Carnaval bateu recorde de público com 16,5 milhões de foliões em duas semanas de festa

Esse foi o balanço do Carnaval dos Carnavais, que bateu recorde de público e superou todas as edições passadas da festa


Tribuna da Bahia, Salvador
27/02/2020 06:40 | Atualizado há 3 dias, 7 horas e 42 minutos

   
Foto: Divulgação / Secom PMS

Por: Rayllanna Lima


Mais de 12,7 mil artistas, 2,6 mil horas de música e cerca de mil apresentações. Esse foi o balanço do Carnaval dos Carnavais, que bateu recorde de público e superou todas as edições passadas da festa. Em coletiva à imprensa realizada no início da tarde dessa Quarta-Feira de Cinzas, 26 de fevereiro, o prefeito ACM Neto, junto com seu secretariado, revelou que foram mais de 16,5 milhões de pessoas nas ruas em quase duas semanas de folia.

"O legado que deixamos para o futuro da cidade - e que não vai mudar - é que as pessoas reencontraram as ruas. O Carnaval voltou a acontecer de forma mais ampla, democrática e participativa, bem diferente de como encontramos em 2013", disse o chefe do Executivo municipal, no Camarote Oficial da Prefeitura, no Campo Grande. Ele comemorou o sucesso do Carnaval 2020, o oitavo e último que ele comandou como gestor da cidade.

“Uma multidão tomou conta de Salvador, coroando todo esse trabalho que vem sendo feito. Não existe lugar nenhum no planeta que faça uma festa dessa magnitude, com esse nível de organização, de estrutura e qualidade de serviços como Salvador faz. E, assim que ficarmos sabendo quem será o próximo prefeito, vamos ajudar com uma equipe de transição a organizar a festa em 2021”, garantiu.

Em outras entrevistas, ainda durante a folia, o prefeito já havia declarado que vai chamar o próximo prefeito para debater sobre a festa no próximo ano. “A gente faz o planejamento do Carnaval ao longo de todo o ano. Em outubro, quando nós soubermos quem será o próximo prefeito, um dos primeiros pontos que vou fazer é chamar essa pessoa para conversar, estabelecer um processo de transição. E um dos pontos mais importantes dessa transição vai ser o ajuste do Carnaval. No que depender de mim, vou deixar tudo planejado e organizado”, disse.

A folia de Salvador deste ano começou antes mesmo de começar, já no pré-Carnaval, com os já consagrados Furdunço, Fuzuê e Pipoco. Houve ainda o Carnaval dos

Bairros. Entre os circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha foram 210 atrações sem corda. Além da folia nos bairros, houve ainda o Carnaval Náutico, que reuniu 200 embarcações na Baía de Todos-os-Santos.

E veio gente de todo canto do mundo para a capital baiana. De acordo com o balanço divulgado, mais de mil turistas nacionais e internacionais foram atendidos nos postos de atendimento do Elevador Lacerda e do Porto da Barra. Com tanta gente na cidade, a taxa média de ocupação hoteleira ficou, na média, em torno de 95%, chegando a atingir 98% e 100% em alguns hotéis, especialmente aqueles mais próximos dos circuitos da festa.

Segurança - Em meio a tantas pessoas em um só lugar, a festa foi também marcada pela tranquilidade. Nenhum óbito ou doença grave foram registrados na festa. Segundo a Prefeitura, foram realizados 1.501 atendimentos no apoio aos órgãos e ao cidadão. O montante representa um aumento de 41,5% em relação ao ano passado (1.061). No total, foram 20 ocorrências, uma queda de 41,5% em relação a 2019, quando foram contabilizadas 45.

Balanço - Saúde - Uma mega operação foi realizada ao longo dos dias de folia para atender a todo tipo de demanda do folião. Na saúde, foram registrados 5,6 mil atendimentos até as 5h da Quarta-Feira de Cinzas. O número representa aumento de 13% ante 2019. Também foram distribuídos pouco mais de um milhão de preservativos masculinos e femininos.

Mais de 7,7 mil estabelecimentos foram inspecionados pelas equipes da Vigilância Sanitária de Salvador. E mais de 36,4 mil crianças receberam pulseiras contendo seus dados e os dados dos pais. Também foram recolhidos 362 documentos, uma alta superior a 40% na comparação com o ano anterior, quando houve recolhimento de 257 documentos.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas