PECs da reforma tributária acabam com a guerra fiscal

Propostas não reduzem carga e nem alteram regressividades dos impostos

Tribuna da Bahia, Salvador
11/01/2020 19:59 | Atualizado há 16 dias, 19 horas e 26 minutos

   
Foto: Divulgação

A volta do início dos trabalhos do Poder Legislativo em fevereiro abre a expectativa de que o Congresso Nacional aprove neste ano alguma reforma tributária. Duas propostas de emenda constitucional têm mais chance de serem votadas. A PEC 45/2019 na Câmara dos Deputados, e a PEC 110/2019 no Senado Federal.

A PEC da Câmara aguarda parecer do relator na comissão especial e a PEC do Senado ainda está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pronta para ser votada a sua admissibilidade.

Segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil, as propostas são semelhantes nos seus objetivos, mas diferentes no conteúdo – abrangência, prazos de transição e grau de autonomia de União, estados e municípios de fixarem alíquotas de impostos, taxas e contribuição.

“As duas [PECs] propõem a substituição dos principais tributos de produtos e serviços - o ICMS [Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], o ISS [Imposto Sobre Serviço], o IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] e o PIS[Programa de Integração Social] / Cofins [Contribuição para Financiamento da Seguridade Social] - pelo Imposto de Bens e Serviços [IBS], que é um imposto do tipo valor adicionado”, explica o economista Bernardo Appy, ex-secretário executivo e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003 – 2009) e diretor do Centro de Cidadania Fiscal, o think tank que elaborou a PEC 45 que foi apresentada na Câmara pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP).

“As duas propostas tentam simplificar e tornar menos oneroso o recolhimento dos tributos, do ponto de vista da burocracia, do tempo necessário para gerir essas obrigações tributárias. E, ao mesmo tempo, promover uma uniformização tributária no âmbito federal, de modo a acabar com aquilo que tem se chamado de guerra fiscal, cujo principal elemento de disputa é o ICMS”, acrescenta Luiz Alberto dos Santos, consultor do Senado Federal e professor da Ebape/Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Conforme Appy, “as duas propostas acabam com a guerra fiscal na prática. O fim da guerra fiscal se dará ao longo da transição”, tempo que difere entre as duas propostas. No caso da PEC 45, há dois prazos. O IBS será implantado em dez anos no que diz respeito à extinção integral dos antigos tributos e a vigência plena do novo. Para a conclusão da partilha da receita do novo tributo entre os entes federativos (União, estados e municípios), o prazo é de 50 anos.

No caso da PEC 110, mais impostos são consolidados no IBS e os prazos previstos são mais céleres: seis anos para extinção de antigos tributos e dez anos para a conclusão da partilha. Essa proposta constitucional tem o mesmo conteúdo do substitutivo da Proposta de Emenda Constitucional nº 293/04, relatada pelo ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que estava pronta para ser votada em comissão em 2018.

Guerra Fiscal

Para acabar com a guerra fiscal, as duas propostas adotam o princípio da tributação no destino. Ou seja, a receita será recolhida e arrecadada pela unidade da Federação ao qual o produto se destina e não onde é produzida. “O princípio da origem daria lugar ao princípio da tributação no destino. Esse é o principal elemento capaz de reduzir a guerra fiscal”, assinala, Luiz Alberto dos Santos.

Na opinião de Bernardo Appy, esse arranjo terá efeito na produtividade das empresas e no crescimento econômico. “As empresas acabam por escolher seus centros de distribuição não por onde minimiza os custos de logística, mas minimiza os custos tributários. Do ponto de vista econômico perde produtividade, gasta mais capital e trabalho para fazer a mesma distribuição. Esse tipo de distorção deixa de existir”, garante o economista.

Ele acrescenta que “essa simplificação tem um efeito muto grande sobre o potencial de crescimento da economia brasileira. Uma parte do efeito mais evidente, o custo burocrático de pagar imposto – que no Brasil é o mais alto do mundo – por causa desses tributos sobre produtos e serviços e também da complexidade que gera muito litígio”.

Carga tributária e regressividade

No senso comum e no desejo de contribuintes e empresários, fazer reforma tributária acende a expectativa de que haverá redução da carga de impostos, taxas e contribuições. Appy e Santos afastam essa possibilidade.

“Não é intenção de nenhuma das propostas a redução de carga tributária. Vamos ter mudança na composição dos tributos e na forma de distribuição desses tributos entre os entes da Federação, como eles vão incidir em cada etapa do processo produtivo”, sublinha o consultor do Senado.

“Só dá para reduzir carga tributária diminuindo dívida pública”, pondera Bernardo Appy. De acordo com ele, “carga tributária é uma discussão de dívida pública. Se o país quer ter políticas públicas mais abrangentes, vai ter uma carga tributária mais alta. Se quer ter uma atuação menor do governo, vai ter uma carga tributária menor.”

Outra expectativa que pode ser frustrada é a possibilidade de diminuir o peso dos impostos regressivos e indiretos, que todos pagam – inclusive os mais pobres – quando compram uma mercadoria ou pagam um serviço. Ao contrário desses tributos, os impostos que taxam renda, patrimônio ou lucro pesam para os setores mais ricos da sociedade.

Conforme análise publicada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), as duas propostas, além de dar fim à guerra fiscal, reduzem litígios, simplificam e barateiam a cobrança e o pagamento de tributos, mas não resolvem “o problema da injustiça tributária, porque mantêm o caráter regressivo do sistema tributário, evitando tributar de modo mais expressivo a renda e o patrimônio.”

“É um conjunto de propostas não atinge ou não afeta algumas distorções do nosso sistema tributário, como a questão de benefícios de isenções fiscais, inclusive federais. A questão da tributação de grandes fortunas não está sendo equacionada. A regressividade do sistema vai continuar existindo”, aponta Luiz Alberto dos Santos.

Para Bernardo Appy, existe a possibilidade de “corrigir distorções” da regressividade, mas há limites para avançar. “Países em desenvolvimento não têm como tributar a renda no mesmo nível dos países desenvolvidos, porque a população é mais pobre”. O economista estima que cerca de 10% da população no Brasil paga Imposto de Renda de Pessoa Física, enquanto nos países desenvolvidos a base de arrecadação é de 90% da população.

Outras propostas

Além das PECs 45 e 110, há outras propostas tramitando no Congresso Nacional. Esse é o caso da Emenda Substitutiva Global 178/2019 assinada pelos partidos da oposição na Câmara (PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL e Rede). A emenda substitui o relatório da PEC 45 e é baseada no documento A Reforma Tributária Necessária, elaborado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais (Anfip), Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e Plataforma Política Social.

O documento prevê tributação da renda, da propriedade e da riqueza, das transações financeiras, de bens e serviços, da folha de pagamentos, e cria novas formas de arrecadação como a tributação ambiental e a tributação do comércio internacional.

Outra proposta de emenda constitucional é a PEC 128/2019, de autoria do deputado Luis Miranda (DEM-DF) que “altera o sistema tributário nacional”. A proposição ainda aguarda votação de admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara. Se aprovada irá à comissão especial e poderá ser apensada à proposta em discussão.

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

POLÍTICA | 28/05/2020 12:13 - Há 3 horas e 12 minutos
'Ordens absurdas não se cumprem', diz Bolsonaro sobre operação da PF contra fake news
Presidente afirmou ainda que 'não haverá outro dia igua' à quarta-feira

POLÍTICA | 28/05/2020 11:50 - Há 3 horas e 35 minutos
‘Presidente usa instituições como braço de atuação político-partidária’
Rui Costa afirmou, ontem, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usa as instituições públicas do país como "braço de atuação político-partidária"

POLÍTICA | 28/05/2020 11:50 - Há 3 horas e 35 minutos
Ana Paula Matos afirma que aceita ser vice de Bruno Reis
Filiada ao PDT na janela partidária, o nome da titular da Sempre ganhou força após as chances do secretário de Saúde, Leo Prates (PDT), reduzirem

POLÍTICA | 28/05/2020 09:45 - Há 5 horas e 40 minutos
Governo pede que Supremo suspenda depoimento de Weintraub e tranque inquérito
O governo afirmou ao Supremo que a manifestação de Weintraub durante a reunião ministerial se trata de ‘exercício da liberdade de expressão’

POLÍTICA | 27/05/2020 23:28 - Há 15 horas e 57 minutos
Aras nega pedido de apreensão do celular de Bolsonaro
Pedido de apreensão, feito por partidos, foi encaminhado pelo relator do caso ao procurador-geral da República. Aras entendeu que não cabe a partidos fazer esse tipo de solicitação


POLÍTICA | 27/05/2020 23:26 - Há 15 horas e 59 minutos
Bolsonaro sanciona com vetos projeto de socorro financeiro a estados e municípios
Texto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (28). Nesta terça (26), Bolsonaro assinou MP com aumento de salário para policiais e bombeiros do DF

POLÍTICA | 27/05/2020 23:25 - Há 16 horas e 0 minutos
TCU suspende anúncios do BB em sites acusados de fake news
Pela decisão, ficam excluídos da suspensão os portais, sites, blogs e redes sociais vinculados a empresas concessionárias de serviços de radiodifusão

POLÍTICA | 28/05/2020 08:50 - Há 6 horas e 35 minutos
Ativista xinga e ameaça perseguir ministro
‘A gente vai infernizar sua vida’, disse a ativista Sara Winter

Mais sobre

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 8 horas e 55 minutos
Alvo de operação, Jefferson compara STF ao nazismo
O ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, comparou o Supremo Tribunal Federal (STF) ao nazismo

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 8 horas e 55 minutos
PF mira aliados e Planalto defende ações por 'abuso de autoridade'
No último domingo, Bolsonaro publicou em suas redes sociais um trecho da lei de abuso de autoridade a respeito de divulgação total ou parcial de gravações

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 8 horas e 55 minutos
Raio Laser - 28/05 - CPMI
A relatora da CPMI das Fake News, deputada federal Lídice da Mata (PSB) emitiu uma nota ontem em que afirma que a operação da Polícia Federal de hoje “comprova a linha de investigação” da comissão

POLÍTICA | 27/05/2020 15:41 - Há 23 horas e 43 minutos
Moraes bloqueia redes sociais de bolsonaristas
Entre os que tiveram as contas bloqueadas estão Allan dos Santos, Bernardo Kuster e Sara Winter

POLÍTICA | 27/05/2020 15:32 - Há 23 horas e 53 minutos
Aras pede a Fachin para suspender tramitação do inquérito das fake news
Aras argumenta não ver crime nos posts em redes sociais dos alvos da operação, considerando "desproporcionais" as medidas de bloqueio das contas em redes sociais

POLÍTICA | 27/05/2020 14:24 - Há 1 dia, 1 hora e 0 minutos
Datafolha: 61% dos que viram reunião ministerial, Bolsonaro quis interferir na PF
Instituto ouviu 2.069 adultos por telefone celular na segunda (25) e nesta terça (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais

POLÍTICA | 27/05/2020 14:21 - Há 1 dia, 1 hora e 4 minutos
Eduardo e Carlos Bolsonaro criticam operação da PF contra fake news
Carlos Bolsonaro caracterizou o inquérito como "inconstitucional, político e ideológico"

POLÍTICA | 27/05/2020 14:02 - Há 1 dia, 1 hora e 23 minutos
Moraes afirma que provas expõem associação criminosa envolvendo gabinete do ódio
Ministro do STF autorizou operação que fez buscas e apreensões em endereços de aliados de Jair Bolsonaro, como o ex-deputado Roberto Jefferson e o empresário Luciano Hang

POLÍTICA | 27/05/2020 10:09 - Há 1 dia, 5 horas e 15 minutos
"Vai ter mais", diz Bolsonaro ao comentar ação da PF contra Witzel
Governador do Rio de Janeiro é alvo de investigação que apura indícios de desvios de recursos destinado ao combate ao coronavírus

POLÍTICA | 27/05/2020 10:03 - Há 1 dia, 5 horas e 21 minutos
Governadores do Nordeste preparam dossiê contra fake news
Segundo Rui Costa, máquina de notícias falsas chega a custar R$ 7 milhões para produzir material

POLÍTICA | 27/05/2020 10:00 - Há 1 dia, 5 horas e 25 minutos
Contra fake news, operação da PF mira Jefferson, Hang e ativistas bolsonaristas
Eles são suspeitos de compor grupo que ataca autoridades com notícias falsas; PF também mira financiadores dessa equipe

POLÍTICA | 27/05/2020 09:54 - Há 1 dia, 5 horas e 30 minutos
Casos de coronavírus devem estabilizar em agosto, prevê almirante
O almirante Almir Garnier disse que os laboratórios das forças armadas continuarão a produzir cloroquina, que poderá ser utilizada em casos de Covid-19 e outras doenças

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 8 horas e 55 minutos
Morre ex-deputado Sérgio Gaudenzi aos 78 anos
O ex-deputado federal Sérgio Gaudenzi morreu na madrugada de ontem aos 78 anos

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 8 horas e 55 minutos
PGR denunciou cerca de 70 pessoas em sete meses de gestão
O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou ontem o relatório de atividade dos sete primeiros meses de sua gestão

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 8 horas e 55 minutos
Carla Zambelli nega que soube antecipadamente de operação
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) negou ontem, em entrevista à CNN Brasil, que tenha sabido antecipadamente da operação Placebo, deflagrada em endereços do governador do Rio, Wilson Witzel (PSC)

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 8 horas e 55 minutos
PF apreende celulares e computadores do governador do Rio
Wilson Witzel foi alvo de operação da PF que investiga desvios de recursos públicos contra a Covid-19

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 8 horas e 55 minutos
Raio Laser - 27/05 - PF em ação!
Foram 14 mandatos que miraram endereços de Witzel, inclusive escritório de sua mulher. Aquele mesmo que na reunião ministerial de 22/4, Bolsonaro classificou como "estrume"

POLÍTICA | 26/05/2020 18:56 - Há 1 dia, 20 horas e 28 minutos
Celso de Mello diz que Judiciário independente 'repele injunções marginais e ofensivas'
Decano do STF é relator do inquérito que investiga se Bolsonaro tentou interferir na PF e divulgou, na semana passada, vídeo de reunião ministerial, o que gerou críticas do presidente

POLÍTICA | 26/05/2020 14:48 - Há 2 dias, 36 minutos
RJ: MPF vê 'prova robusta' de fraudes e indícios de que Witzel sabia dos contratos
nvestigação fala em 'vínculo estreito' da primeira-dama com empresário preso. Governador do RJ nega participação em qualquer irregularidade e diz que sigilos estão abertos. Celulares e computadores de Witzel foram apreendidos

POLÍTICA | 26/05/2020 10:13 - Há 2 dias, 5 horas e 12 minutos
Deputada Carla Zambelli, aliada de Bolsonaro, antecipou que haveria operações da PF contra governos estaduais
Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta segunda-feira (25), ela disse que operação 'Covidão' estava para sair. Nesta terça, PF cumpriu mandados na residência oficial do governador do Rio

POLÍTICA | 26/05/2020 10:10 - Há 2 dias, 5 horas e 14 minutos
Witzel nega irregularidade e diz que interferência de Bolsonaro está 'oficializada'
Agentes da Polícia Federal cumprem 12 mandados de busca e apreensão -- um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, na manhã desta terça (26)

POLÍTICA | 26/05/2020 10:06 - Há 2 dias, 5 horas e 18 minutos
Neto fica “perplexo” com tom da reunião de Bolsonaro
O prefeito ACM Neto disse, ontem, que ficou “perplexo” com o tom da reunião de Bolsonaro com ministros

POLÍTICA | 26/05/2020 10:05 - Há 2 dias, 5 horas e 19 minutos
Rui Costa atribui aumento da violência no estado à pandemia
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), atribuiu, ontem, o aumento da violência no estado à pandemia de coronavírus

POLÍTICA | 26/05/2020 08:48 - Há 2 dias, 6 horas e 37 minutos
Witzel é alvo de operação da PF sobre desvio de verbas no combate ao coronavírus
São 12 mandados de busca e apreensão -- um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC)

POLÍTICA | 26/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 55 minutos
Presidente diz acreditar em arquivamento e defende ‘harmonia’ entre poderes
A publicação do presidente foi interpretada nos bastidores como um recado a Celso de Mello

POLÍTICA | 26/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 55 minutos
Senado aprova MP que dá reajuste à cúpula da PF
O Senado aprovou ontem a medida provisória 918/2020 que reestrutura cargos e funções da Polícia Federal e prevê reajustes ao topo da carreira do órgão

POLÍTICA | 26/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 55 minutos
Procuradores avaliam que Bolsonaro faz pressão indevida ao visitar Aras
A visita do presidente causou grande desconforto entre integrantes do Ministério Público Federal

POLÍTICA | 26/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 55 minutos
Raio Laser - 26/05 - Esforço
"A Bahia tem todo potencial para se tornar locomotiva industrial desse país". Foi com essa declaração que o vice-governador João Leão

POLÍTICA | 25/05/2020 17:40 - Há 2 dias, 21 horas e 45 minutos
Planalto informa a Polícia Federal que Moro não assinou exoneração de Valeixo
Esclarecimento foi prestado dentro do inquérito que investiga denúncia de interferência de Bolsonaro na PF. Governo informou que incluir nome de ministro em ato é a 'praxe'

POLÍTICA | 25/05/2020 11:27 - Há 3 dias, 3 horas e 57 minutos
Ministro Luís Roberto Barroso assume Presidência do TSE nesta segunda
Cerimônia de posse será realizada de forma virtual, pela primeira vez na história da Corte