Vice de Bruno Reis sairá do PDT ou Republicanos

Vovô do Ilê foi sondado na semana passada para ocupar a vice de Bruno Reis na disputa pela prefeitura


Tribuna da Bahia, Salvador
21/01/2020 10:00 | Atualizado há 30 dias, 1 hora e 21 minutos

   
Foto: Divulgação

Por: Henrique Brinco


O nome que vai incorporar um vice-candidato ao prefeito Bruno Reis (DEM), em Salvador, deve sair de dois partidos da base: PDT ou Republicanos. Uma informação foi confirmada por uma série de fontes ligadas ao Palácio Thomé de Souza no Tribuna . A primeira força em função do acordo firmado entre o ACM Neto e o presidente nacional pedetista, Ciro Gomes, iniciou uma aliança na corrida eleitoral pela Presidência, em 2022. Com isso, dois nomes despontam como favoritos: Leo Prates e Vovô do Ilê, que na semana passada foi aprovada por Bruno para uma vaga.

Já os republicanos têm peso pela perspectiva de seleção na bancada de verificadores, que devem ser ampliados com fim de coligações e força eleitoral da Igreja Universal do Reino de Deus, e por ser o partido da RecordTV Itapoan (emissora com jornalismo líder de audiência, no momento). Despontam como favoritos os nomes do presidente Ireuda Silva e deputado federal Márcio Marinho. Existe, também, uma possibilidade de presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (SD), filiar-se na sigla.

PARA ONDE VAI GERALDO?

A decisão sobre qual partido Geraldo vai se filiar depende de qual posto ele vai querer ocupar a partir de 2021. Se você tentar a reeleição para verificador e, posteriormente, para a presidência da Câmara, irá para o MDB. Se for um vice de Bruno, faça uma bênção dos republicanos. Ele está disposto a conversar com o PDT, se necessário.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador se reuniu na semana passada com o presidente do MDB Bahia, Alex Futuca, e membros do executivo estadual. Futuca afirmou, por meio de nota, que "está praticamente certa" à ida do edil para uma sigla. "Inclusive ele hoje já participou de uma reunião de trabalho, orientando sobre uma chapa de verificadores", registrado.

Já Geraldo disse que o encontro "foi uma visita de cortesia". "É lógico que o MDB, pela sua história e grandiosidade, é um partido que tem minha simpatia. Adquirir mais uma vez o convite e a paciência e definir o meu destino depois de conversar com todo o meu grupo político, ou o que ocorrerá até depois fazer carnaval ".

DE VOLTA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) retomará, a partir de hoje, os prazos processuais e as sessões de julgamento. O retorno dos serviços ocorre após término do recesso forense, previsto no art. 220 da Lei nº 13.105/2015. O expediente na Justiça Eleitoral para atendimento ao eleitor foi retomado desde o dia 7 de janeiro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

No mês de janeiro haverá sessões nas segundas e terças, pela manhã, e quartas e quintas, à tarde. As sessões do TRE baiano são abertas ao público, com transmissão ao vivo, pelo canal do TRE-BA no YouTube. As pautas, o calendário e as decisões podem ser consultados no site do TRE-BA, na aba “serviços judiciais”.

E os eleitores de 242 municípios precisam ficar atentos, já que têm até o dia 18 de fevereiro para realizar o recadastramento biométrico obrigatório. O cidadão que não atende à convocação da Justiça Eleitoral não pode votar para vereador e vereador nas próximas mortes, além de sofrer outras penalidades contidas no Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965), um exemplo da impossibilidade de obter passaporte ou carteira de identidade, dentre outras restrições.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas