RJ: MPF vê 'prova robusta' de fraudes e indícios de que Witzel sabia dos contratos

nvestigação fala em 'vínculo estreito' da primeira-dama com empresário preso. Governador do RJ nega participação em qualquer irregularidade e diz que sigilos estão abertos. Celulares e computadores de Witzel foram apreendidos

Tribuna da Bahia, Salvador
26/05/2020 14:48 | Atualizado há 13 dias, 23 horas e 23 minutos

   
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) afirma, no pedido de busca e apreensão da Operação Placebo, realizada nesta terça-feira (26) contra o governador Wilson Witzel (PSC) e outros alvos, que há "provável envolvimento da cúpula do Poder Executivo fluminense" em supostos desvios na área da saúde.

Os investigadores dizem que há "prova robusta de fraudes" e indícios da participação ativa de Witzel nos contratos suspeitos com os hospitais de campanha para combater a Covid-19.

As informações constam na decisão do STJ que autorizou a ação, assinada pelo ministro Benedito Gonçalves. A busca ocorreu no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, na casa onde ele morava no Grajaú e também contra a primeira-dama Helena Witzel, entre outros endereços. Aparelhos celulares e computadores foram apreendidos.

A operação tem como um dos alvos a organização social (OS) Iabas, responsável pela construção dos hospitais de campanha -- que ainda não foram entregues -- ao custo de R$ 835 milhões.

"O MPF imputa indícios de participação ativa do governador do Estado quanto ao conhecimento e ao comando das contratações realizadas com as empresas ora investigadas", narra o ministro.

Witzel nega qualquer irregularidade e afirma que todos os seus sigilos estão abertos. A Iabas diz que forneceu às autoridades todas informações e que o objetivo é salvar vidas.

Ainda de acordo com a decisão do STJ, com base no relato do Ministério Público Federal, as investigações "confirmam a existência de fraudes e o provável envolvimento da cúpula do Poder Executivo fluminense".

Escritório da primeira-dama

A investigação aponta ainda "vínculo bastante estreito e suspeito" entre a primeira dama Helena Witzel e as empresas do empresário Mário Peixoto, preso no início do mês. Ele nega qualquer relação ilícita com o governador (veja nota no fim da reportagem).

De acordo com a apuração, o escritório de advocacia de Helena Witzel tem um contrato de prestação de serviços com a empresa DPAD Serviços Diagnósticos, ligada a Peixoto.

Documentos relacionados a pagamentos para a esposa do governador teriam sido encontrados no endereço eletrônico de dois homens apontados como operadores financeiros do empresário preso.

As empresas de Peixoto têm contrato com o governo desde a gestão de Sérgio Cabral (MDB) e os mantêm na de Witzel. Segundo o Ministério Público Federal, a manutenção dos acordos se deu por meio do pagamento de propina.

Outra suspeita é que Peixoto estivesse interessado em fornecer serviços para a administração pública em contratos dos hospitais de campanha para Covid-19.

Estrutura hierárquica

Segundo o MPF, Wilson Witzel mantinha o comando das ações auxiliado por Helena Witzel. O ex-secretário Edmar Santos delegava funções ao ex-subsecretário Gabriell Neves, criando a estrutura hierárquica que deu suporte aos contratos fraudulentos.

A estrutura, diz a investigação, indica que no núcleo do Poder Executivo foi criada "a estrutura hierárquica, devidamente escalonada a partir do Governador, que propiciou as contratações sobre as quais pesam fortes indícios de fraudes".

Hospitais de campanha

Ainda de acordo com o ministro do STJ, os procuradores "afirmam a existência de prova robusta de fraudes nos processos que levaram a contratação do Iabas para gerir os hospitais de campanha no Rio de Janeiro, tudo com anuência e comando da cúpula do Executivo".

O acerto teria ocorrido, conforme a investigação, com orçamentos fraudados para serviços de montagem e desmontagem de tendas, instalação de caixas d'água, geradores de energia e piso para a formação da estrutura das unidades.

A investigação é feita em conjunto pelo MPF e pelo Ministério Público estadual. Outra suspeita, como mostrou o G1 há duas semanas, é a decisão de Witzel que permitiu o poder público voltar a contratar a Organização Social (OS) Unir Saúde, que seria ligada a Peixoto.

A empresa havia sido desqualificada, mas o governador assinou a revogação da desqualificação. O MPF afirma que há "indicativo de possível ajuste ilícito entre M.P. (Mário Peixoto) com o Governador", com base numa interceptação telefônica.

O que diz o governador

"Não há absolutamente nenhuma participação ou autoria minha em nenhum tipo de irregularidade nas questões que envolvem as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal. Estranha-me e indigna-me sobremaneira o fato absolutamente claro de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a mim, o que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará. A interferência anunciada pelo presidente da república está devidamente oficializada. Estou à disposição da Justiça, meus sigilos abertos e estou tranquilo sobre o desdobramento dos fatos. Sigo em alinhamento com a Justiça para que se apure rapidamente os fatos. Não abandonarei meus princípios e muito menos o Estado do Rio de Janeiro".

O que diz o Iabas

"A direção do IABAS esclarece que forneceu às autoridades todas as informações e documentos solicitados e está à disposição para quaisquer novos esclarecimentos. O objetivo do IABAS é promover o melhor atendimento às vítimas da COVID-19 e salvar vidas".

O que diz Mário Peixoto

“Não existe relação ilícita entre Mario Peixoto e o Governador Wilson Witzel. Qualquer acusação neste sentido é absolutamente descabida e irreal. Questões políticas não se misturam com questões jurídicas. Investigações policiais devem ter como norte a imparcialidade. Nenhuma empresa vinculada a Mario Peixoto contratou com o Governo do Estado, na área de saúde, durante a epidemia de Covid-19. Mário Peixoto não possui nenhuma relação com o IABAS. Alessandro Duarte é consultor da empresa Atrio, da qual Mario Peixoto já foi sócio (não é mais). No entanto, Alessandro possui empresas próprias, com atividades próprias, sem vinculação alguma com Mario Peixoto. Mario e o advogado Lucas Tristão são amigos, sendo que o escritório de Tristão já prestou serviços jurídicos à empresa ligada à família de Peixoto”.


Por Pedro Figueiredo - G1

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

POLÍTICA | 10/07/2020 11:21 - Há 2 horas e 51 minutos
Contas canceladas pelo Facebook dão fôlego a projeto contra fake news
Senador Angelo Coronel, presidente da CPMI sobre notícias falsas, apresenta requerimento para Facebook liberar conteúdo das contas ligadas à família Bolsonaro que foram derrubadas. Decisão da empresa, diz ele, prova que PL do Congresso segue "caminho cert

POLÍTICA | 10/07/2020 11:14 - Há 2 horas e 58 minutos
MP prende dois empresários ligados ao MBL por suspeita de corrupção
Alessander Mônaco e Luciano Ayan são alvos de prisões temporárias de cinco dias. MP diz que eles fazem parte do MBL, mas movimento nega informação

POLÍTICA | 10/07/2020 06:30 - Há 7 horas e 42 minutos
Toffoli manda forças-tarefa da Lava Jato entregarem base de dados à PGR
Decisão vale para forças-tarefa no Paraná, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Toffoli atendeu a pedido da PGR, que relatou enfrentar 'resistência' ao compartilhamento de informações

POLÍTICA | 10/07/2020 06:30 - Há 7 horas e 42 minutos
Carlos Bolsonaro chama fake news de 'lixo' e fala em 'novo movimento pessoal'
No post publicado nesta quarta-feira (9) no Twitter, Carlos diz estar vivendo "um novo movimento pessoal", sem especificar a que se refere

POLÍTICA | 09/07/2020 16:40 - Há 21 horas e 32 minutos
Justiça autoriza prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e mulher
Habeas corpus dos dois chegaram ao STJ no dia 7. Ministro tomou a decisão porque cabe ao presidente do STJ decidir questões urgentes no recesso


POLÍTICA | 09/07/2020 16:06 - Há 22 horas e 5 minutos
Presidente da CPMI das Fake News pede dados das contas excluídas pelo Facebook
Foram identificadas e removidas 35 contas, 14 páginas e um grupo no Facebook e 38 contas no Instagram

POLÍTICA | 09/07/2020 15:59 - Há 22 horas e 13 minutos
Moraes envia à PGR pedido de inquérito sobre fala de Salles em reunião
Eu reunião interministerial, ministro do Meio Ambiente disse que pandemia era o momento de passar 'a boiada' e 'mudar' regras ambientais

POLÍTICA | 09/07/2020 11:18 - Há 1 dia, 2 horas e 53 minutos
CNJ intima magistrados investigados por venda de decisões a apresentar defesa
Desembargadores e juízes intimidados terão 15 dias para defesa, antes do Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidir sobre a abertura ou não de Processo Administrativo Disciplinar (PAD)

Mais sobre

POLÍTICA | 09/07/2020 11:10 - Há 1 dia, 3 horas e 2 minutos
ACM Neto faz críticas veladas contra Bolsonaro e João Doria
Prefeito criticou retorno das aulas em São Paulo em meio à pandemia da Covid-19

POLÍTICA | 09/07/2020 11:07 - Há 1 dia, 3 horas e 4 minutos
Candidatos em Salvador aceleram campanhas mesmo durante pandemia
Os pré-candidatos a prefeito de Salvador começam a definir estratégias de campanha

POLÍTICA | 09/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 7 horas e 42 minutos
MEC precisa de "ministro que não seja lunático", diz Rodrigo Maia
O deputado também disse esperar que o novo comandante da pasta, ainda não indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, tenha conhecimento em gestão e educação

POLÍTICA | 09/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 7 horas e 42 minutos
Assessor de Bolsonaro é responsável por páginas de fake news, diz investigação
Tercio Arnaud Tomaz trabalha com o presidente e integra o chamado 'gabinete do ódio'. Ele comandava a página 'Bolsonaro Opressor 2.0', que tinha mais de 1 milhão de seguidores

POLÍTICA | 09/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 7 horas e 42 minutos
Bolsonaro adia definir ministro da Educação e candidatos buscam apoio
O cargo está vago há 20 dias - desde que Abraham Weintraub deixou o governo sob pressão

POLÍTICA | 08/07/2020 15:20 - Há 1 dia, 22 horas e 52 minutos
Procuradores pedem que Aras demita secretário-geral do MPF
Eitel Santiago defendeu que eleição de Jair Bolsonaro "foi obra divina" e diz que forças-tarefas atuam, as vezes, de forma ilegal

POLÍTICA | 08/07/2020 15:13 - Há 1 dia, 22 horas e 58 minutos
Planalto não afasta servidores que tiveram contato com Bolsonaro
Presidente anunciou na terça-feira que está com Covid-19. OMS e portaria do governo dizem que pessoas que tiveram contato com infectados devem ser afastadas do trabalho presencial

POLÍTICA | 08/07/2020 11:31 - Há 2 dias, 2 horas e 40 minutos
Vice-líder de Bolsonaro na Câmara xinga ministro do STF: ‘Lixo'
Moraes, alvo das críticas de Otoni, é o relator do inquérito que apura a divulgação de fake news e do que investiga financiamento de manifestações antidemocráticas

POLÍTICA | 08/07/2020 11:04 - Há 2 dias, 3 horas e 7 minutos
Bolsonaro sanciona, com vetos, projeto que prevê medidas para tentar proteger indígenas
Entre os trechos vetados estão os que preveem obrigação do governo em fornecer água potável, higiene, leitos hospitalares e facilidades ao acesso ao auxílio emergencial

POLÍTICA | 08/07/2020 11:00 - Há 2 dias, 3 horas e 11 minutos
"Ameaça para mim já virou até música", ironiza Coronel
Ele concedeu entrevista exclusiva, ontem, no Instagram do portal TRBN (@trbn_oficial), plataforma online da Tribuna, onde falou sobre diversos assuntos

POLÍTICA | 08/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 7 horas e 42 minutos
Pazuello não vai ficar na saúde, diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que o general Eduardo Pazuello não permanecerá no cargo de ministro da Saúde, que ocupa como interino

POLÍTICA | 08/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 7 horas e 42 minutos
Flávio Bolsonaro presta depoimento ao MP no Rio no inquérito da 'rachadinha'
Flávio é investigado por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Outro alvo da mesma investigação é Fabrício Queiroz, seu ex-assessor parlamentar, preso em 18 de junho em Atibaia (SP)

POLÍTICA | 08/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 7 horas e 42 minutos
Maia diz que fará exame para saber se tem anticorpos para covid-19
O deputado esteve com Bolsonaro na cerimônia de prorrogação do auxílio emergencial, no dia 30 de junho, no Palácio do Planalto

POLÍTICA | 07/07/2020 15:36 - Há 2 dias, 22 horas e 35 minutos
Ministros fazem exames para Covid
Ao menos três ministros foram submetidos à testagem e receberam resultado negativo para a doença. Presidente da República informou nesta terça-feira (7) que contraiu o vírus

POLÍTICA | 07/07/2020 12:18 - Há 3 dias, 1 hora e 53 minutos
Bolsonaro diz que seu exame para covid-19 deu positivo
Presidente realizou o exame na segunda-feira (7), após ter febre e sentir dores no corpo. Bolsonaro fez outros três testes desde março deste ano

POLÍTICA | 07/07/2020 11:01 - Há 3 dias, 3 horas e 10 minutos
MPF: proposta do grupo anticorrupção esvazia força-tarefa e elimina Gaeco
A criação da Unac está prevista no projeto em discussão no CSMPF e pode dar fim à atuação das forças-tarefas do MPF especializadas em operações de combate à corrupção e ao crime organizado, sobretudo a Lava-Jato

POLÍTICA | 07/07/2020 10:24 - Há 3 dias, 3 horas e 48 minutos
Neto sofre pressão do empresariado para acelerar retomada econômica
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), enfrenta a mais grave crise dos quase oito anos de gestão

POLÍTICA | 07/07/2020 10:22 - Há 3 dias, 3 horas e 49 minutos
Rui intensifica agenda para dar visibilidade a Denice e causa ciumeira na base
O governador Rui Costa (PT) tem intensificado a agenda ao lado da pré-candidata do PT à prefeitura de Salvador, Major Denice (PT)

POLÍTICA | 07/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 42 minutos
Deputado Major Vitor Hugo é sondado por Bolsonaro para o MEC
O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), é o mais novo cotado para assumir o Ministério da Educação

POLÍTICA | 07/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 42 minutos
Bolsonaro sanciona MP 936, mas veta prorrogar desoneração da folha
Medida estenderia por um ano percentual menor de contribuição para setores intensivos em mão de obra e pode afetar recuperação da economia

POLÍTICA | 07/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 42 minutos
MPF pede afastamento de Salles do Ministério do Meio Ambiente
Segundo os procuradores, Salles atua com a intenção de desmontar a proteção ao meio ambiente no país, incorrendo em ato de improbidade administrativa

POLÍTICA | 07/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 42 minutos
Bolsonaro tem sintomas de covid-19 e faz novo exame para detectar doença
Presidente teve febre e foi levado ao Hospital das Forças Armadas em Brasília. Ele disse que está tomando a hidroxicloroquina

POLÍTICA | 07/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 42 minutos
Prazo para Witzel se defender de impeachment voltará a ser contado na 4ª feira
A decisão foi tomada nesta segunda-feira (6) pela comissão especial que analisa a denúncia na Alerj e deve ser publicada no Diário Oficial desta terça-feira (7)

POLÍTICA | 06/07/2020 13:34 - Há 4 dias, 37 minutos
Uso de máscaras não é obrigatório em presídios, diz veto do governo
Governo publicou no 'Diário Oficial' retificação ampliando trechos vetados da lei que obriga uso de máscara em locais públicos. Cabe ao Congresso analisar os vetos

POLÍTICA | 06/07/2020 11:23 - Há 4 dias, 2 horas e 49 minutos
Maia critica força-tarefa da Lava Jato e diz que Moro virou político
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a criticar a força-tarefa da Operação Lava Jato após o procurador Deltan Dallagnol dizer que governistas vinham atacando o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro

POLÍTICA | 06/07/2020 11:17 - Há 4 dias, 2 horas e 54 minutos
TSE autoriza 'vaquinhas' de sites fora do ar
Entre os endereços há páginas que nem sequer recebem doação para candidato e outras cujas taxas administrativas não são informadas

POLÍTICA | 06/07/2020 09:40 - Há 4 dias, 4 horas e 32 minutos
“Está na hora de uma reabertura gradual do comércio”
O deputado federal Marcio Marinho defendeu a reabertura gradual do comércio em Salvador

POLÍTICA | 06/07/2020 06:30 - Há 4 dias, 7 horas e 42 minutos
'Lunáticos conseguem prevalecer', diz Maia sobre impasse no Ministério da Educação
Presidente da Câmara concedeu entrevista à GloboNews. Cotado para assumir o MEC, Renato Feder foi alvo de críticas de apoiadores de Bolsonaro e disse ter rejeitado convite do presidente

POLÍTICA | 06/07/2020 06:30 - Há 4 dias, 7 horas e 42 minutos
Maia diz que quadro melhorou, mas cobra mais harmonia entre poderes
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou neste domingo, 5, que o panorama político no País melhorou, mas ainda não é de harmonia

POLÍTICA | 06/07/2020 06:30 - Há 4 dias, 7 horas e 42 minutos
Renato Feder rejeita convite para assumir Ministério da Educação
Convite foi feito, segundo secretário de Educação do Paraná, na última quinta-feira