Senadores reagem a pedido de Bolsonaro por fim do isolamento

De ontem até a manhã desta quarta-feira (25), vários senadores usaram suas redes sociais para criticar a fala de Bolsonaro

Tribuna da Bahia, Salvador
25/03/2020 12:57 | Atualizado há 5 dias, 14 horas e 52 minutos

   
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Parlamentares reagiram ao pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, em rede nacional de televisão, nesta terça-feira (24), em que ele pediu o fim do “confinamento em massa” e a “volta à normalidade”. De ontem até a manhã desta quarta-feira (25), vários senadores usaram suas redes sociais para criticar a fala de Bolsonaro, que, como muitos ressaltam, contraria cientistas, especialistas do setor de saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A maioria dos senadores elogiou a nota divulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e pelo primeiro-vice-presidente da Casa, Antonio Anastasia, na qual classificaram a fala de Bolsonaro como “grave”. Davi e Anastasia disseram que o país precisa de uma “liderança séria” e apontaram que o chefe do Executivo está na contramão das ações adotadas em outros países ao defender a reabertura de escolas e comércio neste momento.

— Assino embaixo da manifestação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em respeito às declarações do presidente Jair Bolsonaro. Parabenizo pela firmeza e necessária serenidade, é disso que o Brasil precisa — apontou o líder o MDB, Eduardo Braga (AM).

Líder do Cidadania, Eliziane Gama (MA) também endossou a nota de Davi e Anastasia e afirmou que as palavras do presidente da República foram irresponsáveis.

— Muito boa a nota do presidente Alcolumbre e do vice, Anastasia. Bolsonaro, em seu discurso, agride a naçāo, transforma a vida em algo banal, divide o Brasil em um momento tāo difícil. Abre māo da prerrogativa de líder de um país para vender ideologia enferrujada e desumana — criticou.

Em defesa do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) afirmou que proteger “os mais vulneráveis e sugerir a normalidade a todos os outros é o melhor a ser feito”. O senador estima que o isolamento possa levar o país à marca de 40 milhões de desempregados.

— O remédio não pode ser mais letal do que a doença. Governar é se antecipar aos problemas e escolher as prioridades. Quando sairmos da crise antes de todo o mundo, quero ver os que hoje criticam dizerem: “Saímos apesar de Bolsonaro”. Parabéns pela coragem, seriedade e liderança, presidente — disse.

Vice-líder do governo, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) disse que Bolsonaro tem atuado contra o coronavírus e pediu moderação.

— O presidente tem seu estilo, que não agrada a muitos, mas de qualquer forma está tomando decisões. Já são mais de R$ 86 bilhões anunciados para atender especificamente essa questão. Aí ficam instigando a sociedade contra o presidente, que é a autoridade maior do país e tem que ser respeitado. 

Para Roberto Rocha (PSDB-MA), líder de sua legenda no Senado, Jair Bolsonaro tem razão, mas o discurso precisa ser revisto.

— Bolsonaro pode até acertar no conteúdo, mas erra na forma. Como líder da nação, entendo que ele deve passar gestos de otimismo e coragem, como um comandante num campo de batalha. Mas não pode subestimar a força da palavra presidencial, senão vai sempre gerar mais calor que luz — avaliou.

Médico sanitarista, o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que é líder de seu partido, alertou:

— Não ouçam Bolsonaro, não é só uma gripezinha. Bolsonaro responderá por crime contra a humanidade — disse.

Ex-ministro da Saúde, o senador José Serra (PSDB-SP) também usou as redes para criticar o posicionamento do governo. Segundo Serra, a pandemia não deve ser minimizada.

— Já são mais de 2,2 mil casos confirmados de coronavírus no Brasil e 46 mortes, sendo 40 no estado de São Paulo. Estamos em meio a uma pandemia que não deve ser minimizada É preciso reconhecer que a economia não vai se recuperar de forma imediata e que é preciso fortalecer o SUS, mediante a operacionalização de um fundo que disponha dos recursos e da agilidade necessários ao combate às consequências do coronavírus— defendeu.

O líder da Rede, Randolfe Rodrigues (AP), afirma que a economia não pode ser prioridade quando vidas estão em jogo:

— A economia é passível de recuperação, vidas não. Foram irresponsáveis as palavras do presidente, na verdade foram criminosas. Chamar a população às ruas é contrariar as orientações da OMS, de especialistas, médicos, governantes do mundo inteiro.

Otto Alencar (PSD-BA), líder de seu partido na Casa, disse ter assistido ao pronunciamento com perplexidade e lamentou que o presidente exponha pessoas que confiam nele:

— Não chama a atenção o pronunciamento porque desde que ele assumiu essas frases radicais se repetem. São pronunciamentos contra governadores, contra a imprensa, contras pessoas que discordam do que ele faz e do que defende. Mas ele passou de todos os limites ao expor as pessoas que confiam nele ao dizer que o coronavírus não vai ceifar vidas — apontou.

Leila Barros (PSB-DF) e outros senadores também lamentaram a fala do presidente.

— O lamentável discurso do presidente da República vai na contramão das orientações da Organização Mundial da Saúde, de líderes mundiais, especialistas e até do Ministério da Saúde, que tem feito um bom trabalho. O papel de um líder é orientar, e não gerar dúvidas. A incerteza coloca a vida dos brasileiros em risco — disse Leila.


Fonte: Agência Senado

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

POLÍTICA | 30/05/2020 12:26 - Há 15 horas e 23 minutos
Investigação deve chegar a núcleo do 'gabinete do ódio'
O avanço da investigação sigilosa do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ameaças, ofensas e fake news disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares deve chegar ao núcleo próximo do presidente Jair Bolsonaro, segundo o Estadão

POLÍTICA | 30/05/2020 09:02 - Há 18 horas e 47 minutos
Aras diz que sente desconforto com suposta indicação para ministro do STF
Augusto Aras reitera ainda que seu compromisso é com a atuação na chefia do Ministério Público Federal

POLÍTICA | 30/05/2020 09:00 - Há 18 horas e 50 minutos
PF diz ao Supremo que precisa ouvir Bolsonaro em inquérito
Polícia pediu prorrogação das investigações por mais de 30 dias. Inquérito foi aberto em abril, após Moro ter dito que presidente interferiu na PF, o que Bolsonaro nega

POLÍTICA | 30/05/2020 06:30 - Há 21 horas e 20 minutos
Witzel tenta marcar depoimento sobre suspeitas na Saúde
Os advogados do governador do Rio, Wilson Witzel, pediram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que seja marcado o depoimento do mandatário fluminense à Polícia Federal (PF)

POLÍTICA | 30/05/2020 06:30 - Há 21 horas e 20 minutos
Moro sugere que Bolsonaro não vetou pontos da lei anticrime para proteger o filho Flávio
Em entrevista à revista Crusoé, o ex-ministro disse que considera que limitar acordos e prisão preventiva bate de frente com discurso do presidente para seus eleitores


POLÍTICA | 29/05/2020 17:13 - Há 1 dia, 10 horas e 36 minutos
Weintraub fica calado em depoimento sobre ofensas a ministros do STF
Ordem para depoimento foi do ministro Alexandre de Moraes do Supremo

POLÍTICA | 29/05/2020 13:53 - Há 1 dia, 13 horas e 56 minutos
Maioria do STF defende manutenção de inquérito de fake news
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a suspensão do inquérito

POLÍTICA | 29/05/2020 13:44 - Há 1 dia, 14 horas e 5 minutos
Bolsonaro condecora Weintraub e Aras com Ordem de Mérito Naval
A homenagem a Aras é dada após o presidente afirmar nesta quinta-feira que daria uma vaga ao procurador para o Supremo Tribunal Federal (STF)

Mais sobre

POLÍTICA | 29/05/2020 09:55 - Há 1 dia, 17 horas e 55 minutos
"Defesa de ruptura institucional é inaceitável", afirma ACM Neto
ACM Neto afirmou que “é inaceitável tratar (de) qualquer defesa de ruptura institucional”

POLÍTICA | 29/05/2020 09:45 - Há 1 dia, 18 horas e 5 minutos
Deputados aliados de Rui e Ciro defendem Bolsonaro
Samuel Júnior se mostrou contrário a operação da Polícia Federal, que foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal

POLÍTICA | 29/05/2020 09:40 - Há 1 dia, 18 horas e 10 minutos
Cônsul geral de Israel em SP repudia comparação de Weintraub
O cônsul geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, repudiou as comparações feitas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub

POLÍTICA | 29/05/2020 09:30 - Há 1 dia, 18 horas e 20 minutos
Dilma diz que governos petistas se ‘equivocaram’ ao indicar mais votados à PGR
Dilma Russeff criticou ontem a indicação de procuradores-gerais da República (PGR) mais votados nas listas tríplices

POLÍTICA | 29/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 21 horas e 20 minutos
Bolsonaro diz que pode indicar Aras para o STF 'se aparecer uma terceira vaga'
Presidente afirmou em transmissão por rede social que atual chefe da PGR não está cotado para substituir Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, que se aposentam por idade até 2021

POLÍTICA | 29/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 21 horas e 20 minutos
Alcolumbre se reúne com Bolsonaro e prega 'pacificação'
No encontro, que não estava previsto na agenda, o senador iniciou a conversa dizendo ser preciso "pacificar o País". Como resposta, ouviu que o presidente exige "respeito"

POLÍTICA | 29/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 21 horas e 20 minutos
"Pelo amor de Deus, não avancem com esse inquérito!", apela Bolsonaro
O presidente fazia referência às investigações comandadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que embasaram operação deflagrada, nessa quarta-feira (27), da Polícia Federal

POLÍTICA | 29/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 21 horas e 20 minutos
Raio Laser - 29/05 - Equilíbrio
Em nota divulgada à imprensa, na tarde de ontem, o presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador, ACM Neto, se disse apreensivo com o momento atual

POLÍTICA | 28/05/2020 12:13 - Há 2 dias, 15 horas e 37 minutos
'Ordens absurdas não se cumprem', diz Bolsonaro sobre operação da PF contra fake news
Presidente afirmou ainda que 'não haverá outro dia igua' à quarta-feira

POLÍTICA | 28/05/2020 11:50 - Há 2 dias, 16 horas e 0 minutos
‘Presidente usa instituições como braço de atuação político-partidária’
Rui Costa afirmou, ontem, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usa as instituições públicas do país como "braço de atuação político-partidária"

POLÍTICA | 28/05/2020 11:50 - Há 2 dias, 16 horas e 0 minutos
Ana Paula Matos afirma que aceita ser vice de Bruno Reis
Filiada ao PDT na janela partidária, o nome da titular da Sempre ganhou força após as chances do secretário de Saúde, Leo Prates (PDT), reduzirem

POLÍTICA | 28/05/2020 09:45 - Há 2 dias, 18 horas e 5 minutos
Governo pede que Supremo suspenda depoimento de Weintraub e tranque inquérito
O governo afirmou ao Supremo que a manifestação de Weintraub durante a reunião ministerial se trata de ‘exercício da liberdade de expressão’

POLÍTICA | 27/05/2020 23:28 - Há 3 dias, 4 horas e 21 minutos
Aras nega pedido de apreensão do celular de Bolsonaro
Pedido de apreensão, feito por partidos, foi encaminhado pelo relator do caso ao procurador-geral da República. Aras entendeu que não cabe a partidos fazer esse tipo de solicitação

POLÍTICA | 27/05/2020 23:26 - Há 3 dias, 4 horas e 24 minutos
Bolsonaro sanciona com vetos projeto de socorro financeiro a estados e municípios
Texto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (28). Nesta terça (26), Bolsonaro assinou MP com aumento de salário para policiais e bombeiros do DF

POLÍTICA | 27/05/2020 23:25 - Há 3 dias, 4 horas e 25 minutos
TCU suspende anúncios do BB em sites acusados de fake news
Pela decisão, ficam excluídos da suspensão os portais, sites, blogs e redes sociais vinculados a empresas concessionárias de serviços de radiodifusão

POLÍTICA | 28/05/2020 08:50 - Há 2 dias, 19 horas e 0 minutos
Ativista xinga e ameaça perseguir ministro
‘A gente vai infernizar sua vida’, disse a ativista Sara Winter

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 21 horas e 20 minutos
Alvo de operação, Jefferson compara STF ao nazismo
O ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, comparou o Supremo Tribunal Federal (STF) ao nazismo

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 21 horas e 20 minutos
PF mira aliados e Planalto defende ações por 'abuso de autoridade'
No último domingo, Bolsonaro publicou em suas redes sociais um trecho da lei de abuso de autoridade a respeito de divulgação total ou parcial de gravações

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 21 horas e 20 minutos
Raio Laser - 28/05 - CPMI
A relatora da CPMI das Fake News, deputada federal Lídice da Mata (PSB) emitiu uma nota ontem em que afirma que a operação da Polícia Federal de hoje “comprova a linha de investigação” da comissão

POLÍTICA | 27/05/2020 15:41 - Há 3 dias, 12 horas e 8 minutos
Moraes bloqueia redes sociais de bolsonaristas
Entre os que tiveram as contas bloqueadas estão Allan dos Santos, Bernardo Kuster e Sara Winter

POLÍTICA | 27/05/2020 15:32 - Há 3 dias, 12 horas e 18 minutos
Aras pede a Fachin para suspender tramitação do inquérito das fake news
Aras argumenta não ver crime nos posts em redes sociais dos alvos da operação, considerando "desproporcionais" as medidas de bloqueio das contas em redes sociais

POLÍTICA | 27/05/2020 14:24 - Há 3 dias, 13 horas e 25 minutos
Datafolha: 61% dos que viram reunião ministerial, Bolsonaro quis interferir na PF
Instituto ouviu 2.069 adultos por telefone celular na segunda (25) e nesta terça (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais

POLÍTICA | 27/05/2020 14:21 - Há 3 dias, 13 horas e 28 minutos
Eduardo e Carlos Bolsonaro criticam operação da PF contra fake news
Carlos Bolsonaro caracterizou o inquérito como "inconstitucional, político e ideológico"

POLÍTICA | 27/05/2020 14:02 - Há 3 dias, 13 horas e 48 minutos
Moraes afirma que provas expõem associação criminosa envolvendo gabinete do ódio
Ministro do STF autorizou operação que fez buscas e apreensões em endereços de aliados de Jair Bolsonaro, como o ex-deputado Roberto Jefferson e o empresário Luciano Hang

POLÍTICA | 27/05/2020 10:09 - Há 3 dias, 17 horas e 40 minutos
"Vai ter mais", diz Bolsonaro ao comentar ação da PF contra Witzel
Governador do Rio de Janeiro é alvo de investigação que apura indícios de desvios de recursos destinado ao combate ao coronavírus

POLÍTICA | 27/05/2020 10:03 - Há 3 dias, 17 horas e 46 minutos
Governadores do Nordeste preparam dossiê contra fake news
Segundo Rui Costa, máquina de notícias falsas chega a custar R$ 7 milhões para produzir material

POLÍTICA | 27/05/2020 10:00 - Há 3 dias, 17 horas e 49 minutos
Contra fake news, operação da PF mira Jefferson, Hang e ativistas bolsonaristas
Eles são suspeitos de compor grupo que ataca autoridades com notícias falsas; PF também mira financiadores dessa equipe

POLÍTICA | 27/05/2020 09:54 - Há 3 dias, 17 horas e 55 minutos
Casos de coronavírus devem estabilizar em agosto, prevê almirante
O almirante Almir Garnier disse que os laboratórios das forças armadas continuarão a produzir cloroquina, que poderá ser utilizada em casos de Covid-19 e outras doenças

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 21 horas e 20 minutos
Morre ex-deputado Sérgio Gaudenzi aos 78 anos
O ex-deputado federal Sérgio Gaudenzi morreu na madrugada de ontem aos 78 anos

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 21 horas e 20 minutos
PGR denunciou cerca de 70 pessoas em sete meses de gestão
O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou ontem o relatório de atividade dos sete primeiros meses de sua gestão