerados os favoritos para vencer, hoje, a regata “Transat Jacques Fabre”, desembarcando às 2h da tarde, na “Vila da Regata”. O espaço é semelhante à vila criada em Le Havre, para a partida,dia 27, da única regata interncional que cruza os dois hemisférios doplaneta .

O favoritismo de Gilles e Antonie tem respaldo no eficiente boletim que a equipe da “Transat Jacques Vabre” divulga diariamente. Já a festa se nota pelas redes sociais, com as páginas do “Instagram” contando a gloria da “Groupe GCA” no barco multicasco, categoia “Multi50”.

A regata com percurso de 8 mil quilômetros, iniciou em 27 de outubro em Le havfre, na Normandia, com 59 barcos. Alguns acidentes deixaram de fora mais de 15 comandantes, sendo que o mais comentada das baixas,no cenário internacional foi da luxuosa equipe “Hugo Boss”,que Boa Terra noticiou com exclusividade na Bahia.

Dois baianos na grande noite da literatura com entrega do “Premio Jabuti”

O maior evento da literatura brasileira, a entrega do “Premio Jabuty”, promete reunir a elite artsy na quinta feira, 28,com direito a dois baianos, o escritor e ator Lazaro Ramos, e o designer e curador de arte Ayrson Heráclito, em destaque na cerimônia marcada para o esplendor do “Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer” considerada a ultima jóia arquitetônica instalada no parque paulistano.

Ayrson Heráclito, que além do Brasil tem carreira internacional na Alemanha e países vanguardistas da África, foi selecionada na primeira fase como curador do precioso catálogo da exposição “Histórias afro-atlânticas”, apresentada no “Masp" e “Instituto Tomie Ohtake”, como a coluna já divulgara. Quanto a Lazaro Ramos, o próprio artistas fez questão de contar a novidade ontem, pelas redes sociais.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas