Autoridades da Bahia repudiam pronunciamento de Bolsonaro sobre o coronavírus

ACM Neto, prefeito de Salvador, Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde do estado, e União dos Municípios da Bahia repercutiram fala do presidente

Tribuna da Bahia, Salvador
25/03/2020 15:32 | Atualizado há 5 dias, 11 horas e 42 minutos

   
Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Assim como políticos e instituições de todo o país, autoridades da Bahia reagiram em tom crítico ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que contrariou a orientação de especialistas em saúde em relação ao coronavírus e pediu o fim do “confinamento em massa”.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, e a União dos Municípios da Bahia repudiaram a fala do presidente da república, enquanto Fábio Villas-Boas, secretário de saúde do estado, se disse “estarrecido”.

ACM Neto, prefeito de Salvador (DEM-BA)

“Eu considero as declarações do presidente também irresponsável, porque até essa altura do campeonato, a gente precisa é união de todos, e o presidente quando trata o que nós estamos enfrentando como uma ‘gripezinha’, ele também, na minha opinião, está desconsiderando a dor e o sofrimento das famílias que já perderam seus entes, de pessoas que já morreram pelo coronavírus".

"Ele está desrespeitando, na minha opinião, as pessoas que estão nesse momento enfermas, que estão reclusas, que estão em isolamento já acometidas pelo coronavírus. Não é justo que o presidente da república traga esse tipo de declaração, não é razoável que diante de um problema tão sério, tão crítico, a gente tenha o presidente minimizando e atenuando o que pode significar o sacrifício e a vida de milhares de brasileiros. E eu, com a responsabilidade que tenho como prefeito, mas também com o sentimento que tenho também como cidadão, como pai de família, eu não aceito e portanto repudio as declarações que o presidente deu no seu pronunciamento à nação na noite de ontem”.

Fábio Villas-Boas, secretário de saúde da Bahia

“Nós, secretários de saúde, assistimos ontem estarrecidos ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro desfazendo tudo que se construiu no combate ao coronavírus ao longo das últimas semanas no Brasil. Quero dizer que enquanto o SUS tiver sendo conduzido por técnicos, como do Ministério da Saúde, e as secretarias estaduais e municipais, enquanto tivermos lideranças como o governador Rui Costa, o Brasil estará protegido, mesmo que as lideranças maiores de Brasília estejam trabalhando pelo pior cenário”.

União dos Municípios da Bahia

“A União dos Municípios da Bahia (UPB) assistiu com grande preocupação ao pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro na noite de terça-feira (24). Após esforços concentrados em ações locais de conscientização da população para manter o distanciamento social, fechar escolas, rodoviárias e estabelecimentos comerciais, os prefeitos foram descredibilizados em rede nacional pelo presidente da República, em um ato contraditório das orientações dadas pelo seu próprio governo, através do Ministério da Saúde".

'Aos prefeitos baianos, o pronunciamento do presidente passou a sensação de que o Brasil está desgovernado, sem uma liderança coerente e responsável, que respalde as decisões dos gestores locais nesse momento de crise. Deixa a certeza de que, ao seguir seus delírios de que trata-se de uma "gripezinha", serão as lideranças municipais criminalizadas pelas mortes diante da total falta de estrutura para atender casos graves, como vêm sendo registrados em diversos países".

"A União dos Municípios da Bahia (UPB) orienta que os prefeitos sigam tendo responsabilidade com seus munícipes, garantindo o direito fundamental à vida, implementando as medidas necessárias já orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Governo do Estado da Bahia, na contenção do vírus que deixa um rastro de morte por onde passa”.

Nelson Leal, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)

“Estamos com um baixo nível de infectados pelo Covid-19 graças à ação do Governo do Estado, com o apoio dos deputados desta Assembleia que votaram, por unanimidade, nos dois decretos – estadual e municipal – pelo estado de calamidade pública. Portanto, esqueçam a fala de ontem, desproposital e incoerente, do Sr. Presidente da República, Jair Bolsonaro: continuem em casa, porque é a nossa chance de ganhar esta batalha.

O Presidente foi muito infeliz no seu pronunciamento, indo na contramão do que estão fazendo os EUA, a Europa, a China, a Índia, a Austrália. O que os governadores e prefeitos – inclusive o governador da Bahia, Rui Costa – estão fazendo é tentando salvar vidas. A economia vai sofrer grandes impactos, mas a hora agora é de tentar reduzir, ao máximo, o número dos que vão morrer com o Covid-19.

Depois de tudo que estamos assistindo no mundo, esperava-se que o Presidente nos enviasse uma mensagem de segurança e de proteção aos brasileiros. Ao contrário, ele jogou o país em um abismo maior do que o já vivemos, conseguindo a proeza de ser dissonante do seu próprio governo, do seu país e do mundo. Vamos ficar em casa, diminuir a curva do contágio e ter um amanhã de mais alegrias e menos tristeza”.

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

POLÍTICA | 30/05/2020 12:26 - Há 14 horas e 48 minutos
Investigação deve chegar a núcleo do 'gabinete do ódio'
O avanço da investigação sigilosa do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ameaças, ofensas e fake news disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares deve chegar ao núcleo próximo do presidente Jair Bolsonaro, segundo o Estadão

POLÍTICA | 30/05/2020 09:02 - Há 18 horas e 12 minutos
Aras diz que sente desconforto com suposta indicação para ministro do STF
Augusto Aras reitera ainda que seu compromisso é com a atuação na chefia do Ministério Público Federal

POLÍTICA | 30/05/2020 09:00 - Há 18 horas e 15 minutos
PF diz ao Supremo que precisa ouvir Bolsonaro em inquérito
Polícia pediu prorrogação das investigações por mais de 30 dias. Inquérito foi aberto em abril, após Moro ter dito que presidente interferiu na PF, o que Bolsonaro nega

POLÍTICA | 30/05/2020 06:30 - Há 20 horas e 45 minutos
Witzel tenta marcar depoimento sobre suspeitas na Saúde
Os advogados do governador do Rio, Wilson Witzel, pediram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que seja marcado o depoimento do mandatário fluminense à Polícia Federal (PF)

POLÍTICA | 30/05/2020 06:30 - Há 20 horas e 45 minutos
Moro sugere que Bolsonaro não vetou pontos da lei anticrime para proteger o filho Flávio
Em entrevista à revista Crusoé, o ex-ministro disse que considera que limitar acordos e prisão preventiva bate de frente com discurso do presidente para seus eleitores


POLÍTICA | 29/05/2020 17:13 - Há 1 dia, 10 horas e 1 minuto
Weintraub fica calado em depoimento sobre ofensas a ministros do STF
Ordem para depoimento foi do ministro Alexandre de Moraes do Supremo

POLÍTICA | 29/05/2020 13:53 - Há 1 dia, 13 horas e 21 minutos
Maioria do STF defende manutenção de inquérito de fake news
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a suspensão do inquérito

POLÍTICA | 29/05/2020 13:44 - Há 1 dia, 13 horas e 30 minutos
Bolsonaro condecora Weintraub e Aras com Ordem de Mérito Naval
A homenagem a Aras é dada após o presidente afirmar nesta quinta-feira que daria uma vaga ao procurador para o Supremo Tribunal Federal (STF)

Mais sobre

POLÍTICA | 29/05/2020 09:55 - Há 1 dia, 17 horas e 20 minutos
"Defesa de ruptura institucional é inaceitável", afirma ACM Neto
ACM Neto afirmou que “é inaceitável tratar (de) qualquer defesa de ruptura institucional”

POLÍTICA | 29/05/2020 09:45 - Há 1 dia, 17 horas e 30 minutos
Deputados aliados de Rui e Ciro defendem Bolsonaro
Samuel Júnior se mostrou contrário a operação da Polícia Federal, que foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal

POLÍTICA | 29/05/2020 09:40 - Há 1 dia, 17 horas e 35 minutos
Cônsul geral de Israel em SP repudia comparação de Weintraub
O cônsul geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, repudiou as comparações feitas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub

POLÍTICA | 29/05/2020 09:30 - Há 1 dia, 17 horas e 45 minutos
Dilma diz que governos petistas se ‘equivocaram’ ao indicar mais votados à PGR
Dilma Russeff criticou ontem a indicação de procuradores-gerais da República (PGR) mais votados nas listas tríplices

POLÍTICA | 29/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 20 horas e 45 minutos
Bolsonaro diz que pode indicar Aras para o STF 'se aparecer uma terceira vaga'
Presidente afirmou em transmissão por rede social que atual chefe da PGR não está cotado para substituir Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, que se aposentam por idade até 2021

POLÍTICA | 29/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 20 horas e 45 minutos
Alcolumbre se reúne com Bolsonaro e prega 'pacificação'
No encontro, que não estava previsto na agenda, o senador iniciou a conversa dizendo ser preciso "pacificar o País". Como resposta, ouviu que o presidente exige "respeito"

POLÍTICA | 29/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 20 horas e 45 minutos
"Pelo amor de Deus, não avancem com esse inquérito!", apela Bolsonaro
O presidente fazia referência às investigações comandadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que embasaram operação deflagrada, nessa quarta-feira (27), da Polícia Federal

POLÍTICA | 29/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 20 horas e 45 minutos
Raio Laser - 29/05 - Equilíbrio
Em nota divulgada à imprensa, na tarde de ontem, o presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador, ACM Neto, se disse apreensivo com o momento atual

POLÍTICA | 28/05/2020 12:13 - Há 2 dias, 15 horas e 1 minuto
'Ordens absurdas não se cumprem', diz Bolsonaro sobre operação da PF contra fake news
Presidente afirmou ainda que 'não haverá outro dia igua' à quarta-feira

POLÍTICA | 28/05/2020 11:50 - Há 2 dias, 15 horas e 25 minutos
‘Presidente usa instituições como braço de atuação político-partidária’
Rui Costa afirmou, ontem, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usa as instituições públicas do país como "braço de atuação político-partidária"

POLÍTICA | 28/05/2020 11:50 - Há 2 dias, 15 horas e 25 minutos
Ana Paula Matos afirma que aceita ser vice de Bruno Reis
Filiada ao PDT na janela partidária, o nome da titular da Sempre ganhou força após as chances do secretário de Saúde, Leo Prates (PDT), reduzirem

POLÍTICA | 28/05/2020 09:45 - Há 2 dias, 17 horas e 30 minutos
Governo pede que Supremo suspenda depoimento de Weintraub e tranque inquérito
O governo afirmou ao Supremo que a manifestação de Weintraub durante a reunião ministerial se trata de ‘exercício da liberdade de expressão’

POLÍTICA | 27/05/2020 23:28 - Há 3 dias, 3 horas e 46 minutos
Aras nega pedido de apreensão do celular de Bolsonaro
Pedido de apreensão, feito por partidos, foi encaminhado pelo relator do caso ao procurador-geral da República. Aras entendeu que não cabe a partidos fazer esse tipo de solicitação

POLÍTICA | 27/05/2020 23:26 - Há 3 dias, 3 horas e 48 minutos
Bolsonaro sanciona com vetos projeto de socorro financeiro a estados e municípios
Texto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (28). Nesta terça (26), Bolsonaro assinou MP com aumento de salário para policiais e bombeiros do DF

POLÍTICA | 27/05/2020 23:25 - Há 3 dias, 3 horas e 49 minutos
TCU suspende anúncios do BB em sites acusados de fake news
Pela decisão, ficam excluídos da suspensão os portais, sites, blogs e redes sociais vinculados a empresas concessionárias de serviços de radiodifusão

POLÍTICA | 28/05/2020 08:50 - Há 2 dias, 18 horas e 25 minutos
Ativista xinga e ameaça perseguir ministro
‘A gente vai infernizar sua vida’, disse a ativista Sara Winter

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 20 horas e 45 minutos
Alvo de operação, Jefferson compara STF ao nazismo
O ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, comparou o Supremo Tribunal Federal (STF) ao nazismo

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 20 horas e 45 minutos
PF mira aliados e Planalto defende ações por 'abuso de autoridade'
No último domingo, Bolsonaro publicou em suas redes sociais um trecho da lei de abuso de autoridade a respeito de divulgação total ou parcial de gravações

POLÍTICA | 28/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 20 horas e 45 minutos
Raio Laser - 28/05 - CPMI
A relatora da CPMI das Fake News, deputada federal Lídice da Mata (PSB) emitiu uma nota ontem em que afirma que a operação da Polícia Federal de hoje “comprova a linha de investigação” da comissão

POLÍTICA | 27/05/2020 15:41 - Há 3 dias, 11 horas e 33 minutos
Moraes bloqueia redes sociais de bolsonaristas
Entre os que tiveram as contas bloqueadas estão Allan dos Santos, Bernardo Kuster e Sara Winter

POLÍTICA | 27/05/2020 15:32 - Há 3 dias, 11 horas e 43 minutos
Aras pede a Fachin para suspender tramitação do inquérito das fake news
Aras argumenta não ver crime nos posts em redes sociais dos alvos da operação, considerando "desproporcionais" as medidas de bloqueio das contas em redes sociais

POLÍTICA | 27/05/2020 14:24 - Há 3 dias, 12 horas e 50 minutos
Datafolha: 61% dos que viram reunião ministerial, Bolsonaro quis interferir na PF
Instituto ouviu 2.069 adultos por telefone celular na segunda (25) e nesta terça (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais

POLÍTICA | 27/05/2020 14:21 - Há 3 dias, 12 horas e 53 minutos
Eduardo e Carlos Bolsonaro criticam operação da PF contra fake news
Carlos Bolsonaro caracterizou o inquérito como "inconstitucional, político e ideológico"

POLÍTICA | 27/05/2020 14:02 - Há 3 dias, 13 horas e 12 minutos
Moraes afirma que provas expõem associação criminosa envolvendo gabinete do ódio
Ministro do STF autorizou operação que fez buscas e apreensões em endereços de aliados de Jair Bolsonaro, como o ex-deputado Roberto Jefferson e o empresário Luciano Hang

POLÍTICA | 27/05/2020 10:09 - Há 3 dias, 17 horas e 5 minutos
"Vai ter mais", diz Bolsonaro ao comentar ação da PF contra Witzel
Governador do Rio de Janeiro é alvo de investigação que apura indícios de desvios de recursos destinado ao combate ao coronavírus

POLÍTICA | 27/05/2020 10:03 - Há 3 dias, 17 horas e 11 minutos
Governadores do Nordeste preparam dossiê contra fake news
Segundo Rui Costa, máquina de notícias falsas chega a custar R$ 7 milhões para produzir material

POLÍTICA | 27/05/2020 10:00 - Há 3 dias, 17 horas e 14 minutos
Contra fake news, operação da PF mira Jefferson, Hang e ativistas bolsonaristas
Eles são suspeitos de compor grupo que ataca autoridades com notícias falsas; PF também mira financiadores dessa equipe

POLÍTICA | 27/05/2020 09:54 - Há 3 dias, 17 horas e 20 minutos
Casos de coronavírus devem estabilizar em agosto, prevê almirante
O almirante Almir Garnier disse que os laboratórios das forças armadas continuarão a produzir cloroquina, que poderá ser utilizada em casos de Covid-19 e outras doenças

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 20 horas e 45 minutos
Morre ex-deputado Sérgio Gaudenzi aos 78 anos
O ex-deputado federal Sérgio Gaudenzi morreu na madrugada de ontem aos 78 anos

POLÍTICA | 27/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 20 horas e 45 minutos
PGR denunciou cerca de 70 pessoas em sete meses de gestão
O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou ontem o relatório de atividade dos sete primeiros meses de sua gestão