Por: Flávio Gomes
Os fiéis da Igreja Católica irão celebrar, neste domingo (28) e na segunda-feira(29), os dias dos apóstolos São Pedro e São Paulo, santos considerados “os cabeças dos apóstolos”, por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
No domingo, às 10 horas, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidirá a missa na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Catedral Basílica). Por conta da pandemia do Covid-19, a Celebração Eucarística poderá contar com a presença de até 50 fiéis que poderão solicitar a presença com a secretaria da Catedral no contato (71) 98689-4219 (Felipe).
Já na segunda-feira (29), a Paróquia de São Pedro, localizada na Praça da Piedade, celebrará quatro missas em Louvor ao seu padroeiro, às 8h, às 10h, às 12h e às 16h. Também por conta da pandemia, as Celebrações Eucarísticas terão números reduzidos de fiéis.
A Solenidade de São Pedro e São Paulo é uma das mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida no século II para lembrar o martírio dos dois santos. A data 29 de junho foi escolhida para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma, afinal São Pedro e São Paulo foram os verdadeiros fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.