Adiamentos e cancelamentos de casamentos em tempos de coronavírus

Muitos casamentos do primeiro semestre de 2020 tiveram que ser adiados ou até mesmo cancelados devido à pandemia que acomete o mundo

Tribuna da Bahia, Salvador
19/05/2020 06:30 | Atualizado há 12 dias, 19 minutos

   
Foto: Divulgação

Muitos casamentos do primeiro semestre de 2020 tiveram que ser adiados ou até mesmo cancelados devido à pandemia que acomete o mundo. A partir daí diversos questionamentos surgiram para os noivos e noivas que tiveram que prorrogar ou abrir mão do sonho: “Os fornecedores são obrigados a prestar os serviços em uma nova data?”; “ Eles podem cobrar taxa de adiamento ou multa?“; “ E se eu quiser remarcar pra o próximo ano, terei que complementar com o reajuste anual dos preços?”;  “ O adiamento pode ensejar a rescisão contratual por parte dos fornecedores?; “ Preciso avisar aos fornecedores sobre o interesse em adiar com antecedência de quanto tempo?”; “ Existe um prazo máximo para o adiamento?”; “E em caso de cancelamento dos contratos, incide multas?”

Noivos que ainda estão em negociação com os fornecedores também questionam acerca das cláusulas que podem ser inseridas nos contratos para lhes resguardarem em caso de um necessário adiamento.

Como se trata de uma situação inédita e ainda recente, as regulamentações especificas são escassas e os Tribunais ainda não enfrentaram esse tema.  Assim, os aplicadores do direito têm orientado com base na legislação já existente e na analogia com decisões em casos similares.

A negociação amigável, respaldada no bom senso, é sempre a melhor opção. Em caso de um acordo entre as partes, a formalização por escrito do quanto pactuado se faz necessária para conferir segurança jurídica.

Em que pese o abalo financeiro que a pandemia provocou nos inúmeros setores da economia, especialmente no de entretenimento, não se pode esquecer que o consumidor precisa ter os seus direitos e garantias resguardados tal como prevê o Código de Defesa do Consumidor.

A Medida Provisória nº 948/2020 entrou em vigor no dia 08 de abril de 2020 e especificou regras a serem seguidas para os casos de cancelamentos de serviços, de eventos e de reservas em razão do estado de calamidade, o que inclui as festas de casamento.

O artigo 2º da referida medida dispõe que o prestador de serviços não está obrigado a reembolsar os valores pagos pelo consumidor, porém, condiciona essa permissão a três determinações que não precisam ser cumulativas: I- Remarcação dos serviços; II- Disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços disponíveis na empresa; III- Outro acordo a ser formalizado com o consumidor.

A Medida Provisória prevê, ainda, que qualquer das opções acima descritas ocorrerão sem custo adicional, taxa ou multa ao consumidor, desde que a solicitação seja efetuada no prazo de noventa dias, contados da entrada em vigor da referida medida.

Acaso o consumidor escolha permanecer com o crédito para uso ou abatimento em novos serviços a serem contratados futuramente perante o prestador de serviço, ele poderá utilizar esse credito pelo prazo máximo de doze meses contados a partir do encerramento do estado de calamidade pública.

Se o contratante decidir pela remarcação do serviço, a Medida Provisória prevê que devem ser respeitados a sazonalidade e os valores dos serviços originalmente contratados. Além disso, o evento deve ser adiado para o prazo máximo de doze meses após o encerramento do estado de calamidade.

Os órgãos de Defesa do consumidor entendem que faz parte do risco do negócio decorrente da atividade empresarial a ausência de lucro por questões de força maior, ou seja, considerando que a necessidade de adiamento ou cancelamento não decorreu por culpa de nenhuma das duas partes, é inerente à atividade empresarial assumir esse risco, não podendo a mesma, assim, cobrar multas ou taxas pelo adiamento.

A medida provisória segue nesse mesmo sentido ao prever que, nesses casos, não é aplicável indenização por danos morais, multas ou outras penalidades

Nessa linha, em caso de adiamento do evento para o ano subsequente, o reajuste anual não deve ser aplicado aos contratos fechados anteriormente.

Assim, a cobrança de multa pela rescisão contratual, a inviabilização de remarcação da data e a elevação, sem justa causa, do preço de serviços serão consideradas condutas abusivas por parte dos fornecedores que não podem se aproveitar da situação de anormalidade para sujeitar os consumidores a preços excessivos.

No caso de impossibilidade de remarcação do evento, disponibilização do credito para ser utilizado em outra oportunidade ou outro acordo a ser formalizado pelas partes, o prestador de serviço restará obrigado a devolver o valor recebido do consumidor, devidamente atualizado, no prazo de doze meses a contar do encerramento do estado de calamidade pública.

O cancelamento do contrato também pode ser solicitado pelo fornecedor, nesses casos, o mesmo deve restituir ao contratante todo o valor recebido, devidamente atualizado.

Importante destacar que o fornecedor tem o direito de reter o valor correspondente a parte do serviço que, eventualmente, já foi prestado. Se as fotos do pré- wedding já foram tiradas, por exemplo, esse serviço deve ser pago. Outro exemplo é o serviço de assessoria para noivos que, se já começou a ser prestado de alguma forma, também deve ser remunerado proporcionalmente ao trabalho realizado.

Por fim, a orientação para os noivos que ainda estão em tratativas com os fornecedores do casamento é que, nos contratos a serem firmados, façam constar clausula expressa facultando o adiamento do evento sem custas ou reajustes e a rescisão contratual sem multa/ indenização enquanto perdurar a pandemia. O reforço de uma cláusula nesse sentido trará mais segurança e tranquilidade para os contratantes.

A intenção é minimizar o prejuízo de ambas as partes.  A preocupação em recuperar determinados setores da economia é legitima, mas não se pode priorizá-la em detrimento dos direitos e garantias consumeristas já conquistados.

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

CIDADE | 24/03/2020 15:30 - Há 6 dias, 15 horas e 19 minutos
Tribuna libera acesso ao conteúdo digital durante isolamento social
Juntos vamos derrotar este vírus

CIDADE | 30/05/2020 21:30 - Há 9 horas e 18 minutos
Ação conjunta assiste idosa que acumulava 1,4 tonelada de lixo em casa no Calabar
A idosa, que acumulava 1,4 tonelada de lixo dentro da residência, receberá auxílio emergencial, foi referenciada no Centro de Referência e Assistência Social (Cras Federação), além de ganhar colchões, kit dormitório e kit higiene da Sempre

CIDADE | 30/05/2020 15:36 - Há 15 horas e 13 minutos
Santa Casa da Bahia promove missa com transmissão ao vivo
Cerimônia acontecerá no dia 31 de maio

CIDADE | 30/05/2020 15:34 - Há 15 horas e 15 minutos
Feira de Santana tem 227 estabelecimentos interditados
Estabelecimentos terão alvará cassado, segundo prefeitura. Até segunda-feira (1º), só podem funcionar estabelecimentos que prestem serviços essenciais

CIDADE | 30/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 19 minutos
Segunda parcela de vale-alimentação para alunos da Bahia será paga no dia 8 de junho
O anúncio foi feita na noite de ontem pelo governador Rui Costa. Cerca de 800 mil alunos da rede pública do estado vão receber benefício de R$ 55. Medida tem custo estimado de R$ 44 milhões


CIDADE | 29/05/2020 13:50 - Há 1 dia, 16 horas e 59 minutos
Como proteger as roupas de lavagens frequentes
O cuidado com a higienização das roupas, associado ao uso do amaciante, pode proteger as peças do desgaste

CIDADE | 29/05/2020 13:36 - Há 1 dia, 17 horas e 13 minutos
Neto diz que vai disponibilizar testes rápidos para rodoviários
Além dos rodoviários o prefeito disse que os passageiros vão passar por higienização, além de aumentar de 40% para 60% a frota de ônibus no Subúrbio Ferroviário

CIDADE | 29/05/2020 10:28 - Há 1 dia, 20 horas e 21 minutos
Bahia tem mais 10 cidades com transporte intermunicipal suspenso e total
Foram inclusas na lista as cidades de Acajutiba, Aratuípe, Cícero Dantas, Iguaí, João Dourado, Maiquinique, Mairi, Nazaré, Pilão Arcado e Piraí do Norte

Mais sobre

CIDADE | 29/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 19 minutos
Plenário do STF decidirá sobre inquérito; Moraes tem maioria
O ministro Edson Fachin, do STF, decidiu deixar com o plenário da Corte a decisão sobre a continuidade ou não das investigações do inquérito das fake news

CIDADE | 28/05/2020 21:46 - Há 2 dias, 9 horas e 3 minutos
Atividades virtuais: manter a qualidade e atratividade é o desafio das instituições de ensino superior
A Faculdade Batista Brasileira (FBB) foi uma das primeiras instituições de ensino superior de Salvador a implantar as aulas por meio da virtualização da presencialidade, diante do cenário de pandemia do COVID-19

CIDADE | 28/05/2020 12:03 - Há 2 dias, 18 horas e 46 minutos
Helena Witzel é internada de urgência no Hospital dos Bombeiros
A primeira-dama foi medicada, já passa bem , mas seguirá internada em observação

CIDADE | 28/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 19 minutos
Cratera assusta moradores de condomínio na Boca da Mata
O que era uma fissura acabou se transformando em um assustador buraco de aproximadamente 10 metros de profundidade e 6 metros de extensão

CIDADE | 28/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 19 minutos
Rui comemora resultado de isolamento social: 'Conseguimos barrar o crescimento de casos'
Governador disse que estado atingiu 'platô', fase em que o número de casos para de crescer

CIDADE | 27/05/2020 14:08 - Há 3 dias, 16 horas e 41 minutos
Bahia está em 5º lugar no ranking nacional de isolamento social, diz levantamento
Salvador é a terceira melhor dentre todas do país

CIDADE | 27/05/2020 10:07 - Há 3 dias, 20 horas e 42 minutos
Após prorrogação, novo prazo de inscrição no Enem 2020 termina nesta quarta-feira
As datas da prova ainda estão indefinidas e deverão ser escolhidas em uma enquete com os participantes a partir de junho

CIDADE | 26/05/2020 13:50 - Há 4 dias, 16 horas e 59 minutos
Periperi terá restrições mais duras e ações de proteção contra a pandemia
Prefeitura anuncia fim das medidas regionalizadas no bairro do Bonfim

CIDADE | 25/05/2020 15:03 - Há 5 dias, 15 horas e 46 minutos
ACM Neto revela 86% de ocupação de leitos de UTI e aponta semana decisiva
Prefeito também falou sobre medidas restritivas em oito bairros da capital baiana e disse que governo federal é adversário na aplicação do isolamento social

CIDADE | 25/05/2020 14:23 - Há 5 dias, 16 horas e 26 minutos
Rui Costa prevê chegada de 72 respiradores e relata dificuldade em montar equipes médicas
Rui Costa diz que alto número de profissionais de saúde infectados pelo coronavírus é um problema no combate à doença; já são mais de 1.000

CIDADE | 25/05/2020 11:17 - Há 5 dias, 19 horas e 32 minutos
Sindicato confirma morte de mais dois rodoviários por coronavírus na Bahia
Diretor do Sindicato dos Rodoviários afirma que, no total, oito funcionários do sistema de transporte morreram em decorrência da Covid-19

CIDADE | 25/05/2020 11:15 - Há 5 dias, 19 horas e 34 minutos
Comerciante do bairro de Brotas contesta a decisão municipal de fechar o seu estabelecimento
Advogada Janaina Bastos afirma que na situação em questão não se está respeitando o principio da imparcialidade jurídica

CIDADE | 26/05/2020 09:20 - Há 4 dias, 21 horas e 29 minutos
Massaranduba e Uruguai passarão por medidas restritivas para combater Covid-19
A medida, da Prefeitura de Salvador, já abrangeu bairros como Boca do Rio, Avenida Joana Angélica (Centro) e Pituba, obtendo sucesso no combate a doença

CIDADE | 26/05/2020 06:30 - Há 5 dias, 19 minutos
Antecipação de feriados pode gerar confusão durante pandemia de Covid-19
Quem ainda tinha esperança em viajar no final do mês de junho e no início do mês de julho, vai ter que tirar a quadrilha da quadra e fazer “anarriê” e “alavantu” em casa mesmo

CIDADE | 23/05/2020 15:28 - Há 7 dias, 15 horas e 21 minutos
Medidas restritivas serão estendidas aos bairros de Massaranduba e Uruguai, em Salvador
Anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, em entrevista ao Bahia Meio Dia deste sábado (23). Gestor diz que outros bairros podem ser incluídos na medida nos próximos dias

CIDADE | 22/05/2020 20:00 - Há 8 dias, 10 horas e 49 minutos
Como fica a relação de empregados e empregadores durante os feriados antecipados
Advogada Juliana Costa Pinto explica que a antecipação dos feriados determinada por decreto governamental implica na impossibilidade de trabalho enquanto jornada normal

CIDADE | 22/05/2020 16:34 - Há 8 dias, 14 horas e 15 minutos
Salvador e mais oito municípios da Bahia vão ter antecipação de feriados
Medida anunciada pelo governador Rui Costa começa na próxima segunda-feira (24) e vai até sexta (29)

CIDADE | 22/05/2020 15:22 - Há 8 dias, 15 horas e 27 minutos
MEC adia prazo de inscrição do Enem para 23h59 de quarta-feira, 27 de maio
Prazo deveria se encerrar nesta sexta, conforme cronograma inicial previa. Provas ainda não têm data definida

CIDADE | 22/05/2020 12:21 - Há 8 dias, 18 horas e 28 minutos
Módulo exclusivo para pacientes com síndromes respiratórias é inaugurado em UPA de Salvador
Unidade com estrutura similar aos postos utilizados no carnaval possui 24 leitos. Objetivo é isolar da área principal da UPA pacientes com suspeita ou infectados pela Covid-19

CIDADE | 22/05/2020 12:17 - Há 8 dias, 18 horas e 32 minutos
Tragédias de Minas Gerais podem ser repetidas na Bahia
O alerta é do Ministério Público Federal (MPF), após inspeção técnica ocorrida, no último dia 07, pela Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec)

CIDADE | 22/05/2020 09:15 - Há 8 dias, 21 horas e 34 minutos
Empresas baianas sofrem com pandemia e falta estrutura digital
Durante estes dois meses de pandemia da covid-19, o comércio tem sofrido com as quedas do faturamento e levando inclusive, muitas empresas fecharem suas portas

CIDADE | 22/05/2020 06:30 - Há 9 dias, 19 minutos
Chuva provoca estragos em Salvador e interior da Bahia
Rios transbordando, casas e pistas invadidas pela água, deslizamentos de terra, desmoronamentos, árvores caídas. Foi assim a quinta-feira (21) dos moradores de Salvador e do interior da Bahia

CIDADE | 21/05/2020 18:36 - Há 9 dias, 12 horas e 13 minutos
Salvador Shopping inicia teste de plataforma digital de vendas
Na primeira etapa, o site está em soft opening, com os clientes pedindo em casa nas operações de gastronomia

CIDADE | 21/05/2020 15:14 - Há 9 dias, 15 horas e 35 minutos
Sirenes de alerta voltam a ser acionadas em bairros de Salvador
Sistema de alerta que soou nos bairros de Castelo Branco e Sete de Abril fazem parte do Plano Municipal de Redução de Desastres. Salvador tem acumulado de chuvas de 350mm, no mês de maio

CIDADE | 21/05/2020 15:08 - Há 9 dias, 15 horas e 41 minutos
Evite cair em fraudes em compras pela internet
Advogado dá dicas para não cair em golpes na web

CIDADE | 21/05/2020 12:34 - Há 9 dias, 18 horas e 15 minutos
Funcionários da CMS passam por testes rápidos para coronavírus
Duas pessoas testaram positivo. Porém, de acordo com o médico da Câmara, Ary Alves da Silva não há motivos para pânico

CIDADE | 21/05/2020 12:33 - Há 9 dias, 18 horas e 16 minutos
Codesal registra 88 solicitações nesta quinta-feira
Até às 11h, órgão havia registrado 21 deslizamentos de terra e seis imóveis alagados

CIDADE | 20/05/2020 15:23 - Há 10 dias, 15 horas e 26 minutos
Inep decide adiar o Enem
O exame será adiado "de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais

CIDADE | 20/05/2020 13:11 - Há 10 dias, 17 horas e 38 minutos
Ministro da Educação 'sugere' adiar Enem 'de 30 a 60 dias'
Senado aprovou projeto que adia as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Enem. Medida não vale imediatamente, e texto segue para análise na Câmara

CIDADE | 20/05/2020 13:07 - Há 10 dias, 17 horas e 42 minutos
Medidas restritivas são suspensas na Pituba, mas passam a vigorar em Brotas e Cosme de Farias
Novos bairros terão restrições a partir de sexta-feira (22). Juntos, os dois bairros possuem mais de cem casos confirmados de coronavírus