'PT não tem que fazer autocrítica', diz Lula em evento do partido

As declarações foram dadas na última quinta-feira (14) durante a reunião da Executiva Nacional do PT em um hotel no centro de Salvador

Tribuna da Bahia, Salvador
17/11/2019 06:00 | Atualizado há 16 dias, 3 horas e 56 minutos

   
Foto: Divulgação

Em seu primeiro ato partidário desde que foi solto da carceragem da Polícia Federal na última sexta-feira (8), o ex-presidente Lula afirmou que o PT não precisa fazer nenhuma autocrítica e não nasceu para ser um partido coadjuvante.

As declarações foram dadas na última quinta-feira (14) durante a reunião da Executiva Nacional do PT em um hotel no centro de Salvador. Em cerca de uma hora, de improviso, ele centrou o discurso na defesa do PT e afirmou que não iria se diminuir nem criticar a si mesmo.

"Vocês já viram alguém pedir para FHC fazer autocrítica? [...] Quem quiser que o PT faça autocrítica, que faça a crítica você. Quem é oposição que critica, ela existe para isso [...] Na dúvida, a gente defende o nosso companheiro", afirmou o ex-presidente sobre o partido que fundou e que foi atingido em cheio pelos escândalos do mensalão e do petrolão.

Preso por 580 dias na PF em Curitiba, Lula foi beneficiado por um novo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) segundo o qual a prisão de condenados somente deve ocorrer após o fim de todos os recursos. O petista, porém, segue enquadrado na Lei da Ficha Limpa, impedido de disputar eleições.

Nesta quinta, em Salvador, Lula afirmou que o partido não deve abrir mão de seu protagonismo e que deve lançar candidatos em todas as cidades possíveis na eleição municipal de 2020 para defender o seu legado.

"Nosso partido tem que sair mais forte, mais disposto a brigar. Sabe quem polariza? Quem disputa o título. Um partido só cresce quando disputa", afirmou o ex-presidente.

Ele lembrou que o partido protagonizou as eleições nacionais desde 1989 e disse que vai continuar assim em 2022. "O PT não nasceu para ser um partido de apoio".

No discurso, elogiou o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) por sua lealdade, mas disse que não faz sentido a crítica do pedetista de que o PT deveria tê-lo apoiado em 2018: "Ele acha que o Bahia quando vai jogar com o Vitória vai amolecer para o Vitória?", disse.

Também afirmou que, para os antipetistas, o ideal seria uma disputa presidencial entre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido). E ironizou: "Seria a pausa e a menopausa".

O ex-presidente voltou a criticar parcela do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal. Disse ser um profundo respeitador do Ministério Público, mas afirmou que quase todos os procuradores "pertencem a uma casta cujo único grande trabalho foi prestar um concurso".

Afirmou que defende uma Polícia Federal forte, mas que uma instituição forte não pode fazer politicagem. Ainda criticou o ex-juiz e ministro da Justiça, Sergio Moro, a quem mais uma vez chamou de canalha.

Mesmo com as críticas, afirmou que não sente ódio e que não quer se vingar de ninguém. "Eles não vão conseguir me devolver 580 dias, mas não tem problema", afirmou.

Ao buscar um discurso um pouco mais conciliador, afirmou que nenhum presidente fez uma gestão mais ampla do que ele, atendendo desde empresários a trabalhadores sem-teto.

Lula ainda fez críticas à gestão de Jair Bolsonaro, com poucas referências diretas ao presidente. Na principal delas, afirmou querer travar uma disputa política democrática com ele.

"Bolsonaro que não pense que eu quero brigar com esses milicianos. Não quero. Essa briga resultou na [morte de] Marielle [Franco]."

Por fim, falou que vai lutar para recuperar os seus direitos políticos, mas evitou cravar que deseja voltar a disputar à Presidência da República. Disse que quer subir a rampa do Planalto em 2022, mas não necessariamente como presidente.

"Posso subir a rampa em 2022 levando o companheiro [Fernando] Haddad, levando o companheiro Rui [Costa, governador da Bahia] ou outros companheiros do PT", afirmou.

Lula permaneceu preso de 7 abril de 2018 a 8 de novembro de 2019 em uma cela especial da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O local tinha 15 metros quadrados, com banheiro, e ficava isolado no último andar do prédio. Ele não teve contato com outros presos, que ficavam na carceragem, no primeiro andar.

