Raio Laser - 26/03 - Apelo

Após a reunião com os governadores do Nordeste, o governador Rui Costa participou ontem da videoconferência do Fórum Nacional dos Governadores que reuniu todos os 27 gestores estaduais brasileiros


Tribuna da Bahia, Salvador
26/03/2020 06:30 | Atualizado há 4 dias, 5 horas e 50 minutos

   
Foto: Reprodução / Google fotos

Após a reunião com os governadores do Nordeste, o governador Rui Costa participou ontem da videoconferência do Fórum Nacional dos Governadores que reuniu todos os 27 gestores estaduais brasileiros com o objetivo de discutir e alinhar ações de combate ao novo coronavírus. Os líderes também debateram a postura da presidência da República diante das medidas já adotadas por estados e municípios. “Nessa reunião se reiterou e se fez um apelo para que o Congresso Nacional também tenha maior destaque e protagonismo, o Senado e a Câmara [dos Deputados], aprovando medidas que garantam esse equilíbrio entre cuidar de vidas humanas, da saúde, estruturar os estados para dar assistência e também cuidar para a manutenção dos empregos e das rendas das pessoas. Consideramos que o papel do Congresso é fundamental neste momento”, declarou Rui.

Curadas

Enfim, uma boa notícia em meio a tanta tensão provocada pelo avanço do novo coronavírus pelo mundo. Catorze pessoas já foram curadas da doença no estado da Bahia. Em seu último boletim, a Secretaria de Saúde (Sesab) registrou, no total, 91 casos da Covid-19 em todo o território baiano. Este número é contabilizado desde janeiro até às 17 horas desta quarta-feira (25).

Investidores (Rodrigo Maia)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que participou da reunião dos governadores na tarde de ontem, disse que é preciso "equilibrar vidas e empregos". Maia recomendou aos gestores locais sair do enfrentamento sobre fazer o isolamento ou não, como proposto por Jair Bolsonaro. Ele atribui esse debate aos interesses de investidores, que estão sofrendo perdas na Bolsa de Valores. Segundo Maia, a pressão está acontecendo há 4,5 dias. Mas enquanto economistas e investidores olham as estatísticas, os políticos devem observar vidas.

Previdência (Sílvio Humberto)

Antes de uma liminar determinar a suspensão do trâmite da reforma da Previdência do prefeito ACM Neto (DEM), prevista para a próxima quinta-feira, o líder do bloco da oposição, o vereador Sílvio Humberto (PSB) criticou a posição da bancada do prefeito para aprovar a Previdência, alegando que “recursos usados para pagar déficit podem ser destinados ao coronavírus”.

Desejo

O senador Angelo Coronel (PSD) comentou o pronunciamento de ontem à noite de Jair Bolsonaro. “Para combater a proliferação do coronavírus, os chefes de Estado do mundo inteiro caminham na tentativa de blindar e salvar o seu povo, enquanto Bolsonaro vai na direção contrária”, disse o senador ao salientar que "queira Deus que ele esteja certo”.

Pedidos

A Assembleia Legislativa se prepara para votar, na próxima terça-feira, virtualmente, os projetos de calamidade pública pedidos pelos municípios de Feira de Santana, Camaçari e Lauro de Freitas. Como fizeram com os pedidos do governador Rui Costa (PT), na Bahia, e de ACM Neto (DEM), em Salvador, os deputados devem aprovar à unanimidade os três.              

Adiamento

Devido à pandemia do novo coronavírus e a provável queda drástica nos negócio, o deputado estadual Niltinho (PP) encaminhou à Secretaria Estadual da Fazenda uma solicitação pelo adiamento dos prazos para pagamento do ICMS, adiamento das parcelas de pagamentos de impostos atrasados e a redução provisória da base de cálculo de produtos de suma importância.

Suspeita

O ex-deputado estadual Augusto Castro está entubado em um hospital da cidade de Itabuna com suspeita do novo coronavírus. No final do ano passado, Castro se filiou ao PSD e anunciou a sua pré-candidatura à Prefeitura do município onde recebe os cuidados médicos.

Projeto

Com o objetivo de proteger os cidadãos e consumidores da ambição de parte do empresariado, diante da Pandemia do novo Coronavírus, o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e deputado estadual, Robinson Almeida (PT-BA), protocolou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que veda o aumento, sem motivo razoável ou causa justa, do preço de produtos e serviços comercializados pelos estabelecimentos instalados em território baiano.

Ferramenta

A Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) lançou uma ferramenta online que ajuda no monitoramento do avanço do Covid-19. Os dados nos mapas são atualizados com base nas informações do Ministério da Saúde, WorldMeters e Secretarias Estaduais de Saúde. Em meio à disseminação da pandemia que tem preocupado cidadãos, autoridades de governos e especialistas de saúde em todo o mundo, o novo painel, elaborado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Flem, permite acompanhar simultaneamente os casos confirmados do novo coronavírus em cidades e estados do Brasil e em diferentes países.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas