Raio Laser - 15/01 - Puxando o bloco?

Apesar de o governador insistire m participar da festa que marca o termômetro político na capital baiana, principalmente, em ano de eleição, são poucas as chances de ser liberado pela equipe médica


Tribuna da Bahia, Salvador
15/01/2020 06:40 | Atualizado há 11 dias, 23 horas e 21 minutos

   
Foto: Reprodução

A definição se o governador Rui Costa (PT) poderá puxar ou não o bloco petista, governista na Lavagem hoje nesta quarta-feira (15), após avaliação médica. Ele passou por um procedimento cirúrgico no último domingo (5) no Hospital Sírio Libanês para retirada de retirada de um nódulo mamário e ginecomastia.  Apesar de o governador insistire m participar da festa que marca o termômetro político na capital baiana, principalmente, em ano de eleição, são poucas as chances de ser liberado pela equipe médica.

Desgaste

Mas de por um por lado a recomendação é de repouso para o governador Rui Costa, ele, no entanto, não tem sido poupado do desgaste após Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspender a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 158/2019. Diante disso, o gestor pediu para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) retirar a reforma da Previdência dos servidores estaduais da pauta de votação da Casa.

Fora da pauta

O ofício foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) ontem. “Solicito que sejam retirados de tramitação a Proposta de Emenda Constitucional nº 158/2019 que modifica regras relativas ao Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos civis do Estado da Bahia e dá outras providências, e o Projeto de Lei nº 23.722/2020, que altera a Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, e a Lei nº 11.357, de 06 de janeiro de 2009, e dá outras providências”, diz um trecho do encaminhamento.

Neto no Bonfim (ACM Neto)

O prefeito ACM Neto participa, amanhã, a partir das 8h, da programação da Lavagem do Bonfim, que tem início com a concentração da caminhada religiosa em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. A caminhada de fiéis por um percurso de oito quilômetros até a Colina Sagrada terá início após a realização de um ato ecumênico em frente à Basílica da Conceição, com a participação do pároco e reitor do Santuário da Conceição da Praia, Adilton Lopes Pinto.

Lado a lado

ACM Neto vai fazer o percurso da Lavagem do Bonfim ao lado do vice e pré-candidato à sucessão Bruno Reis. Será o primeiro grande evento popular do qual Reis participa já condição de nome escolhido por Neto para disputar o pleito de 2020.

Comemoração

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), autor do pedido da retirada da proposta de reforma da Previdência estadual do Legislativo, sem dúvida comemorou o pedido de Rui.  Para ele, o dia 14 de janeiro de 2020 vai ficar marcado na história baiana como o dia em que ‘mais um tirano recuou em face da luta organizada dos trabalhadores’. De acordo com Hilton, “o Executivo não submeteu a proposta ao Conselho Previdenciário do Estado, que é órgão consultivo, deliberativo e de supervisão superior, que tem por finalidade a formulação de normas e diretrizes para a execução da política previdenciária do Estado, para seus servidores e pensionistas, tem a seguinte composição, de acordo com a Lei Estadual nº 10.955/07”.

Apoio

Em apoio a Hilton Coelho, o deputado estadual Alan Sanches (DEM) atribuiu o recuo do à ‘repercussão’ dos movimentos sociais nos últimos dias. O democrata fez questão de lembrar que faltou diálogo por parte do petista com representantes dos servidores públicos “que sempre apoiaram ele”.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas