Olimpíadas de Tóquio têm nova data: 23 de julho a 8 de agosto de 2021

Nova data dos Jogos é confirmada após adiamento por conta da pandemia de coronavírus

Tribuna da Bahia, Salvador
30/03/2020 11:03 | Atualizado há 20 horas e 30 minutos

   
Foto: Issei Kato / Reuters

As Olimpíadas e as Paralimpíadas de Tóquio têm uma nova data. Nesta segunda-feira, os Jogos Olímpicos foram confirmados para serem realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 na capital japonesa. Os Jogos Paralímpicos serão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. A decisão foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais. A nova data cumpre a promessa do COI de que os Jogos seriam realizados até o verão de 2021.

- Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel - disse Thomas Bach, em comunicado oficial divulgado pelo COI (confira o texto completo no fim da matéria).

Na tarde desta segunda-feira em Tóquio (madrugada no Brasil), membros do Comitê Executivo do COI e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram o primeiro encontro desde que as Olimpíadas foram adiadas. Em uma primeira coletiva após o encontro, a nova data não foi confirmada. Logo depois, porém, uma nova coletiva foi convocada às pressas para fazer o anúncio.

Presidente do Comitê Tóquio 2020, Yoshiro Mori disse ter recebido uma ligação do Comitê Olímpico Internacional após a primeira coletiva, pedindo para que a nova data fosse confirmada. Pouco antes, Toshiro Muto, diretor-executivo do Comitê Organizador, havia negado que a nova data já estava definida.

Assim como havia feito no domingo, a TV japonesa NHK, a maior do país, já havia cravado que o novo início para os Jogos estava marcado para 23 de julho, citando fontes internas do comitê. Ao término da reunião, o CEO do Comitê Organizador Tóquio 2020, Thoshiro Muto, enfatizara que ainda não havia uma data para a realização dos Jogos, mas que isso seria resolvido o mais breve possível.

As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 24 de março por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições.

O orçamento de todos os Jogos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir aos Jogos.

Em sua 32ª edição, a previsão era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos, distribuídos por 33 esportes. Se não bastasse esse contingente de pessoas, o COI e o Comitê Organizador do Japão tinha por estimativa que as provas recebessem até cinco milhões de espectadores de todo o mundo, nos 43 locais de disputas.

Vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil e chefe de missão da equipe em Tóquio, Marco Antônio La Porta festejou o anúncio da nova data.

Confira o comunicado oficial do COI:

"As lideranças dos principais partidos se reuniram via conferência telefônica hoje cedo, com a presença do presidente do COI, Thomas Bach, do presidente Mori Yoshiro, do Comitê Olímpico Tóquio 2020, do governador de Tóquio, Koike Yuriko, e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, que concordaram com o novo cronograma.

Essa decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI, em 17 de março de 2020, confirmados em sua reunião de hoje. Estes foram apoiados por todas as Federações Esportivas Olímpicas Internacionais de Verão e todos os Comitês Olímpicos Nacionais:

1. Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19.

2. Resguardar os interesses dos atletas e do esporte olímpico.

3. O calendário internacional dos esportes.

Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas, exatamente um ano após as originalmente planejadas para 2020 (Olimpíadas em 24 de julho a 9 de agosto de 2020, e Paralimpíadas em 25 de agosto a 6 de setembro de 2020), também têm o benefício adicional de que qualquer problema que o adiamento cause ao calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, algo que interessa aos atletas e as Federações Internacionais. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas.

Em uma teleconferência na terça-feira, 24 de março de 2020, com base nas informações fornecidas pela OMS na época, o presidente do COI Thomas Bach e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seriam realizados em sua forma completa e até o verão de 2021 O Primeiro Ministro reiterou que o governo do Japão está pronto para cumprir sua responsabilidade de sediar os Jogos com sucesso. Ao mesmo tempo, o presidente do COI, Thomas Bach, enfatizou o compromisso total do COI com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Após a decisão de hoje (segunda-feira, 30), o Presidente do COI disse: “Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio nas consultas feitas nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel. ”

Andrew Parsons, presidente do IPC, comentou: “É uma notícia fantástica podermos encontrar novas datas tão rapidamente para os Jogos de Tóquio 2020. As novas datas garantem segurança aos atletas, tranquilizam as partes interessadas e dá algo para o mundo inteiro esperar ansiosamente. Quando os Jogos Paralímpicos acontecerem em Tóquio no próximo ano, eles serão uma exibição extra-especial da humanidade, unindo-se como uma só, em uma celebração global da resiliência humana e uma sensacional demonstração do esporte. Com os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 a 512 dias, a prioridade para todos os envolvidos no Movimento Paralímpico deve ser o de manter a segurança com seus amigos e familiares durante este período sem precedentes e difíceis. ”

O Presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, disse: “O Presidente do COI Thomas Bach e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram uma teleconferência hoje para discutir em detalhes as datas dos Jogos de Tóquio 2020. O ministro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, Hashimoto Seiko, e o governador de Tóquio, Koike Yuriko, participaram da da conferência. Propus que os Jogos fossem sediados entre julho e agosto de 2021 e realmente aprecio o fato de que o Presidente Bach, depois de discutir essa proposta com as várias federações esportivas internacionais e outras organizações relacionadas, aceitou minha sugestão. É necessário um certo período de tempo para a seleção e qualificação dos atletas e para seu treinamento e preparação, e o consenso foi de que seria preferível a realização dos Jogos remarcados durante as férias de verão no Japão. Em termos de transporte, organização de voluntários e fornecimento de ingressos para residentes do Japão e do exterior, dependendo do que for permitido pela situação do COVID-19, achamos que seria melhor reprogramar os Jogos para um ano depois do planejado, no verão de 2021. Além do adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos pela primeira vez na história, e de várias outras questões que já foram destacadas, a programação do evento é a pedra angular dos preparativos futuros e estou convencido de que tomar essa decisão prontamente ajuda a acelerar os preparativos futuros. Eu gostaria de agradecer todas as partes interessadas, incluindo a cidade de Tóquio e o Governo do Japão pelo trabalho árduo durante esse curto período. O Comitê Organizador de Tóquio 2020 continuará trabalhando duro para o sucesso dos Jogos do ano que vem.”

O governador Koike Yuriko disse: “Considerando o surto global de coronavírus, precisamos de um certo prazo antes de nos prepararmos totalmente para a entrega de jogos seguros e protegidos para os atletas e espectadores. Além disso, a preparação para as novas datas ocorrerá sem problemas pois as datas coincidem com o mesmo período das datas originais da competição, correspondendo com a emissão dos ingressos, equipe do local, voluntários e transporte. Portanto, acredito que celebrar a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em 23 de julho de 2021 é o ideal. Os atletas, voluntários, carregadores da tocha e governos municipais locais se preocuparam com a situação. Como agora temos novas datas concretas a serem buscadas, o Governo Metropolitano de Tóquio comprometerá todos os seus recursos e trabalhará em estreita colaboração com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o governo nacional e outras partes interessadas para se preparar totalmente para a entrega de Jogos seguros e protegidos.

Foi confirmado anteriormente que todos os atletas já qualificados e as cotas já atribuídas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecerão inalteradas. Isso é resultado do fato de que esses Jogos Olímpicos de Tóquio, de acordo com o Japão, continuarão sendo os Jogos da XXXII Olimpíada".

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

ESPORTE | 29/05/2020 14:02 - Há 1 dia, 17 horas e 30 minutos
Bahia oficializa renovações de contrato de Gustavo, Edson e Mateus Claus
Trio estava no time de transição, que foi desfeito, e passa a integrar a equipe principal, comandada por Roger Machado

ESPORTE | 25/05/2020 15:01 - Há 5 dias, 16 horas e 31 minutos
Ex-técnico de Bahia e Vitória, Vadão morre aos 63 anos
Após passagem pelo Bahia em 2004, treinador comandou o Vitória em 2007 na campanha que garantiu o acesso à Série A do Brasileirão

ESPORTE | 21/05/2020 15:16 - Há 9 dias, 16 horas e 17 minutos
Juninho elogia sistema do Bahia para treinamento à distância
Zagueiro diz que tem seguido orientações da comissão técnica e que está com saudade de entrar em campo

ESPORTE | 14/05/2020 13:48 - Há 16 dias, 17 horas e 45 minutos
Presidente do Bahia lamenta uso da camisa do clube por Bolsonaro em passeio de moto aquática
Guilherme Bellitani diz que houve associação ruim da marca do Bahia com o momento das dez mil mortes causadas pelo coronavírus

ESPORTE | 14/05/2020 13:46 - Há 16 dias, 17 horas e 47 minutos
Ex-atacante do Vitória, Tréllez doa cestas básicas para comunidade de Salvador
Jogador colombiano faz ação em parceria com torcida organizada do Vitória para comunidade da capital baiana


ESPORTE | 14/05/2020 13:45 - Há 16 dias, 17 horas e 48 minutos
Ramon lamenta fim do time de transição do Bahia e se prepara para integrar o profissional
Volante vai fazer parte do elenco comandado por Roger Machado para a disputa do restante da temporada

ESPORTE | 10/05/2020 06:50 - Há 21 dias, 43 minutos
Bolsonaro passeia de jet ski em dia que Brasil atinge 10 mil mortes
Durante o passeio, que não estava previsto na agenda, alguns apoiadores se aproximaram para tirar fotos com o presidente

ESPORTE | 08/05/2020 13:27 - Há 22 dias, 18 horas e 6 minutos
Presidente do Vitória vê redução do prazo de renovação como benéfica para times pequenos
Dirigente diz que times grandes "têm sistema de proteção maior"

Mais sobre

ESPORTE | 07/05/2020 15:07 - Há 23 dias, 16 horas e 25 minutos
Presidente do Bahia elogia mudança no prazo de renovação, mas faz ressalva: "Pontualmente"
Guilherme Bellintani diz que medida pode ajudar clubes menores e permitir finalização de estaduais, mas defende que seja pontual para que jogadores não sejam prejudicados

ESPORTE | 05/05/2020 13:41 - Há 25 dias, 17 horas e 52 minutos
Vitória busca autorização para elenco voltar aos treinos na Toca do Leão
Clube pedirá autorização às autoridades públicas para que jogadores possam treinar no complexo esportivo

ESPORTE | 04/05/2020 09:30 - Há 26 dias, 22 horas e 2 minutos
Presidente do Bahia revela aumento da inadimplência no plano de sócios
Guilherme Bellintani diz que Bahia pode se manter estável caso mês de maio tenha o mesmo desempenho que abril

ESPORTE | 04/05/2020 09:19 - Há 26 dias, 22 horas e 14 minutos
Ex-presidente do Bahia, Fernando Schmidt morre aos 76 anos
Fernando Schmidt foi presidente do Bahia em duas oportunidades. A primeira foi entre os anos de 1975 e 1979. A segunda entre 2013 e 2014

ESPORTE | 02/05/2020 17:36 - Há 28 dias, 13 horas e 56 minutos
Fim das férias: Bahia divulga programação com volta gradativa aos treinos
A partir da próxima segunda-feira, jogadores vão iniciar um programa de controle de atividades à distância, em casa, sob orientação de especialista

ESPORTE | 30/04/2020 13:50 - Há 17 horas e 43 minutos
Liga formaliza fim do Campeonato Francês e declara PSG campeão da temporada 2019/20
Time de Neymar, Thiago Silva e Marquinhos fica com terceiro título seguido, o nono de sua história, Olympique termina em segundo lugar e volta à Champions com estreante Rennes

ESPORTE | 30/04/2020 13:40 - Há 17 horas e 53 minutos
Contrato chega ao fim, e Fernando Castro deixa o Bahia
Goleiro que estava no time de transição não vai ter o vínculo renovado pelo Tricolor

ESPORTE | 27/04/2020 15:22 - Há 3 dias, 16 horas e 11 minutos
Coronavírus: Clubes e CBF se reúnem nesta terça-feira por videoconferência
Comissão Nacional de Clubes discute com a diretoria da entidade nacional do futebol medidas que incluem congelamento do Profut e protocolo de retomada de treinos

ESPORTE | 27/04/2020 10:16 - Há 3 dias, 21 horas e 17 minutos
Ex-presidente do Bahia, Fernando Schmidt está internado em estado grave na UTI
Ex-dirigente sofre com problemas neurológicos. Ele foi o primeiro presidente do Bahia eleito de maneira democrática

ESPORTE | 25/04/2020 16:12 - Há 5 dias, 15 horas e 21 minutos
"Ninguém do futebol quer perdão de dívida", diz presidente do Bahia
Guilherme Bellintani diz que discussão é sobre carência e novo parcelamento do Profut, mas não se deve conversar sobre perdão

ESPORTE | 20/04/2020 18:27 - Há 10 dias, 13 horas e 5 minutos
Bahia desmancha time de transição por causa do coronavírus
Com o Campeonato Brasileiro de Aspirantes ainda incerto no calendário 2020, o contrato do técnico Dado Cavalcanti se encerra hoje (20) e não será renovado

ESPORTE | 18/04/2020 11:42 - Há 12 dias, 19 horas e 51 minutos
Acertado com Cruzeiro, Régis se despede do Bahia: "Foi uma honra"
Meia é emprestado ao time mineiro por uma temporada com os salários divididos entre os dois clube

ESPORTE | 15/04/2020 11:24 - Há 15 dias, 20 horas e 9 minutos
Sub-23 desfeito, técnico demitido e férias: o Vitória com um mês sem jogos
Últimas partidas do Leão, antes da pausa no futebol, foram no dia 15 de março, pelo Baiano e Copa do Nordeste

ESPORTE | 15/04/2020 11:22 - Há 15 dias, 20 horas e 11 minutos
Treinos em casa, férias e indefinição: o Bahia com um mês sem jogos
Última partida do Tricolor, antes da pausa no futebol, foi no dia 14 de março, pela Copa do Nordeste

ESPORTE | 08/04/2020 16:28 - Há 22 dias, 15 horas e 5 minutos
IFAB muda regra de mão na bola para 2020/21, e toque no início do braço não será mais infração
International Board divulga normas para nova temporada, com alterações em critérios para voltar cobrança de pênalti e nas orientações para revisão de lances em monitor

ESPORTE | 06/04/2020 07:00 - Há 25 dias, 33 minutos
Por espaço no Bahia, Ronaldo vê paralisação no futebol como oportunidade de preparação
Volante tricolor conta como tem aproveitado tempo nas férias: "Tentando ver como uma oportunidade de me preparar ainda melhor, revigorar o corpo e a mente"

ESPORTE | 30/03/2020 16:13 - Há 15 horas e 19 minutos
Governo da Bahia suspende realização de jogos de futebol no estado
Campeonato Baiano está paralisado, por tempo indeterminado, desde o dia 17 de março

ESPORTE | 30/03/2020 11:06 - Há 20 horas e 27 minutos
Em "estágio" no time de transição do Bahia, Ramon mantém foco no Campeonato Baiano
Volante diz não se preocupar no momento com possibilidade de integrar o time principal e afirma que vencer o estadual é o foco principal

ESPORTE | 26/03/2020 15:19 - Há 4 dias, 16 horas e 14 minutos
Presidente da Liga vê calendário para Copa do Nordeste, mas alerta: "Será impossível espremer"
"Se voltar às competições pelo menos até junho, a Copa pode terminar, mas o que você vai fazer com os Estaduais?", indaga Eduardo Rocha ao falar de conflito de datas

ESPORTE | 25/03/2020 15:38 - Há 5 dias, 15 horas e 55 minutos
Diante de paralisação, Vitória dará férias coletivas de 20 dias a partir de 1º de abril
Medida irá incluir jogadores e outros funcionários do clube. Há possibilidade de prorrogação do prazo

ESPORTE | 25/03/2020 15:29 - Há 5 dias, 16 horas e 4 minutos
Covid-19: atletas de E-Sports se unem em prol de ajudar no combate a epidemia
Com um torneio intitulado ‘CBLÃO’ atletas e ex-atletas de League Of Legendes (LOL), arrecadaram mais de R$ 120 mil reais para ajudar na luta contra o coronavírus

ESPORTE | 24/03/2020 10:10 - Há 6 dias, 21 horas e 23 minutos
Adiamento das Olimpíadas tira 11 jogadores da seleção de futebol por limite de idade
Com base na última convocação, Paquetá encabeça lista dos que completam 24 anos em 2021. Da seleção principal, Jesus e Bruno Guimarães têm o mesmo problema

ESPORTE | 24/03/2020 10:00 - Há 6 dias, 21 horas e 32 minutos
Primeiro-ministro do Japão diz que COI aceitou adiar Olimpíadas para 2021
Em conferência por telefone, Shinzo Abe solicitou ao Comitê Olímpico Internacional para adiar os Jogos que aconteceriam em 2020 para o verão do próximo ano

ESPORTE | 23/03/2020 11:15 - Há 7 dias, 20 horas e 18 minutos
Executivos de Tóquio 2020 admitem adiamento, mas rechaçam cancelamento: "Inimaginável"
Presidente e CEO do Comitê Organizador convocam entrevista coletiva e deixam claro que mudança na data dos Jogos vem sendo analisada: "Trabalho terá que ser refeito"

ESPORTE | 23/03/2020 11:12 - Há 7 dias, 20 horas e 21 minutos
Presidente da Fifa diz que coronavírus pode mudar calendário do futebol mundial
Em entrevista a jornal italiano, Gianni Infantino afirma: "Vamos olhar as oportunidades. Talvez possamos reformar o futebol mundial dando um passo atrás"

ESPORTE | 20/03/2020 19:13 - Há 10 dias, 12 horas e 20 minutos
Procuradoria da Fazenda suspende cobrança de dívidas com a União por 90 dias e beneficia clubes
Medidas serão válidas enquanto perdurar o estado de emergência sanitária; Cruzeiro lidera o ranking das Séries A e B

ESPORTE | 20/03/2020 13:32 - Há 10 dias, 18 horas e 1 minuto
Bellintani garante manutenção do sub-23 do Bahia: “Projeto tem muito ainda a prosseguir”
Presidente do Bahia diz que time de aspirantes permanecerá completo até a definição do calendário do futebol baiano e defende continuidade do campeonato estadual

ESPORTE | 20/03/2020 13:30 - Há 10 dias, 18 horas e 2 minutos
Paulo Carneiro explica desmanche do sub-23 e prevê recomposição no caso de retorno do estadual
Com paralisação do futebol no Brasil, continuidade do Campeonato Baiano vira uma incógnita

ESPORTE | 19/03/2020 14:00 - Há 11 dias, 17 horas e 33 minutos
Após fim do time de aspirantes, Vitória demite Agnaldo Liz
Saída de Liz do clube acontece após o desmanche do time de aspirantes, anunciado pelo presidente da agremiação, Paulo Carneiro

ESPORTE | 18/03/2020 23:51 - Há 12 dias, 7 horas e 42 minutos
Paulo Carneiro anuncia que time de aspirantes do Vitória está sendo “desmontado”
Dirigente diz que após paralisação, Campeonato Baiano não deve ser retomado nesta temporada