O petista foi condenado em primeira e segunda instâncias sob a acusação de aceitar a propriedade de um tríplex, em Guarujá (SP), como propina paga pela empreiteira OAS em troca de um contrato com a Petrobras, o que ele sempre negou.

A condenação foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que fixou a pena em 8 anos, 10 meses e 20 dias. O caso ainda tem recursos pendentes no tribunal e pode ser remetido ao STF.

Lula já havia cumprido um sexto da pena e, antes da recente decisão do Supremo, reunia condições para deixar o regime fechado de prisão.

Nas próxima semanas, porém, o Supremo pode anular todo o processo do tríplex, sob o argumento de que o juiz responsável pela condenação, o hoje ministro Sergio Moro, não tinha a imparcialidade necessária para julgar o petista. Não há data marcada para esse julgamento.

Além do caso tríplex, Lula foi condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem no caso do sítio de Atibaia (SP). O ex-presidente ainda é réu em outros processos na Justiça Federal em São Paulo, Curitiba e Brasília. Com exceção de um dos casos, relativo à Odebrecht no Paraná, as demais ações não têm perspectiva de   sentenciadas em breve.

Em Salvador, do lado de fora do hotel, um grupo de cerca de 200 militantes aguardava para saudar o ex-presidente e fez discursos em um carro de som. Lula não saiu para cumprimentar o público, mas, no discurso, chorou ao agradecer a solidariedade dos partidários.

Aliados do ex-presidente falaram sobre o papel que será cumprido pelo petista nos próximos anos e o tom que deve ser adotado pelo partido na oposição a Bolsonaro.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) disse considerar um equívoco fazer uma leitura sobre o tom político que será adotado por Lula com base nos primeiros discursos que ele fez após sair da cadeia.

"Você pedir que alguém que ficou 580 dias preso injustamente saia falando de flores, óbvio que não", disse. Para Wagner, contudo, o ex-presidente deve adotar a posição que marcou os seus anos na Presidência da República [2003-2010].

"Sei que tem muita gente que torce por uma polarização. Mas o povo quer Lula aqui fora para resolver problemas, e não para brigar com o rapaz lá [Bolsonaro]. Até porque os tamanhos são muito diferentes, ele não merece isso", afirmou.

Presidenciável derrotado na eleição de 2018, Fernando Haddad (PT) afirmou que Lula irá ajudar o partido a reconstruir um projeto para o país, com propostas que façam contraponto à gestão de Jair Bolsonaro.

"Não existe democracia sem oposição. Lula reforça a oposição. Mas não é uma oposição ao país, mas ao projeto que o Bolsonaro representa, um projeto intolerante, que joga na violência e está criando antagonismos", disse.

Lula desembarcou em Salvador na noite desta quarta-feira (13), quando participou de um jantar no Palácio de Ondina, residência oficial do governador Rui Costa.

Além do anfitrião, participaram do jantar os governadores petistas Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Wellington Dias (Piauí), Haddad, Wagner e a presidente do PT, Glesi Hoffmann.

O ex-presidente fica na Bahia até o próximo sábado (16) e vai descansar em uma praia no litoral norte do estado com a namorada, Rosângela da Silva. No domingo (17), participa do Festival Lula Livre, no Recife.

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 3 horas e 26 minutos
Aras dá aval para Bolsonaro depor por escrito em inquérito sobre interferência na PF
Na manifestação, Aras cita um precedente no Supremo, quando o ministro Luís Roberto Barroso autorizou depoimento por escrito do então presidente Michel Temer em outro caso

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 3 horas e 26 minutos
Família Bolsonaro e seguidores ‘fogem’ do Twitter e aderem ao Parler
A página inicial do Parler diz que a rede é “imparcial” e com conteúdo moderado com base na Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos e na Suprema Corte daquele país

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 3 horas e 26 minutos
Projeto das fake news cria nova frente de disputa entre Câmara e Planalto
O presidente Jair Bolsonaro é contra a medida e já antecipou seu veto à proposta, caso seja aprovada

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 3 horas e 26 minutos
Governador conversa com prefeito de Itabuna após "morra quem morrer"
Uma declaração do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), causou polêmica no meio político ontem

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 3 horas e 26 minutos
Rui sobre covid: "Quem despreza o adversário tende a ser derrotado"
O governador Rui Costa (PT) criticou o combate ao Covid-19 no Brasil na semana em que o vírus matou 60 mil brasileiros


POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 3 horas e 26 minutos
Raio Laser - 03/07 - Produtividade
A Procuradoria-Geral da República (PGR) produziu ao longo do primeiro semestre deste ano 206.544 manifestações judiciais

POLÍTICA | 02/07/2020 16:44 - Há 17 horas e 12 minutos
MPRJ: STF remeter 'rachadinha' de Carlos Bolsonaro à 1ª instância é 'alento'
O Ministério Público do Rio (MPRJ) classificou como "um alento" a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional o foro especial para vereadores do Estado do Rio

POLÍTICA | 02/07/2020 14:03 - Há 19 horas e 53 minutos
Congresso promulga emenda que adia eleições municipais para novembro
Brasileiros vão às urnas em 15 e 29 de novembro deste ano

Mais sobre

POLÍTICA | 02/07/2020 13:58 - Há 19 horas e 58 minutos
Bolsonaro: Mercosul é parte das soluções para recuperação pós-pandemia
Em videoconferência, presidente participou de cúpula do bloco

POLÍTICA | 02/07/2020 13:54 - Há 20 horas e 2 minutos
Adiamento da eleição demonstra capacidade de 'diálogo institucional', diz Barroso
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais de outubro para novembro por causa da pandemia do novo coronavírus

POLÍTICA | 02/07/2020 10:19 - Há 23 horas e 37 minutos
ACM Neto sobe tom contra críticas: "Tenho espírito público e não de porco"
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), rebateu as críticas que vem recebendo por atrasar a reabertura do comércio na capital

POLÍTICA | 02/07/2020 10:18 - Há 23 horas e 38 minutos
Bolsonaro diz que educação 'está horrível' e que pode escolher novo ministro hoje
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (2) que a situação da educação brasileira está "horrível". Em conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, pela manhã

POLÍTICA | 02/07/2020 10:16 - Há 23 horas e 40 minutos
“Governo agiu pesado para Lei das Fake News não ser aprovada”
O senador Angelo Coronel afirmou que o governo Bolsonaro “agiu pesado” para impedir que a legislação das fake news fosse aprovada

POLÍTICA | 02/07/2020 10:15 - Há 23 horas e 41 minutos
Especialista crê que eleição em Salvador será decidida em 2º turno
Carlos Zacarias acredita que a eleição na capital baiana não deve ser decidida no primeiro turno

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 3 horas e 26 minutos
Governador e Prefeito participam de ato simbólico
O governador Rui Costa participa do hasteamento da bandeira ao lado do prefeito ACM Neto

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 3 horas e 26 minutos
STF permitiu ao Brasil enfrentar pandemia "ao menos na área jurídica"
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, fez ontem um balanço das atividades da Corte no primeiro semestre do ano

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 3 horas e 26 minutos
PGR continuará busca de dados sigilosos da Lava Jato
A nota da PGR destaca que, a pedido do chefe da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, em fevereiro de 2015, Moro autorizou compartilhamento de provas e informações

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 3 horas e 26 minutos
Celso acelera ação da Rede contra foro de Flávio Bolsonaro
No despacho, o decano adota o rito abreviado da Corte e abre espaço de dez dias para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro enviar informações sobre o caso

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 3 horas e 26 minutos
Câmara aprova em 1º turno texto-base para adiamento
A Câmara aprovou o texto-base de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições para novembro

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 3 horas e 26 minutos
Raio Laser - 02/07 - Adiamento e prazos
Sob a batuta de Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Câmara dos Deputados aprovou ontem em primeiro turno o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as eleições municipais de outubro para novembro deste ano

POLÍTICA | 01/07/2020 17:14 - Há 1 dia, 16 horas e 42 minutos
Em conflito com lava jato, PGR diz que modelo de forças-tarefa é incompatível
A manifestação foi assinada pelo vice-procurador-geral, Humberto Jacques, nesta terça-feira, 30, ao rejeitar a prorrogação do empréstimo de dois procuradores com dedicação exclusiva para trabalhar na força-tarefa da Greenfield

POLÍTICA | 01/07/2020 13:14 - Há 1 dia, 20 horas e 42 minutos
PGR abre apuração por fala de Eduardo Bolsonaro sobre 'momento de ruptura'
Deputado ainda não é formalmente investigado. Declaração foi dada após operação da PF

POLÍTICA | 01/07/2020 13:11 - Há 1 dia, 20 horas e 45 minutos
STF e democracia emergem fortalecidos, diz Toffoli antes do recesso da Corte
Presidente do Supremo afirmou que período foi de desafios, mas também de união e diálogo

POLÍTICA | 01/07/2020 13:08 - Há 1 dia, 20 horas e 48 minutos
Reitor do ITA está bem cotado para assumir o Ministério da Educação
O nome do atual reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correa, tornou-se o mais forte para assumir o Ministério da Educação (MEC) depois da saída de Carlos Decotelli

POLÍTICA | 01/07/2020 13:04 - Há 1 dia, 20 horas e 52 minutos
'Não vai vingar esse projeto de fake news', afirma Bolsonaro
Texto aprovado no Senado nesta terça busca combater a produção e a disseminação organizada de conteúdo falso. Projeto ainda precisa passar pela Câmara e ser sancionado por Bolsonaro para virar lei

POLÍTICA | 01/07/2020 09:45 - Há 2 dias, 11 minutos
Major Denice: "Não sou e nem quero ser unanimidade dentro do PT"
A Major Denice Santiago (PT) afirmou que se sente honrada por ser a primeira mulher negra a ser candidata à Prefeitura de Salvador com perspectiva de ganhar

POLÍTICA | 01/07/2020 09:30 - Há 2 dias, 26 minutos
"É lamentável que ainda não se tenha uma diretriz”
O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que "é lamentável que ainda não se tenha uma diretriz para um Ministério tão importante”

POLÍTICA | 01/07/2020 09:20 - Há 2 dias, 36 minutos
Bolsonaro elogia Maia e Alcolumbre e faz convite para viagem, em cerimônia no Planalto
O presidente Jair Bolsonaro fez um aceno aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre

POLÍTICA | 01/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 3 horas e 26 minutos
Gilmar é definido relator de ação do MP do Rio contra foro de Flávio Bolsonaro
A Promotoria entende que os desembargadores da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio contrariaram o atual entendimento do STF sobre o foro especial, e que o processo de Flávio deve continuar na primeira instância

POLÍTICA | 01/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 3 horas e 26 minutos
TSE reabre coleta de provas em ações contra chapa Bolsonaro-Mourão
Pela decisão, pedido de reabertura pode ser feito pelos autores das ações. Ministros analisam pedidos de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

POLÍTICA | 01/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 3 horas e 26 minutos
Relator recua de propor remuneração de conteúdo no projeto das fake news
Na semana passada, o relator chegou a incluir a remuneração em seu parecer, conforme o Estadão/Broadcast Político antecipou

POLÍTICA | 01/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 3 horas e 26 minutos
Maia diz que adiamento das eleições deve ser votado na Câmara nesta quarta-feira
O deputado disse que o debate sobre a retomada da propagada partidária também não deve ser vinculada ao adiamento das eleições, embora, para ele, esse seja um debate legítimo

POLÍTICA | 01/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 3 horas e 26 minutos
Raio Laser - 01/07 - Sucessão na Câmara
A disputa pela sucessão do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Jr. (MDB), antecipou-se e já é tratada abertamente entre postulantes nos bastidores da Casa

POLÍTICA | 30/06/2020 16:20 - Há 2 dias, 17 horas e 36 minutos
Decotelli entrega carta de demissão; Planalto prepara anúncio da saída
Após a polêmica sobre títulos que ele diz possuir, a equipe de Bolsonaro aconselhou Carlos Alberto Decotelli a deixar o cargo

POLÍTICA | 30/06/2020 12:54 - Há 2 dias, 21 horas e 2 minutos
Após contestação, professor muda currículo outra vez
Decotelli deixou de afirmar na segunda-feira, 29, no currículo que fez pós-doutorado na Universidade de Wuppertal (Alemanha)

POLÍTICA | 30/06/2020 09:45 - Há 3 dias, 11 minutos
ACM Neto defende o adiamento das eleições municipais
O presidente nacional DEM, ACM Neto, voltou a defender o adiamento das eleições em função da pandemia do Covid-19

POLÍTICA | 30/06/2020 09:35 - Há 3 dias, 21 minutos
Lídice propõe economia criativa como possível solução em Salvador
A deputada federal Lídice da Mata participou do seu primeiro grande evento como pré-candidata a prefeita de Salvador pelo PSB

POLÍTICA | 30/06/2020 09:20 - Há 3 dias, 36 minutos
Maia diz que acordo para votar adiamento das eleições ainda está longe
Rodrigo Maia disse ontem que ainda está longe de um acordo para votar na Casa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais