Raio Laser - 20/01 - Adiamento

A direção nacional do PT adiou a decisão sobre o calendário de escolhas de candidaturas para a reunião executiva marcada para 7 de fevereiro, o que desagradou os petistas de Salvador


Tribuna da Bahia, Salvador
20/01/2020 06:40 | Atualizado há 1 dia, 14 horas e 38 minutos

   
Foto: Reprodução / Google fotos

A direção nacional do PT adiou a decisão sobre o calendário de escolhas de candidaturas para a reunião executiva marcada para 7 de fevereiro, o que desagradou os petistas de Salvador, que correm contra o tempo para definir o candidato para disputar a prefeitura da capital baiana. Para o presidente municipal do partido, Ademário Costa, “essa é uma decisão preocupante, completamente dissociada do calendário político de uma cidade como Salvador”.

Pré-campanha

Ademário ressaltou ainda o fato de Salvador “será a cabeça de ponte do debate entre a esquerda e a direita no Nordeste”, com reverberações no cenário nacional. “Aqui já estamos em pré-campanha eleitoral”, pontuou. “Apesar de discordar da demora do PT nacional vamos continuar com o nosso programa de debates sobre o programa de governo, com nossa imagem colada nas realizações do governador Rui Costa e no legado de Dilma, Lula e Wagner”, acrescentou.

Opções (Fábio Vilas Boas)

Além de Leo Prates e Vovô do Ilê, outros nomes têm surgido como possibilidades para se filiarem ao PDT com vistas às eleições municipais. Dois eles são o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e o comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, caso Leo desista. "Temos alternativas dentro e fora da política. E digo mais. Tenho certeza da força do secretário Fábio Vilas Boas, devido a sua capacidade gerencial à frente da Secretaria de Saúde. Por isso, vamos conversar com ele, para tentar trazê-lo para o debate nos próximos dias", disse o presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Jr.

De fora (Jaques Wagner)

O senador Jaques Wagner não ocupará nenhuma função na direção nacional do PT, segundo a relação divulgada pelo partido na última sexta-feira (17). O baiano havia dito no mês passado que aceitara o convite de Lula para ser vice-presidente da agremiação. No entanto, ele teria sido preterido pela cúpula da sigla e iria receber a liderança do PT no Senado como forma de compensação, mas o posto foi dado ao senador Humberto Costa. O ex-deputado federal baiano Luiz Caetano ficará na coordenação regional. Além dele, representam o estado no diretório nacional Ellen Coutinho, Erisvaldo Ferreira de Jesus, Everaldo Anunciação, Moema Gramacho e Vera Lucia da Cruz Barbosa.

Pesar

Faleceu na madrugada deste domingo (19) Madalena Aleluia Maia e Maia, mãe do secretário de Comunicação da prefeitura de Salvador, José Pacheco Maia Filho. O auxiliar do prefeito ACM Neto informou ao Política Livre que o sepultamento ocorrerá às 16h de hoje, no cemitério Jardim da Saudade

Eleitos (Magno Levine)

Pré-candidato a prefeito de Salvador, Magno Lavigne foi eleito, ao lado de Iaraci Dias, porta-vozes estaduais da Rede Sustentabilidade. A eleição, que contou com chapa única, ocorreu durante a Conferência Estadual do partido, realizada no Sindicato dos Engenheiros da Bahia, neste sábado (18). O evento contou com as presenças do porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo, do porta-voz municipal do partido, Cláudio Mascarenhas, do dirigente da Executiva Nacional, Júlio Rocha, além de lideranças do partido.

Diálogo

De malas prontas para o PDT, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, participou na manhã deste sábado (18) da conferência estadual da Rede Sustentabilidade na Bahia. A presença do gesto no evento vai ao encontro do que tem pregado nos últimos meses: o diálogo com todas as forças políticas. “Dialogar para construir é uma vocação. Hoje estive na Conferência Estadual da Rede de Sustentabilidade, a convite dos amigos Magno Lavigne, Iaraci Dias e Pedro Ivo! Um grande abraço a todos!”, postou no Instagram. Leo pediu desfiliação do Democratas no mês passado, alegando perseguição, e aguarda uma decisão da Justiça Eleitoral. Seu objetivo é disputar a prefeitura de Salvador. A deputada federal Lídice da Mata (PSB) também esteve na conferência.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas