Regina Duarte deixa comando da secretaria de Cultura do governo Bolsonaro

Atriz assumiu a pasta em 4 de março com a missão de 'pacificar' o setor. Segundo o presidente, ela assumirá a Cinemateca, também vinculada à pasta

Tribuna da Bahia, Salvador
20/05/2020 10:13 | Atualizado há 4 dias, 15 horas e 46 minutos

   
Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (20) a saída da atriz Regina Duarte do cargo de secretária especial de Cultura. Em publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que ela assumirá a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira e é vinculada à Secretaria da Cultura.

Regina Duarte assumiu a pasta em 4 de março, com a missão de "pacificar" o embate entre a classe artística e a indústria da cultura com o governo federal.

"Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias", afirmou Bolsonaro nas redes sociais.

A publicação de Bolsonaro foi acompanhada de um vídeo dele e de Regina, gravado no Palácio da Alvorada (veja abaixo). Na gravação, a atriz diz ter ido até a residência oficial do presidente perguntar se estaria sendo "fritada".

"Regina, toda a semana tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. Objetivo é desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão. Não vão conseguir. Jamais ia fritar você", responde Bolsonaro no vídeo.

Na sequência, a agora ex-secretária de Cultura diz ter acabado de ganhar um presente, o convite para comandar a Cinemateca.

"Acabo de ganhar um presente que é um sonho de qualquer pessoa de comunicação, de audiovisual, de cinema, de teatro: um convite para fazer cinemateca, que é um braço da cultura que funciona lá em São Paulo, e é um museu de toda a filmografia brasileiro, ficar ali, secretariando o governo dentro da cultura na cinemateca. Pode ter presente melhor do que esse? Obrigado, presidente", diz Regina.

O presidente diz ficar chateado pelo fato de a atriz se afastar do convívio em Brasília, mas que fica feliz por ela assumir a Cinemateca.

"Pode ter certeza de uma coisa, eu acho que você quer ajudar o Brasil e o que eu mais quero é o seu bem, pelo seu passado, por aquilo que você representa para todos nós. Ir para a cinemateca, do lado do teu apartamento ali em São Paulo, você vai ser feliz e produzir muito mais, eu fico muito feliz com isso. Chateado porque você se afasta do convívio nosso em Brasília", afirmou Bolsonaro.

No vídeo, Regina Duarte diz ainda que tem sentido muita falta dos filhos e netos e que a família dela a quer mais próxima.

"A minha família, que é uma coisa a qual eu sempre fui muito ligada. Então, é um presente duplo: é a cinemateca e é também eu estar próxima da minha família, que é uma coisa que eu estou desejando muito", completou a atriz.

No fim do vídeo, Bolsonaro diz que a atriz terá o compromisso de sempre acompanhar o presidente nas idas dele a São Paulo.

Trajetória na secretaria

Desde o início do mandato de Bolsonaro, a secretaria teve alta rotatividade em razão de polêmicas na pasta e em órgãos vinculados a ela.

No dia 5 maio, por exemplo, o governo renomeou maestro Dante Mantovani como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) que tinha sido exonerado por Regina no primeiro dia da atriz à frente da secretaria.

Segundo o blog da comentarista do G1 e da TV Globo Andréia Sadi, Regina não foi informada e "não entendeu" a nomeação. Mantovani foi exonerado no mesmo dia e o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, justificou as mudanças por "questões internas".

A saída de Regina Duarte do governo já era um desejo da ala ideológica próxima ao presidente, conforme informou a colunista Andréia Sadi nesta terça.

Questionado sobre a permanência de Regina no governo, Jair Bolsonaro disse que só presidente e vice não podem ser trocados.

A ala política do Planalto tentava afastar as especulações sobre a possibilidade de saída de Regina, mas já havia se frustrado com a fala do presidente sobre a secretária na semana passada.

Bolsonaro queria Regina mais próxima

No fim de abril, na portaria do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro elogiou Regina Duarte, mas disse que gostaria de vê-la mais próxima.

Na ocasião, ela estava em São Paulo. O presidente disse também que ela estava tendo dificuldade em lidar com questões de "ideologia de gênero".

"Infelizmente, a Regina está em São Paulo. Está trabalhando pela internet ali. E eu quero que ela esteja mais próxima. É uma excelente pessoa, um bom quadro. É também uma secretaria que era ministério. Muita gente de esquerda pregando ideologia de gênero. Essas coisas todas é que a sociedade, a massa da população, não admite. Ela tem dificuldade nesse sentido", disse o presidente.

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

POLÍTICA | 24/05/2020 12:46 - Há 13 horas e 12 minutos
Com Heleno e Hélio Lopes, Bolsonaro vai à pé até manifestantes
O presidente Jair Bolsonaro chegou à Esplanada dos Ministérios para acompanhar mais um ato de apoio ao governo

POLÍTICA | 24/05/2020 06:50 - Há 19 horas e 9 minutos
ACM Neto quer celeridade na definição sobre adiamento das eleições
Para o democrata, o pleito tem que ocorrer em novembro por causa da pandemia de coronavírus

POLÍTICA | 24/05/2020 06:50 - Há 19 horas e 9 minutos
"Perplexo", ministro Marco Aurélio Mello pede saída de Weintraub
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, chegou a dizer que "por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF".

POLÍTICA | 24/05/2020 06:50 - Há 19 horas e 9 minutos
OAB cobra explicações sobre afirmação de Bolsonaro sobre sistema próprio de informação
Bolsonaro fez declaração em reunião interministerial de 22 de abril. Pela lei, nenhum presidente pode ter aparato pessoal, particular de informação

POLÍTICA | 24/05/2020 06:50 - Há 19 horas e 9 minutos
Mensagens mostram que Bolsonaro avisou Moro que havia decidido trocar comando da PF antes de reunião ministerial
Presidente avisou o ministro da Justiça e Segurança Pública no início do dia 22 de abril. Dois dias depois, Moro anunciou sua saída do governo e acusou Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal


POLÍTICA | 23/05/2020 17:20 - Há 1 dia, 8 horas e 39 minutos
Em reunião ministerial, Bolsonaro relata como agiu no Iphan após queixa de empresário apoiador
Declaração foi dada na reunião ministerial de 22 de abril; sigilo do conteúdo foi retirado nesta sexta (22). 'Iphan para qualquer obra do Brasil, como para a do Luciano Hang. Enquanto tá lá um cocô petrificado de índio, para a obra, pô', afirmou o preside

POLÍTICA | 23/05/2020 13:54 - Há 1 dia, 12 horas e 4 minutos
Teich rejeita convite para ser conselheiro do Ministério da Saúde
Não seria coerente', diz médico que deixou o cargo após menos de 1 mês

POLÍTICA | 23/05/2020 10:00 - Há 1 dia, 15 horas e 59 minutos
Presidente revela ter sistema próprio de informações: 'O meu funciona'
Declaração foi feita durante reunião do dia 22 de abril, citada pelo ex-ministro Sergio Moro como prova de que o presidente da República queria interferir na Polícia Federal

Mais sobre

POLÍTICA | 23/05/2020 09:00 - Há 1 dia, 16 horas e 59 minutos
Damares defendeu prisão de prefeitos e governadores por medidas na pandemia
Manifestação de Damares Alves é um dos pontos polêmicos do vídeo da reunião ministerial

POLÍTICA | 23/05/2020 08:30 - Há 1 dia, 17 horas e 29 minutos
Ernesto Araújo critica globalização por alavancar China
Ernesto Araújo criticou a globalização ocorrida nos últimos 30 anos e a ascensão da China como potência

POLÍTICA | 23/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 19 horas e 29 minutos
‘Botava na cadeia esses vagabundos todos, começando pelo STF’
Abraham Weintraub disse durante a reunião de ministros do dia 22 de abril que “botava na cadeia” todos os ministros do Supremo Tribunal Federal

POLÍTICA | 23/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 19 horas e 29 minutos
Salles defende ‘ir passando a boiada’ em medidas regulatórias
Ricardo Salles afirma que 'tem um monte de coisa que é parecer, caneta', descartando levar propostas ao Congresso

POLÍTICA | 23/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 19 horas e 29 minutos
Guedes defende a venda do Banco do Brasil em reunião do governo
Paulo Guedes disse “tem que vender essa porra logo” em referência ao Banco do Brasil

POLÍTICA | 23/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 19 horas e 29 minutos
Em reunião, Bolsonaro defende armar população para 'impedir ditadura no País'
O presidente Jair Bolsonaro disse na reunião ministerial do dia 22 de abril que quer que a população se arme para “impedir uma ditadura no País

POLÍTICA | 23/05/2020 06:30 - Há 1 dia, 19 horas e 29 minutos
Raio Laser - 23/05 - Ameaças reais
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse ontem que o inquérito aberto por ele no ano passado para apurar ataques a ministros da Corte encontrou “ameaças reais”, sem dar mais detalhes

POLÍTICA | 22/05/2020 17:42 - Há 2 dias, 8 horas e 16 minutos
Vídeo da reunião ministerial do governo Bolsonaro é divulgado
Ex-ministro da Justiça, Sergio Moro afirma que Bolsonaro o cobrou, na reunião, a troca do ex-superintendente da PF do Rio de Janeiro e do ex-diretor-geral da Polícia Federal

POLÍTICA | 22/05/2020 15:44 - Há 2 dias, 10 horas e 14 minutos
Heleno: apreensão de celular de Bolsonaro teria 'consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional'
Chefe do GSI declarou em nota que apreensão seria "inconcebível" e representaria interferência de outro poder no Executivo. Celso de Mello encaminhou pedido de partidos para análise da PGR

POLÍTICA | 22/05/2020 12:24 - Há 2 dias, 13 horas e 34 minutos
Celso de Mello envia à PGR pedidos de depoimento e de apreensão do celular de Bolsonaro
Requerimentos foram feitos por partidos e parlamentares. Ministro ressaltou ser dever do Estado promover a apuração dos fatos delituosos narrados por ‘qualquer pessoa do povo’

POLÍTICA | 22/05/2020 09:25 - Há 2 dias, 16 horas e 34 minutos
Rui elogia tom da reunião com Bolsonaro e volta a pedir união
O governador da Bahia, Rui Costa, elogiou, ontem, o tom do encontro com o presidente Jair Bolsonaro

POLÍTICA | 22/05/2020 09:20 - Há 2 dias, 16 horas e 39 minutos
Governo envia à AL-BA projeto de auxílio a profissionais de saúde
A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia vai apreciar o projeto que concede auxílio a profissionais de saúde afastados pela Covid-19

POLÍTICA | 22/05/2020 09:10 - Há 2 dias, 16 horas e 49 minutos
MP mantém inquérito sobre bens de Flávio Bolsonaro
Em março, a PF havia pedido o arquivamento do inquérito, mas a Promotoria não concordou e solicitou ajuda ao Gaec

POLÍTICA | 22/05/2020 09:00 - Há 2 dias, 16 horas e 59 minutos
Celso de Mello decide hoje sobre sigilo do vídeo de reunião ministerial, diz STF
Vídeo é parte do inquérito aberto pelo ministro do STF para apurar acusação do ex-ministro Moro de que presidente Bolsonaro tentou interferir na PF para evitar investigação de familiares

POLÍTICA | 22/05/2020 08:45 - Há 2 dias, 17 horas e 14 minutos
STJ nega soltura 'conselheiro' da Guiné-Bissau preso na Faroeste
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de soltura apresentado pela defesa de Adailton Maturino, "conselheiro" de Guiné-Bissau e réu na Operação Faroeste

POLÍTICA | 22/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 19 horas e 29 minutos
Bruno Reis lidera disputa por prefeitura de Salvador
O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) lidera a disputa pela prefeitura de Salvador

POLÍTICA | 22/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 19 horas e 29 minutos
‘Todo mundo agora entrou no debate sobre adiamento das eleições’
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está confiante de que o debate sobre adiar as eleições deve avançar daqui para frente

POLÍTICA | 22/05/2020 06:30 - Há 2 dias, 19 horas e 29 minutos
Raio Laser - 22/05 - Comportamento
O vice-prefeito e secretário municipal de infraestrutura Bruno Reis, também pré-candidato à Prefeitura de Salvador pelo Democratas, está fugindo de qualquer debate político em meio à pandemia do novo coronavírus

POLÍTICA | 21/05/2020 12:29 - Há 3 dias, 13 horas e 29 minutos
STJ mantém prisão de desembargadora investigada por venda de decisões na BA
STJ pontuou que decisão de manter a prisão é uma forma de garantir a ordem pública, já que as atividades ilícitas investigadas continuaram mesmo após deflagração da Operação Faroeste

POLÍTICA | 21/05/2020 12:24 - Há 3 dias, 13 horas e 34 minutos
Bolsonaro se reúne com governadores e defende congelar salário de servidores
Presidente disse que deve sancionar nesta quinta ajuda financeira a estados. Reunião sobre coronavírus foi marcada pelo discurso de união e trégua nos ataques entre podere

POLÍTICA | 21/05/2020 09:40 - Há 3 dias, 16 horas e 19 minutos
Eliana critica Bolsonaro após apoio na eleição
A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, fez duras críticas ao presidente da República

POLÍTICA | 21/05/2020 09:30 - Há 3 dias, 16 horas e 29 minutos
Planalto busca MDB por margem anti-impeachment
O presidente do MDB, Baleia Rossi, esteve em reunião no Planalto com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos

POLÍTICA | 21/05/2020 09:10 - Há 3 dias, 16 horas e 49 minutos
STF confirma acordo de R$ 65,6 bi para compensar perdas de Estados com Lei Kandir
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem homologar o acordo feito para compensar os Estados por perdas geradas pela Lei Kandir

POLÍTICA | 21/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 19 horas e 29 minutos
Rui Costa deve participar hoje de encontro online com Bolsonaro
O governador da Bahia, Rui Costa, deve participar hoje de um encontro online com o presidente Jair Bolsonaro

POLÍTICA | 21/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 19 horas e 29 minutos
Carlos Bolsonaro critica BB por retirar propaganda de site bolsonarista
Para o segundo filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, a decisão do Banco do Brasil de retirar anúncios do site Jornal da Cidade Online "pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas

POLÍTICA | 21/05/2020 06:30 - Há 3 dias, 19 horas e 29 minutos
Raio Laser - 21/05 - Sem Covid
O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) voltou a testar negativo para o coronavírus. O resultado do exame saiu na tarde de ontem, levando a clima de alegria no Palácio Thomé de Souza

POLÍTICA | 20/05/2020 13:15 - Há 4 dias, 12 horas e 43 minutos
Senado analisa representação contra Flávio Bolsonaro há três meses
Parlamentares do PSOL, Rede e PT protocolaram em 19 de fevereiro representação no Conselho de Ética contra o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro

POLÍTICA | 20/05/2020 13:09 - Há 4 dias, 12 horas e 49 minutos
Bolsonaro afirma que Pazuello fica 'por muito tempo' no Ministério da Saúde
Presidente deu a declaração ao conversar com profissionais de limpeza urbana em Brasília. General comanda ministério de forma interina desde a saída de Nelson Teich

POLÍTICA | 20/05/2020 09:30 - Há 4 dias, 16 horas e 29 minutos
Bahia ainda não recuperou R$ 49 milhões com compra de respiradores
O secretario estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou “não é tão fácil” reaver o dinheiro

POLÍTICA | 20/05/2020 09:10 - Há 4 dias, 16 horas e 49 minutos
Nome de Ana Paula cresce para ser vice de Bruno Reis
Ana Paula Matos tem crescido para ser a vice na chapa de Bruno Reis (DEM) à prefeitura de Salvador