Raio Laser - 12/11 - Contas de Rui

As contas de 2016, 2017 e 2018 do governador Rui Costa (PT) devem ser apreciadas, hoje, na Assembleia Legislativa da Bahia


Tribuna da Bahia, Salvador
12/11/2019 06:00 | Atualizado há 1 dia, 18 horas e 48 minutos

   
Foto: Secom/GovBa

As contas de 2016, 2017 e 2018 do governador Rui Costa (PT) devem ser apreciadas, hoje, na Assembleia Legislativa da Bahia. Pelo menos é o que foi anunciado na última semana pelo líder governista, deputado Rosemberg Pinto (PT). Uma sessão conjunta das comissões será realizada às 10 horas desta terça, para que as matérias sejam colocadas em votação em plenário. Essa será a segunda vez que os deputados estaduais vão poder analisar e votar o exercício fiscal do governo petista. Após ficarem encalhadas durante quatro anos na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, hoje presidida pelo deputado Robinho (PP), os parlamentares conseguiram colocar em votação no dia 20 de agosto as contas de 2015 - aprovadas por 37 a 8.

Performance...

Não é o sobrenome famoso que impulsiona as especulações em torno da virtual escolha do advogado José Aras para novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado pelo governador Rui Costa (PT). Aras foi o campeão de votos na lista sêxtupla com que os advogados indicaram seus representantes ao TJ, na mais concorrida eleição ao Quinto Constitucional da história da OAB baiana.

... eleitoral

Dos 12.540 votantes na capital e no interior, mais de 50% dos advogados cravaram seu nome. Aras obteve 6.564 votos, 2.245 a mais do que o segundo colocado, Marcelo Junqueira Ayres. O sucesso eleitoral do primeiro colocado é atribuído ao fato de, além da respeitabilidade nos meios jurídicos, ter sido professor de boa parte do eleitorado que participou da escolha.

Bolívia (Evo Morales)

A queda de Evo Morales deu-se por uma questão de “timing”. Eleito em 2005, o primeiro presidente indígena da Bolívia conseguiu realizar uma profícua gestão, recuperando a economia boliviana e projetando uma imagem de equilíbrio institucional que elevou o país perante o mundo. O problema foi transferir o poder. Após 13 anos de mandato, Morales não conseguiu preparar o terreno para sua sucessão e, mais uma vigorou  a tese do “insubstituível”. Solução: para superar os desgastes que a longa gestão sempre impõe, Evo resolveu apelar para recursos inconstitucionais, valendo-se até de uma apuração “inconsistente” nas últimas eleições. Resultado: o inconformismo popular, que convenceu até as forças armadas. Daí, a renúncia.

Homenagem (João Roma)

O deputado federal João Roma (PRB) homenageou, no plenário da Câmara dos Deputados, o jornal Tribuna da Bahia pelo aniversário de 50 anos, completados no final de outubro. "É um jornal que tem cada vez mais ganhado protagonismo no meio político e que tem levado credibilidade aos leitores da primeira capital do Brasil. A Tribuna da Bahia tem se destacado pelo bom jornalismo e levado a esclarecer e levar informação aos seus leitores", destacou.

Sem ela (Dayane Pimentel)

Não passou despercebido a ausência da deputada federal Dayane Pimentel (PSL), que está em rota de colisão com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), ontem, na solenidade na Câmara de Salvador, onde o vice-presidente Hamilton Mourão recebeu o título de Cidadão de Salvador, outorgado por iniciativa do vereador Isnard Araújo. Também não passou em branco a baixa adesão dos aliados do número dois do Palácio do Planalto.

Ilustres

Dentre os ‘ilustres’ estavam o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, os representantes da Marinha, Exercito e Aeronáutica e o presidente do PRTB na Bahia, Rogério Da Luz. Nem mesmo todos os vereadores da base prestigiaram o evento, que encerrou com cadeiras vazias no plenário da Câmara Municipal.

Racista

Pegou mal para o MBL o fato de um de seus líderes ter sido detido por agressão e injúria racial em Minas Gerais. O administrador Thiago Dayrell, de 24 anos, foi autuado em flagrante pelos crimes de injúria racial e vias de fato, suspeito de chutar e chamar de "crioula" a cozinheira Eliana da Silva, de 43 anos. O fato aconteceu num restaurante. O jovem se apresenta nas redes sociais como porta-voz do Movimento Brasil Livre (MBL) e "amante da boa política".

Voto

Até ontem, na Bahia, apenas o deputado federal João Roma (PRB) havia se manifestado favoravelmente à aprovação da PEC que permite a prisão de condenados em segunda instância. Os demais membros da bancada baiana, notadamente aqueles de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, seguramente não devem apoiar a medida, vista como fundamental para coibir a impunidade e a corrupção no país.

Corte eleitoral (Henrique Trindade)

Nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para a vaga de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o advogado Henrique Trindade assumirá o novo posto em janeiro. O nome de Trindade integrou uma lista tríplice, formada em fevereiro deste ano, pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Antes, ele ocupava a presidência da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) na prefeitura.

Lei Caó

O procurador-geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, vai presidir hoje o lançamento do selo e da revista comemorativa dos 30 anos da Lei 7.716/89, a Lei Caó, a realizar-se às 9 horas, no auditório Paulo Spínola (sede da PGE) no CAB. O evento integra a agenda do Novembro Negro do órgão.

Comenda

Reconhecendo o trabalho do deputado federal Cacá Leão (PP), em benefício da população baiana, o deputado estadual Zé Cocá apresentou, na Assembléia Legislativa da Bahia, um projeto homenageando o aliado com a Comenda 2 de Julho, a maior honraria concedida pelo legislativo baiano. Ao justificar a proposição, Zé Cocá destacou que “Cacá Leão realiza incansável e benéfico trabalho em prol do estado e do povo baiano”, lembrando ainda que “ao longo de seus mandatos, como deputado estadual e como deputado federal, é notório o seu amor e o seu envolvimento com os interesses da Bahia e dos baianos”.


Leia a Coluna completa na edição impressa do jornal ou na Tribuna Virtual.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas