Um mês após a surpresa de ser escolhida para o prestigiado staff de angels da marca “Victoria’s Secret”, e se transformar numa das modelos mais noticiadas do mundo, a ex-recepcionista baiana Samile Bermannelli deixa Nova York, onde mora, e conquista também a cena fashion européia. Esta semana ela brilhou como grande estrela na prestigiada semana de moda “London Fashion Week” que encerrou ontem no Reino Unido.
A participação de Samile Bermannelli em Londres é extraordinária para uma new face, embora se leve em conta que a baiana é escoltada internacionalmente por um pool de agencias que inclui entre outras as “Mega Partners” e “Mega Model", no Brasil, a “Elite New York", a “Special” da Itália e “The Squared” de Londres. Nesta semana fashion desfilou, por exemplo, para monstros sagrados do estilo, como “Maison Rocksand” que vende roupas em quarenta países, e a estilista britânica Margaret Howell, famosa pela moda andrógina e totalmente cool.
O bombástico anúncio da escolha da new face baiana para o mais importante desfile de moda do mundo, o “Victoria’s Secret Fashion Show” da marca de lingerie norte-americana “Victoria’s Secret” foi noticiado em Boa Terra como uma das notas exclusivas na mídia impressa do Brasil. Foi logo após a “Vogue” Austrália quebrar o segredo da marca e relatar que supermodelos como a brasileira Isabeli Fontana estavam fora do famoso desfile.
Estilo aprovado pelo olhar do dono
O sucesso da “Casa Cor Bahia” já pode ser comemorado com antecipação. A versão baiana da maior mostra de decoração das Américas teve festa especial na segunda feira e só abre para visitação publica a partir de hoje, mas basta levar em conta o elogio que recebeu da família Slavick durante a festa para convidados, para acreditar que acertou. Alceu Hiltner, dono do palacete proto-modernista que abriga o evento, circulou pelos espaços ciceroneado pelo top decorador Wesley Lemos.
Acompanhado da mulher Elizabeth Slavick, e pela filha Itala Hiltner, Alceu considerou acertado o trabalho dos decoradores e designers de interiores, em não alterar, por exemplo, a estrutura do teto. Ou seja, foi criada uma nova ambientação , mas respeitando o projeto original tanto da cobertura, como da estrutura das paredes.
Ponto positivo para o anfitrião Wesley Lemos. O arquiteto e design é sergipano, mas faz tanto sucesso em Salvador que participa da mostra baiana pela décima vez. Sem falar que se tornou queridinho do Jet set local a ponto de ter se mudado nesta temporada para dar conta das encomendas feitas pelos ricaços.
Luxo italiano na versão baiana de mostra internacional
Por falar na “Casa Cor Bahia” que é a versão pioneira da marca de exposição no norte e nordeste, e a de maior publico fora do Rio e São Paulo, vale destacar o espaço conceito criado pelo badalado arquiteto e designer de interiores Marlon Gama. O ex- integrante do escritório de David Bastos que teve carreira solo meteórica e assina trabalhos até no exterior, assina o Spazzio Natuzzi Italia. É um ambiente de pouco mais de cinqüenta metros quadrados, com as funções de quarto, living com home theater e lounge.
O que faz a diferença é a valorização de peças da famosa marca de luxo italiana “Natuzzi", como a “Cama Piuma”, o “Sofá Herman” e a “Poltrona Anteprima”, assinada pelo milanês Claudio Bellini, que faz sucesso internacional também pela criação de uma linha de utilitários para copa e cozinha. Na festa especial, Marlon recebeu amigos badalados, como a empresária Marlene Fockink.
Cultura e esporte na representação francesa
Quem traz novidade para a cena cultural e diplomática de Salvador é o senegalês Mamadou Gaye. Intelectual e esportista, ele deixou a atividade dinâmica de treinador da seleção de basquetebol do país e veio a Salvador assumir o cargo de diretor da “Aliança Francesa" na Bahia. Em 2016 Mamadou Gaye dirigiu a seleção feminina do país nos Jogos Olímpicos de Verão, no Rio de Janeiro. Chegou a Salvador no inicio do mês e tem intimidade com a cultura baiana, contando inclusive sobre viagens à ilha de Maré. Fora da agenda de trabalho prepara comemoração do aniversário com uma turma de amigos que fez na cidade.
Ativistas vão ao farol, mas é pela paz
Em vez de bandeiras de partidos políticos e faixas de protestos, o Farol da Barra, aquele icônico point de manifestações de ativistas, fica numa vibe bem diferente. São os grupos que levam almofadas, tapete mat de ioga e tatames para celebrar o “Dia da paz". Convocado mundialmente pela Internet, o evento de origem australiana já aconteceu três vezes em Salvador e é chamado também de “Entre Olhares’ e definido como o maior encontro de contato visual do mundo. A reunião começa às 4hs da tarde e no final, ao anoitecer, é feito um enorme abraço ao monumento “Farol da Barra”.