Raio Laser - 9/12 - Em Lauro

Pesquisas para consumo interno realizadas pela equipe da prefeita petista Moema Gramacho (Lauro de Freitas) detectaram um “preocupante” salto nas intenções de voto para Teobaldo Costa (sem partido), dono da rede Atakarejo, à Prefeitura da cidade


Tribuna da Bahia, Salvador
09/12/2019 09:30 | Atualizado há 13 dias, 18 horas e 54 minutos

   

Pesquisas para consumo interno realizadas pela equipe da prefeita petista Moema Gramacho (Lauro de Freitas) detectaram um “preocupante” salto nas intenções de voto para Teobaldo Costa (sem partido), dono da rede Atakarejo, à Prefeitura da cidade. Eles atribuem a sólida curva de crescimento do empresário à rotina que passou a adotar de visitar com frequência os bairros da cidade, na Região Metropolitana de Salvador, falando o que chamam de “linguagem do povo”. A recomendação dada por assessores a Moema, que é candidata à reeleição, é a de que passe imediatamente a fazer o mesmo sob pena de iniciar o ano eleitoral em patamar significativamente abaixo do dele.

Quem paga (Lula)

A pergunta que não quer calar em Salvador é quem vai bancar o apartamento que o ex-presidente Lula procura para morar na cidade, no Corredor na Vitória, o metro quadrado mais caro da cidade. A menos que o ex-presidente venda um das duas coberturas que possui no mesmo prédio, no ABC paulista, vai ficar difícil fazer a transição, se diz no PT.

Quem mora

Aliás, segundo a coluna Esplanada, publicada na Bahia pela Tribuna, o ex-presidente escolheu o bairro por ficar perto do conselheiro Jaques Wagner. A coluna ainda refere-se à Vitória como bairro do senador e também do prefeito ACM Neto (DEM). Mas não são só os dois políticos que moram no metro mais caro da cidade. Há figuras que não tinham bala na agulha há algum tempo e que hoje ocupam apartamentos de luxo na Vitória.

Dificuldade

Políticos argumentavam ontem que não colou o argumento do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, sobre a dificuldade de conquistar uma vaga na Libertadores. Lembravam que Goiás e Fortaleza, com orçamento bem menor do que o do Bahia, terminaram o campeonato à frente do clube baiano e diziam, com todas as letras: "Lamentável!"

Argumentos

Os petistas que se armam para enfrentar a possibilidade de ingresso de Bellintani no PT também vão fazer o combate ao presidente do Esporte Clube Bahia, referindo-se à sua dificuldade para elevar a posição do Clube baiano. Dizem que, para enfrentar a cúpula que "parece" apaixonada por Bellintani, todos os argumentos devem ser utilizados.

Discurso

No petismo, a maioria quer saber como o presidente do partido no município, Ademário Costa, vai enfrentar a pressão para abrir as portas da legenda para Bellintani, se este for o destino partidário do presidente do Esporte Clube Bahia, depois de ter sido eleito defendendo uma candidatura própria na legenda que representasse, essencialmente, os negros.

Potencial (Ana Rita Tavares)

A informação de que a vereadora Ana Rita Tavares pretende ingressar no PT, depois que, no sábado, ela circulou livremente no evento de posse de Éden Valadares na presidência estadual do PT, correu neste fim de semana como rastilho de pólvora na agremiação, onde vereadores acham que podem sair prejudicados caso ela, efetivamente, se filia à legenda. É que seu potencial de votos assusta os companheiros.

Domingo maior

Não foi ontem que o Fantástico exibiu uma reportagem exclusiva sobre a bombástica Operação Faroeste, talvez a maior já realizada no Judiciário brasileiro e, com certeza, na Bahia, trazendo detalhes de como vivem alguns dos investigados, em meio a luxo e mimos de que só desfrutam multimilionários. A reportagem, pelo visto, ficou para o próximo domingo.

Homenagem

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), será homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com a Comenda Dois de Julho, hoje, às 10h. A celebração foi proposta pelo deputado estadual Jurandy Oliveira (PP). “É uma alegria muito grande ser homenageado pelo meu amigo, parceiro, Jurandy, a quem tenho uma admiração enorme. Ter o trabalho reconhecido é gratificante, mostra que a dedicação que tenho pela minha cidade traz resultados efetivos, principalmente para a nossa população”, declara Geraldo Júnior.

Protesto

Ontem, um grupo de manifestantes se reuniu na Barra para pedir a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a prisão após condenação em segunda instância. Pouco mais de 100 pessoas saíram do Farol da Barra até o Cristo para pressionar os senadores a votarem a PEC ainda este ano.

Novo em Salvador

Um dos fundadores do partido Novo, Christian Lobhauer, defendeu em Salvador, no último sábado, que é impossível fazer política sem a Bahia. "Em toda estrutura de poder no Brasil existe um baiano. Por isso temos que fazer o partido Novo nesse estado crescer", disse. O candidato a vice-presidente de João Amoedo em 2018 participou do 1° encontro municipal do Novo na capital baiana ao lado da deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP). Os dois debateram o cenário econômico e social do Brasil, passando pela discussão eleitoral em 2020 e a trajetória da bancada do partido na Câmara Federal no primeiro ano de mandato. Na platéia, filiados, simpatizantes e participantes do processo seletivo do Novo para a escolha de candidatos a vereador no próximo ano. No momento de debate, Adriana Ventura aconselhou os postulantes a vereador pelo Novo a dialogarem com as comunidades do município.


Leia a Coluna completa na edição impressa do jornal ou na Tribuna Virtual.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas