Decretos que suspendem atividades são prorrogados por mais sete dias

Meta é ganhar tempo para definir plano de retomada conjunto com o governo do estado

Tribuna da Bahia, Salvador
30/06/2020 12:49 | Atualizado há 2 dias, 2 horas e 15 minutos

   
Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

O prefeito ACM Neto prorrogou por mais sete dias o decreto que suspende as atividades comerciais em Salvador. Na manhã desta terça-feira (30), ele também anunciou que o Centro de Salvador voltará a ser alvo de medidas restritivas mais rigorosas adotadas pela prefeitura para combater a pandemia de coronavírus.

ACM Neto disse que a região terá ruas interditadas e estabelecimentos comerciais não essenciais fechados a partir da próxima quinta-feira (2).

O decreto inclui as Avenidas Joana Angélica, Sete de Setembro e Carlos Gomes, além do bairro do Dois de Julho, a Baixa dos Sapateiros e a Rua da Mangueira. O acesso de veículos ao bairro do Dois de Julho e às Avenidas Joana Angélica e Sete de Setembro será permitido apenas mediante apresentação de comprovante de residência.

Medidas restritivas em Salvador

Bairros que deixam a lista Paripe, Fazenda Grande, Engenho Velho de Brotas, Federação e Engenho Velho da Federação

Bairros com medidas prorrogadas Santa Cruz, Imbuí, São Cristóvão e Beiru/Tancredo Neves

Bairros que voltam à lista Centro, Pernambués/Saramandaia, Cabula/CabulaVI/Resgate

Bairros que entram na lista Fazenda Coutos/Coutos

Bairro que já estava na lista Pau da Lima

O Centro de Salvador foi um dos primeiros alvos da ação da prefeitura, que impõe o fechamento de estabelecimentos não essenciais, a suspensão do comércio de rua, distribuição de máscaras, realização de testes rápidos para detectar a Covid-19, higienização das ruas e medidas de combate ao Aedes Aegypti. No início de maio, a região ficou fechada por uma semana.

"Fundamental esse retorno. Não tem jeito, é necessário para diminuir a taxa de contaminação nessa região da cidade", relatou.

Casos de coronavírus nos últimos sete dias:

Centro: 226

Coutos/Fazenda Coutos: 108

Pernambués/Saramandaia: 205

Cabula/CabulaVI/Resgate: 194

Além da inclusão do Centro da cidade na relação de áreas com medidas restritivas em vigor, o prefeito também anunciou que as ações serão retomadas nos bairros de Pernambués, o que inclui a região de Saramandaia; e Cabula, com Cabula VI e Resgate. A área de Fazenda Coutos/Coutos receberá o trabalho da prefeitura pela primeira vez.

As medidas restritivas mais rigorosas foram prorrogadas nos bairros de Santa Cruz, Imbuí, São Cristóvão e Beiru/Tancredo Neves. Já as regiões de Paripe, Fazenda Grande, Engenho Velho de Brotas, Federação e Engenho Velho da Federação tiveram as ações finalizadas.

"Em Santa Cruz e no Beiru encontramos números altos de testes positivos. Entendemos a necessidade de permanecer por pelo menos mais uma semana"

"Paripe foi um dos bairros em que mais permanecemos. Completamos um mês. Conseguimos melhorar bastante a situação de contaminação na região. O que não quer dizer que mais adiante não tenhamos que voltar", avisou o prefeito.

Prorrogação da suspensão do comércio

Na última segunda-feira (29), o prefeito havia anunciado que tinha conversas com o governo do estado para definir um plano conjunto de flexibilização das atividades comerciais. A expectativa era apresentar um cronograma, com fases pré-estabelecidas, já nesta terça-feira, data em que o decreto atual perderia a validade.

Porém, segundo ACM Neto, as negociações ainda não foram encerradas, o que motivou a prorrogação do decreto que prevê a suspensão do comércio em mais uma semana. Desta forma, apenas serviços essenciais e eventuais exceções podem atuar até, pelo menos, o dia 7 de julho.

"Por estarmos tratando de diversos protocolos, muitos setores envolvidos, não deu tempo de ser concluído. O tempo não foi suficiente. Esse é primeiro ponto. O segundo ponto é que não adianta autorizar a retomada da atividade no dia 7 e fechar novamente uma semana depois. Isso tem que ser feito com critério. Veja o que tem ocorrido em outras cidades do pais. Goiânia decretou lockdown, Belo Horizonte, Porto Alegre, essas cidades abriram e estão fechando. A decisão de abrir é a mais difícil para tomar. Não pode significar um descontrole no processo que resulte no colapso do sistema de saúde. Tudo está sendo considerado", informou o prefeito.

ACM Neto contou que terá uma reunião com o governador Rui Costa ainda nesta terça-feira para debater o tema. A ideia central é definir fases para a flexibilização das atividades comerciais. Cada etapa será adotada de acordo com a evolução da Covid-19 na capital baiana. Serão utilizados dados como taxas de ocupação de leitos clínicos e de UTI, o índice de crescimento da doença e também de novas mortes.

"Estamos analisando vários fatores e ouvindo os técnicos, cientistas e profissionais. Temos mais convergências do que divergências. É questão de tempo para que o trabalho seja concluído. Temos confiança que possamos concluir ainda esta semana e talvez, até antes do fim de semana, possamos fazer uma apresentação conjunta dos planos. Não podemos ser precipitados, errar no timing. Adianta nada abrir e fechar. Pode ser que aconteça, mas temos que fazer de tudo para evitar", disse.

"Mesmo que apresentássemos o plano hoje, o plano da prefeitura está pronto, nenhuma atividade voltaria a funcionar antes do dia 7. Portanto, não há prejuízo prático e concreto para nenhuma das atividades. Se por ventura alguma flexibilização acontecesse, e só aconteceria com os critérios atendidos, só ocorreria a partir do dia 7 ou 10, meados da próxima semana", completou.

As atividades comerciais não essenciais em Salvador foram suspensas em março, no início da pandemia. Nos últimos dias, protestos foram realizados na cidade para reivindicar uma flexibilização.

Salvador possui, segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde (Sesab), 32.599 casos confirmados de coronavírus, dos quais 9.852 são considerados ativos. A capital baiana registrou 1.129 mortes em decorrência da doença.

Compartilhe       

 




Notícias Relacionadas

CIDADE | 02/07/2020 10:12 - Há 4 horas e 52 minutos
Dois de Julho é comemorado com atos simbólicos
Comemorações ocorrem na Lapinha, com hasteamento da bandeira do estado e presença de autoridades. Programação online foi montada para as pessoas celebrarem de casa

CIDADE | 01/07/2020 12:54 - Há 1 dia, 2 horas e 10 minutos
Sesab diz que não há irregularidades em contrato questionado por MPs
Na última segunda-feira, os Ministérios Público Federal (MPF) e da Bahia (MP-BA) questionaram o acordo feito entre as partes, apontando que houve um sobrepreço de R$ 478 mil no contrato

CIDADE | 01/07/2020 10:53 - Há 1 dia, 4 horas e 11 minutos
Conta de luz dos baianos terá aumento agora em julho
A partir desse mês de julho, que começa nesta quarta-feira 1º, os baianos terão mais uma coisa a lamentar, além da pandemia do Covid 19

CIDADE | 01/07/2020 06:30 - Há 1 dia, 8 horas e 34 minutos
Dois de Julho terá programação diferente por conta da pandemia
A partir das 8h, haverá hasteamento das bandeiras nacional, do estado e da capital baiana, seguido pela deposição de flores aos Heróis da Independência no monumento do General Labatut

CIDADE | 30/06/2020 18:37 - Há 1 dia, 20 horas e 27 minutos
Prefeitura de Amélia Rodrigues reinaugura USF com recurso enviado por Márcio Marinho
A prefeitura de Amélia Rodrigues reinaugurou a Unidade de Saúde da Família, Celina Brito, na Serra, na tarde de segunda (29)


CIDADE | 30/06/2020 18:15 - Há 1 dia, 20 horas e 49 minutos
Artigo: Charles Darwin manda lembranças
Por: Gerson Brasil

CIDADE | 30/06/2020 18:12 - Há 1 dia, 20 horas e 52 minutos
Estudante cria ferramenta para intermediação de serviços para o setor cultural
O projeto, que foi selecionado para participar do programa de aceleração de startups do Founder Institute, é fruto do projeto de conclusão do curso de pós-graduação em Mídias Sociais da relações públicas, Samia Trindade

CIDADE | 29/06/2020 14:41 - Há 3 dias, 23 minutos
Fiscalização interdita mais de 80 estabelecimentos e apreende 'paredões'
Estabelecimentos foram interditados no IAPI, Caixa D’ Água, Pau Miúdo, Pero Vaz, Liberdade, Jardim Cruzeiro, Uruguai, Vila Rui Barbosa, entre outros bairros

Mais sobre

CIDADE | 29/06/2020 14:33 - Há 3 dias, 31 minutos
Prefeitura de Feira prorroga decreto que flexibiliza comércio e autoriza shoppings
A medida autoriza o funcionamento dos shoppings do município das 12h às 19h, exceto aos domingos, quando deverão ficar de portas fechadas

CIDADE | 29/06/2020 14:28 - Há 3 dias, 36 minutos
ACM Neto revela conversas com governo por anúncio de plano para retomar comércio
Prefeito de Salvador antecipou que prorrogará suspensão das aulas das redes municipal e particular por mais 15 dias

CIDADE | 29/06/2020 11:07 - Há 3 dias, 3 horas e 57 minutos
Assassinatos de Paulo Colombiano e Catarina Galindo completa 10 anos
Vítimas foram mortas depois que ex-tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários descobriu irregularidades em contrato com empresa de plano de saúde

CIDADE | 29/06/2020 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 34 minutos
Paradas virtuais celebram Dia do Orgulho LGBTI no Brasil e no mundo
No Brasil, mais de 30 associações e entidades que reivindicaram o respeito à diversidade sexual e de gênero

CIDADE | 28/06/2020 11:30 - Há 4 dias, 3 horas e 34 minutos
Plágio é considerado falha científica grave; novo ministro foi acusado de cópia
A Fundação Getulio Vargas (FGV), onde ele cursou o mestrado, afirmou que investigará o caso

CIDADE | 28/06/2020 06:50 - Há 4 dias, 8 horas e 14 minutos
Pandemia faz quase 300 mil adotarem home office na Bahia
Conforme estudo divulgado em abril pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), número de empresas que pretendem adotar o home office após a crise indica um crescimento de 30%

CIDADE | 28/06/2020 06:50 - Há 4 dias, 8 horas e 14 minutos
Especialista dá dicas de como evitar que animais ataquem crianças pequenas
Na última terça-feira, um cachorro atacou duas irmãs gêmeas recém-nascidas (Anne e Analu, que tinham pouco mais de 26 dias de vida) que não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito

CIDADE | 27/06/2020 10:23 - Há 5 dias, 4 horas e 41 minutos
Datafolha: para 76% dos brasileiros, escolas deveriam continuar fechadas
De acordo com o levantamento, a maioria, em todas as faixas etárias, de renda e em todas as regiões do País, defende que as escolas continuem fechadas em julho e agosto

CIDADE | 27/06/2020 10:20 - Há 5 dias, 4 horas e 44 minutos
Missas celebram os dias dos apóstolos Pedro e Paulo em Salvador
No domingo, às 10 horas, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidirá a missa na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Catedral Basílica)

CIDADE | 27/06/2020 10:15 - Há 5 dias, 4 horas e 49 minutos
Entenda como funciona o direito de visita aos filhos menores durante a pandemia
Devido a relevância e imprevisibilidade da pandemia, algumas famílias tiveram que reajustar os modelos de guarda e visitas de filhos menores, visando preservar a saúde dos mesmos

CIDADE | 27/06/2020 10:10 - Há 5 dias, 4 horas e 54 minutos
Projeto cria identidade visual gratuita para empreendedores pretos
Interessados devem procurar o perfil @designersdepreto

CIDADE | 27/06/2020 06:30 - Há 5 dias, 8 horas e 34 minutos
Salvador tem menos casos, mas apresenta mais mortes por Covid-19
Capital baiana tem 1.046 mortes pelo coronavírus

CIDADE | 26/06/2020 20:18 - Há 5 dias, 18 horas e 46 minutos
Palestra aborda o trabalho criativos dos publicitários
O diretor de Arte e conselheiro do Sinapro-Bahia, Lucas de Ouro, será o palestrante deste sábado (27), na live de abertura do III Encontro Publicidade e Propaganda da UFRB

CIDADE | 26/06/2020 15:53 - Há 5 dias, 23 horas e 11 minutos
32 mil sucos e refrigerantes são doados para hospital e restaurantes populares em Salvador
Doações feitas pela ISM Brasil beneficiam o Hospital Martagão Gesteira e campanha ‘Salvador Solidária’, da Prefeitura Municipal

CIDADE | 26/06/2020 09:30 - Há 6 dias, 5 horas e 34 minutos
Limpe seu nome das dívidas a partir de 50 reais no Serasa
Agora a ação conta com as seguintes empresas: Ativos, Tricard, Santander e Recovery, sendo que essa última ampliou as renegociações das dívidas, que podem ser pagas a partir de 50 reais

CIDADE | 26/06/2020 09:26 - Há 6 dias, 5 horas e 38 minutos
Mercado imobiliário teve de se adaptar a nova realidade
Para não perder o poderio registrado nos últimos tempos, inclusive passando pela crise econômica que afetou gravemente o país, o segmento contou com o apoio da tecnologia para manter-se de pé

CIDADE | 26/06/2020 09:20 - Há 6 dias, 5 horas e 44 minutos
IBGE prevê inflação alta no próximo mês de junho na RMS
Alimentação e artigos diversos foram os vilões da alta na capital baiana

CIDADE | 26/06/2020 06:30 - Há 6 dias, 8 horas e 34 minutos
Autoescolas fazem carreata solidária em busca de apoio
A ação resultou na doação de 26 bolsas de sangue para o Hemoba

CIDADE | 25/06/2020 12:50 - Há 7 dias, 2 horas e 14 minutos
Rui anuncia toque de recolher em Itaberaba
Prefeitura de Itaberaba aponta 218 casos confirmados e 10 mortes. Desde a última semana, houve a inclusão de 75 novos infectados e cinco óbitos

CIDADE | 25/06/2020 10:12 - Há 7 dias, 4 horas e 52 minutos
Covid dificultou acesso de quase 3 milhões baianos ao mercado de trabalho em maio
Uma pesquisa divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 2,893 milhões de pessoas, na Bahia, tiveram dificuldade de conseguir trabalho no mês de maio

CIDADE | 25/06/2020 10:04 - Há 7 dias, 5 horas e 0 minutos
Poluição sonora é caso de desobediência civil em Salvador
Fazenda Grande do Retiro, Pernambués e Itapuã são os bairros que lideram a lista denúncias

CIDADE | 25/06/2020 09:48 - Há 7 dias, 5 horas e 16 minutos
Pandemia do COVID-19: direitos e obrigações nas relações de trabalho doméstico é tema de “live” nesta quinta-feira
A live será mediada pela professora Teresa Oliveira, orientadora da Liga Acadêmica de Estudos Jurídicos da Bahia – LAEJU

CIDADE | 25/06/2020 06:30 - Há 7 dias, 8 horas e 34 minutos
Calçadão da Barra terá novas regras de acesso a partir de sexta-feira
A população poderá retomar, nesta sexta-feira (26), as atividades físicas no local, desde que algumas normas de prevenção contra o Covid-19 sejam respeitadas

CIDADE | 24/06/2020 06:50 - Há 8 dias, 8 horas e 14 minutos
Abaixo-assinado que pede redução de impostos na cadeia produtiva de bicicletas já tem mais de 2 mil assinaturas
Após a petição , proposta seguirá para discussão no Senado Federal e poderá virar lei

CIDADE | 23/06/2020 17:01 - Há 8 dias, 22 horas e 2 minutos
Câmara aprova projeto que garante abertura de igrejas em tempo de calamidade pública
Para o vereador Luiz Carlos, a religião é um dos pilares fundamentais na formação da identidade das pessoas e, por isso, frequentar igrejas e demais templos religiosos é parte essencial da rotina delas

CIDADE | 23/06/2020 15:45 - Há 8 dias, 23 horas e 18 minutos
Delícias juninas em casa: saiba onde fazer pedidos para curtir a data
Cestas especiais com comidas típicas podem ser encomendadas na Teu Brigadeiro e ScarDua

CIDADE | 23/06/2020 15:42 - Há 8 dias, 23 horas e 21 minutos
Como evitar os erros mais comuns na limpeza doméstica
Durante a quarentena, a atividade se tornou mais presente na rotina dos brasileiros

CIDADE | 23/06/2020 14:06 - Há 9 dias, 58 minutos
Neto anuncia fim da interdição do calçadão da Barra e mudanças na lista de bairros com restrições
Calçadão da Barra ficou fechado por uma semana, entre as praias do Porto e Ondina. São Cristóvão e Imbuí passam a integrar relação de bairros com medidas restritivas

CIDADE | 22/06/2020 18:12 - Há 9 dias, 20 horas e 52 minutos
Historiador Luís Henrique Dias Tavares morre aos 94 anos em Salvador
Além de historiador, Luís Henrique era professor emérito da Ufba. Segundo informações da instituição, corpo dele foi cremado na tarde desta segunda (22), no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas

CIDADE | 22/06/2020 18:10 - Há 9 dias, 20 horas e 54 minutos
ACM Neto diz que intervenção em concessionária evitou paralisação e demissões
Segundo prefeito ACM Neto, medida extrema foi tomada para preservar postos de trabalho de cerca de 4.500 rodoviários. Trabalhadores estavam sem salário desde março