Coronavírus: número de mortes na China passa de 300

Província de Hubei, onde começou o surto, registrou 45 novas vítimas e quase 2 mil contágios, segundo balanço mais recente


Tribuna da Bahia, Salvador
02/02/2020 07:00 | Atualizado há 18 dias, 3 horas e 27 minutos

   
Foto: Reprodução

Subiu para 304 o número de mortes causadas pelo novo coronavírus na China. O balanço mais recente, divulgado neste sábado (1º) pela TV estatal chinesa, indica também que já são 14.380 pessoas infectadas no país.

Foram confirmadas 45 novas mortes e 1.921 casos da doença respiratória causada pelo vírus na província de Hubei, onde começou a epidemia.

A cidade de Wuhan, epicentro do surto, foi isolada pelas autoridades para tentar evitar novos contágios. Voos e viagens de trens estão suspensos.

Além da China, mais de 20 países registraram casos da doença.

No Brasil, só suspeitas

Por aqui, o Ministério da Saúde informou ontem (1) que há 16 casos suspeitos. Nenhum foi confirmado. Os pacientes são de Ceará (1), São Paulo (8), Paraná (1), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (4).

Emergência de saúde pública

Na quinta (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Com isso, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

"Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas