Raio Laser - 01/06 - Enquanto é tempo

Enquanto em Brasília se repetiam manifestações de apoio ao Presidente Bolsonaro, em São Paulo, na Av. Paulista, surgia um outro movimento, contra o governo, exaltando a Democracia

Tribuna da Bahia, Salvador
01/06/2020 06:30 | Atualizado há 4 dias, 8 horas e 10 minutos

   
Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Este domingo foi diferente. Enquanto em Brasília se repetiam manifestações de apoio ao Presidente Bolsonaro, em São Paulo,  na Av. Paulista, surgia um outro movimento, contra o governo, exaltando a Democracia. Era integrado por membros das torcidas organizadas de times do futebol paulista, a maioria vestida de preto. Como de hábito, dois quarteirões à frente, bolsonaristas de verde-amarelo faziam-se presentes. E, por pouco, não se deu o confronto, graças à intervenção da PM paulista. Serviram, porém, para alertar o Presidente de que a manutenção do discurso radicalizado dos últimos dias só colocará mais lenha nas fogueiras  destes   manifestantes, o que poderá resultar (lembrando o Gal. Augusto Heleno) em tumultos de  consequências imprevisíveis.

Apoio (Denice Santiago) 

O final de semana para o ‘Núcleo Popular’, coletivo interno do Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca, foi de debates para traçar ações e estratégias para o período de pré-campanha em 2020. No sábado (30), o grupo se reuniu virtualmente pelo ‘Zoom’ com a pré-candidata à prefeitura da capital, major Denice Santiago, com parte da executiva municipal da sigla e com cerca de 600 lideranças de diferentes bairros, e, também, do interior da Bahia. O assunto central foi a eleição deste ano, mas também tratou do legado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da conjuntura política e social do país.     

Preocupação                                                                                                          

Políticos baianos avaliaram ontem com preocupação a disseminação dos protestos pelos Estados Unidos em função do assassinato de um cidadão negro pela polícia que acabou chegando a países da Europa, como Alemanha e Inglaterra, por considerarem que talvez eles também passem a ocorrer no Brasil. A existência de protestos pela democracia, realizados ontem no Rio de Janeiro e em São Paulo pela torcida do Corínthians, também chamou a atenção de parlamentares. Muitos achavam que, pela violência com que foram reprimidos pela polícia, especialmente em São Paulo, alguns já achavam que, a depender do que ocorrer nos próximos dias, inclusive nos EUA, nada impede que ganhe outra dimensão no país, especialmente por causa do desemprego.

Números

A Bahia registra 18.392 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,86% do total de notificações no estado. Os 29 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico deste domingo (31) referem-se a um período de 24 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Considerando o número de 18.392 casos confirmados, 6.053 recuperados e 667 óbitos, 11.672 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.683 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Instituições  

A reprovação à atuação do Congresso e do STF (Supremo Tribunal Federal) despencou em meio à crise política do governo Jair Bolsonaro, de acordo com pesquisa do Datafolha. Em levantamento feito entre a segunda (25) e a terça-feira (26), o instituto detectou forte queda na taxa de avaliação ruim/péssima sobre os trabalhos do Legislativo e do Judiciário em relação a pesquisa anterior com esse questionamento, feita em dezembro passado.  

Fake news

Imagens que explicam o plano de retomada da economia do estado do Ceará foram retiradas do contexto e estão sendo divulgadas massivamente por meio do aplicativo WhatsApp na Bahia, com o objetivo de confundir as pessoas. As imagens que estão sendo disseminadas fazem parte de uma reportagem de 28 de maio da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará.

Pré-candidata (Olívia Santana)

A deputada estadual Olívia Santana, pré-candidata do PCdoB à Prefeitura de Salvador, disse ontem ter confiança de que passará pelo afunilamento que o processo eleitoral imporá às candidaturas no campo do governador Rui Costa (PT) para levar o projeto do partido de governar a capital baiana até o fim. Ela também afirma ter a convicção de que chegou a hora de a cidade eleger um candidato que venha do povo e rompa a trajetória de 'domínio das elites' tradicionais sobre a cidade. Também fala sobre a candidatura do PT, representada pela Major Denice Santiago.    

Reunião (Marquinho Viana)

O deputado Marquinho Viana (PSB) teve ontem uma reunião remota com o grupo político do município de Boninal, liderado pelo pré-candidato a prefeito Jânio e os pré-candidatos a vereador, quando conversaram sobre estratégias políticas, a possível mudança da data das eleições municipais, dentre outros assuntos. O deputado Marquinho Viana lembra que há um bom tempo vem trabalhando pela melhoria das condições de vida da população de Boninal, atendendo, preferencialmente, à agricultura familiar, com a liberação de tratores e equipamentos agrícolas, a perfuração de poços e a implantação de sistemas de abastecimento de água na zona rural. Reafirma o deputado Marquinho Viana que é seu propósito continuar se empenhando junto ao Governo do Estado para conseguir mais benefícios para o município de Boninal, em total integração com o nosso grupo político, que tem à frente Jânio.

Origem

Crítico também de Sergio Moro, ex-ministro de Bolsonaro com quem travou embates na Lava Jato, o criminalista Alberto Toron diz que a operação foi o nascedouro do momento político atual. "Esse autoritarismo é um legado da Lava Jato, porque ela representou uma desconstrução do devido processo legal e forçou a legitimação de atos de repressão a pretexto de se coibir a corrupção." Ele foi advogado de Dilma Rousseff.    

Queda  (Fábio Vilas-Boas) 

O secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas utilizou a sua conta do Twitter para comemorar o declínio da taxa média do contágio pelo novo coronavírus, o covid-19, na Bahia. Segundo o titular da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o sacrifício com as medidas tomadas pelo Estado tem surtido efeito. "Boa notícia! O sacrifício valeu a pena. A taxa média de crescimento do contágio vem caindo progressivamente. Nesta semana conseguimos manter a média estadual abaixo de 5%. Mas ainda há cidades que merecem atenção: Jequié (7%), Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju (8%), são algumas", disse o secretário ontem.   

Cadê as ações?

O Presidente Bolsonaro priorizou o "affair" com o STF, o que não impede seus ministros e dirigentes de estatais de informarem sobre as ações que o governo vem desenvolvendo para o Brasil avançar. Além de STF e Covid-19 não há um programa de governo sendo implantado? O povo precisa saber.

Novo Normal!

Anote esta expressão: Novo normal. Ela vai crescer com a chegada do pós-pandemia. Envolve: máscaras, álcool gel, home-office, vídeo-conferência, distanciamento social, sem beijos, abraços e apertos de mãos, menos comemorações etc. Uma triste herança que o coronavírus deixará, fazendo com que o mundo não seja o mesmo nunca mais.

Redução

Ontem, no Twitter, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que a taxa de crescimento do coronavírus vem caindo na Bahia. Segundo ele, a média estadual ficou abaixo de 5% nesta semana. “Boa notícia! O sacrifício valeu a pena. A taxa média de crescimento do contágio vem caindo progressivamente. Nesta semana conseguimos manter a média estadual abaixo de 5%. Mas ainda há cidades que merecem atenção: Jequié (7%), Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju (8%), são algumas”, postou.

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

POLÍTICA | 05/07/2020 12:11 - Há 2 horas e 28 minutos
Lava-Jato chega ao momento mais crítico após contestações de Ara
Operação vem sendo contestada pelo procurador-geral Augusto Aras, mas integrantes da principal força-tarefa, a de Curitiba, garantem que não há desvios ou algo a ocultar

POLÍTICA | 05/07/2020 06:50 - Há 7 horas e 50 minutos
Sergio Moro critica Augusto Aras e teme ''revisionismo'' da Lava-Jato
Nos últimos dias, procuradores federais e a cúpula da PGR entraram em choque após Aras determinar diligência para o compartilhamento de dados da Lava-Jato no Paraná, em São Paulo e no Rio

POLÍTICA | 05/07/2020 06:50 - Há 7 horas e 50 minutos
Defesa apresenta novo pedido de liberdade para Queiroz
O recurso foi movido pelo advogado Paulo Emílio Catta Preta na semana passada e ainda aguarda apreciação da 3ª Câmara Criminal - a mesma responsável por dar foro privilegiado a Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)

POLÍTICA | 04/07/2020 16:57 - Há 21 horas e 42 minutos
Em meio à pandemia, ministério da saúde completa 50 dias sem titular
A vaga é ocupada interinamente pelo general Eduardo Pazzuello e o presidente Jair Bolsonaro não tem dado nenhuma sinalização de que está em busca de um nome

POLÍTICA | 04/07/2020 10:22 - Há 1 dia, 4 horas e 17 minutos
Sem foro, investigação contra Weintraub por racismo vai para a 1ª instância
Integrantes do Judiciário já diziam, nos bastidores, acreditar que Weintraub poderia ser preso, o que vinha preocupando o ministro e aliados do governo


POLÍTICA | 04/07/2020 10:20 - Há 1 dia, 4 horas e 19 minutos
Olavistas e militares tentam impedir posse de Renato Feder no MEC
Olavistas e militares tentam fazer Bolsonaro desistir da intenção de colocar o secretário de Educação do Paraná à frente do ministério do setor. Argumentos são a ligação dele com críticos do presidente e denúncia de sonegação

POLÍTICA | 04/07/2020 06:40 - Há 1 dia, 8 horas e 0 minutos
Operação Faroeste: Supremo mantém prisão preventiva de seis investigados
Ministro entendeu que, desde a última revisão das prisões, não houve alteração relevante do quadro fático-jurídico que justifique relaxamento das medidas cautelares

POLÍTICA | 04/07/2020 06:40 - Há 1 dia, 8 horas e 0 minutos
Interferência na PF é impensável, mas autonomia não é soberania, diz Mendonça
Na reunião ministerial do dia 22 de abril, que se tornou pública após decisão da Justiça, Bolsonaro afirmou que não poderia "viver sem informação" e ser "surpreendido com notícias"

Mais sobre

POLÍTICA | 03/07/2020 16:07 - Há 1 dia, 22 horas e 32 minutos
Mansueto: Pela 1ª vez, governo está fazendo esforço para construir base política
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou nesta sexta-feira, 3, que pela primeira vez o governo está fazendo um esforço para construir uma base política no Congresso, dando os primeiros passos nessa direção

POLÍTICA | 03/07/2020 10:44 - Há 2 dias, 3 horas e 55 minutos
Lava Jato: Justiça autoriza bloqueio de R$ 40 milhões em conta na Suíça ligada a José Serra
Senador e sua filha foram denunciados nesta sexta por lavagem de dinheiro

POLÍTICA | 03/07/2020 10:39 - Há 2 dias, 4 horas e 0 minutos
Bolsonaro veta uso obrigatório de máscara em templos e comércio
Presidente alegou 'violação de domicílio' para vetar a obrigatoriedade de máscaras em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas

POLÍTICA | 03/07/2020 10:37 - Há 2 dias, 4 horas e 2 minutos
Bolsonaro escolhe Renato Feder como novo ministro da Educação
Feder havia se reunido com Bolsonaro antes da escolha de Carlos Alberto Decotelli, que pediu demissão depois de denúncias sobre incoerências em seu currículo

POLÍTICA | 03/07/2020 10:29 - Há 2 dias, 4 horas e 10 minutos
“Se faltar leitos, teremos que decretar lockdown”, avisa Neto
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse, ontem, que uma abertura irresponsável pode provocar “uma disseminação desenfreada do coronavírus”

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 10 minutos
Aras dá aval para Bolsonaro depor por escrito em inquérito sobre interferência na PF
Na manifestação, Aras cita um precedente no Supremo, quando o ministro Luís Roberto Barroso autorizou depoimento por escrito do então presidente Michel Temer em outro caso

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 10 minutos
Família Bolsonaro e seguidores ‘fogem’ do Twitter e aderem ao Parler
A página inicial do Parler diz que a rede é “imparcial” e com conteúdo moderado com base na Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos e na Suprema Corte daquele país

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 10 minutos
Projeto das fake news cria nova frente de disputa entre Câmara e Planalto
O presidente Jair Bolsonaro é contra a medida e já antecipou seu veto à proposta, caso seja aprovada

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 10 minutos
Governador conversa com prefeito de Itabuna após "morra quem morrer"
Uma declaração do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), causou polêmica no meio político ontem

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 10 minutos
Rui sobre covid: "Quem despreza o adversário tende a ser derrotado"
O governador Rui Costa (PT) criticou o combate ao Covid-19 no Brasil na semana em que o vírus matou 60 mil brasileiros

POLÍTICA | 03/07/2020 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 10 minutos
Raio Laser - 03/07 - Produtividade
A Procuradoria-Geral da República (PGR) produziu ao longo do primeiro semestre deste ano 206.544 manifestações judiciais

POLÍTICA | 02/07/2020 16:44 - Há 2 dias, 21 horas e 55 minutos
MPRJ: STF remeter 'rachadinha' de Carlos Bolsonaro à 1ª instância é 'alento'
O Ministério Público do Rio (MPRJ) classificou como "um alento" a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional o foro especial para vereadores do Estado do Rio

POLÍTICA | 02/07/2020 14:03 - Há 3 dias, 36 minutos
Congresso promulga emenda que adia eleições municipais para novembro
Brasileiros vão às urnas em 15 e 29 de novembro deste ano

POLÍTICA | 02/07/2020 13:58 - Há 3 dias, 41 minutos
Bolsonaro: Mercosul é parte das soluções para recuperação pós-pandemia
Em videoconferência, presidente participou de cúpula do bloco

POLÍTICA | 02/07/2020 13:54 - Há 3 dias, 45 minutos
Adiamento da eleição demonstra capacidade de 'diálogo institucional', diz Barroso
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais de outubro para novembro por causa da pandemia do novo coronavírus

POLÍTICA | 02/07/2020 10:19 - Há 3 dias, 4 horas e 20 minutos
ACM Neto sobe tom contra críticas: "Tenho espírito público e não de porco"
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), rebateu as críticas que vem recebendo por atrasar a reabertura do comércio na capital

POLÍTICA | 02/07/2020 10:18 - Há 3 dias, 4 horas e 21 minutos
Bolsonaro diz que educação 'está horrível' e que pode escolher novo ministro hoje
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (2) que a situação da educação brasileira está "horrível". Em conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, pela manhã

POLÍTICA | 02/07/2020 10:16 - Há 3 dias, 4 horas e 23 minutos
“Governo agiu pesado para Lei das Fake News não ser aprovada”
O senador Angelo Coronel afirmou que o governo Bolsonaro “agiu pesado” para impedir que a legislação das fake news fosse aprovada

POLÍTICA | 02/07/2020 10:15 - Há 3 dias, 4 horas e 24 minutos
Especialista crê que eleição em Salvador será decidida em 2º turno
Carlos Zacarias acredita que a eleição na capital baiana não deve ser decidida no primeiro turno

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 10 minutos
Governador e Prefeito participam de ato simbólico
O governador Rui Costa participa do hasteamento da bandeira ao lado do prefeito ACM Neto

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 10 minutos
STF permitiu ao Brasil enfrentar pandemia "ao menos na área jurídica"
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, fez ontem um balanço das atividades da Corte no primeiro semestre do ano

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 10 minutos
PGR continuará busca de dados sigilosos da Lava Jato
A nota da PGR destaca que, a pedido do chefe da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, em fevereiro de 2015, Moro autorizou compartilhamento de provas e informações

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 10 minutos
Celso acelera ação da Rede contra foro de Flávio Bolsonaro
No despacho, o decano adota o rito abreviado da Corte e abre espaço de dez dias para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro enviar informações sobre o caso

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 10 minutos
Câmara aprova em 1º turno texto-base para adiamento
A Câmara aprovou o texto-base de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições para novembro

POLÍTICA | 02/07/2020 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 10 minutos
Raio Laser - 02/07 - Adiamento e prazos
Sob a batuta de Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Câmara dos Deputados aprovou ontem em primeiro turno o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as eleições municipais de outubro para novembro deste ano

POLÍTICA | 01/07/2020 17:14 - Há 3 dias, 21 horas e 25 minutos
Em conflito com lava jato, PGR diz que modelo de forças-tarefa é incompatível
A manifestação foi assinada pelo vice-procurador-geral, Humberto Jacques, nesta terça-feira, 30, ao rejeitar a prorrogação do empréstimo de dois procuradores com dedicação exclusiva para trabalhar na força-tarefa da Greenfield

POLÍTICA | 01/07/2020 13:14 - Há 4 dias, 1 hora e 25 minutos
PGR abre apuração por fala de Eduardo Bolsonaro sobre 'momento de ruptura'
Deputado ainda não é formalmente investigado. Declaração foi dada após operação da PF

POLÍTICA | 01/07/2020 13:11 - Há 4 dias, 1 hora e 28 minutos
STF e democracia emergem fortalecidos, diz Toffoli antes do recesso da Corte
Presidente do Supremo afirmou que período foi de desafios, mas também de união e diálogo

POLÍTICA | 01/07/2020 13:08 - Há 4 dias, 1 hora e 31 minutos
Reitor do ITA está bem cotado para assumir o Ministério da Educação
O nome do atual reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correa, tornou-se o mais forte para assumir o Ministério da Educação (MEC) depois da saída de Carlos Decotelli

POLÍTICA | 01/07/2020 13:04 - Há 4 dias, 1 hora e 35 minutos
'Não vai vingar esse projeto de fake news', afirma Bolsonaro
Texto aprovado no Senado nesta terça busca combater a produção e a disseminação organizada de conteúdo falso. Projeto ainda precisa passar pela Câmara e ser sancionado por Bolsonaro para virar lei