Apresentado, Mano avalia problemas defensivos do Bahia: “Contratou o treinador certo”

Tricolor tem, ao lado do Bragantino, a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro, com 14 gols sofridos

Tribuna da Bahia, Salvador
11/09/2020 19:23 | Atualizado há 12 dias, 13 horas e 39 minutos

   
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Mano Menezes é conhecido por, entre outros fatores, organizar bem sistemas defensivos. E no Bahia, o treinador poderá colocar à prova a capacidade de construir equipes sólidas. O Tricolor é, ao lado do Bragantino, a equipe mais vazada do Campeonato Brasileiro, com 14 gols sofridos. O desempenho ruim foi tema da apresentação do técnico, realizada na tarde desta sexta-feira, no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo.

O novo treinador da equipe baiana não se incomodou em abordar o assunto. Pelo contrário, até brincou que, pela fama que possui, o Bahia acertou em contratá-lo. Para Mano Menezes, o time está em fase de mudança entre uma formação que em 2019 era voltada para contragolpes e que agora tenta jogar de forma mais propositiva. A ideia é atingir um equilíbrio entre os dois modelos.

- Contratou o treinador certo. Ao longo dos anos tenho uma sucessão de boas defesas, defesas menos vazadas nos campeonatos que joguei. Vendo de fora, observei um Bahia em transição. Ano passado, quando Roger iniciou o trabalho, o time era bastante reativo, jogava em transição entre a defesa e o ataque com muita rapidez. Quando você faz isso, expõe menos a defesa. Mas futebol não é igual toda a temporada. As vezes tem jogador com outra trajetória, outra mentalidade, vocação para um jogo de proposição. E aí tem alterações. Vejo o Bahia nessa transição. Costumo dizer que o futebol é uma invenção. O treinador tem uma ideia e ela é executada pelos jogadores. Às vezes inventa uma coisa melhor e outras inventa uma coisa não tão Boa. Temos que chegar no meio termo e jogar um bom futebol, fazer bem o que se propõe a fazer. Ter capacidade de propor, mas sem virar a pior defesa do Campeonato. Ou não vai a lugar nenhum – comentou.

O futebol brasileiro passou nos últimos anos por uma modificação grande. Vinda de treinadores estrangeiros, jogadores consagrados de fora. Isso trouxe modificações para a forma de jogar da equipe. Hoje todas as equipes tentam sair de trás jogando com qualidade. A cada rodada vemos gols que nascem da falha de saída de jogo. A ideia é boa, mas a execução é fundamental. Se nossa execução não é boa, não podemos insistir em coisas que dão mias prejuízo do que lucro. Assim que vou propor aos jogadores do elenco para atuar - completou.

Se a defesa não vai bem, o ataque do Bahia vai na contramão. O time balançou as redes dez vezes em nove partidas realizadas na Série A. Na última quinta-feira, contra o Grêmio, o Tricolor baiano não conseguiu marcar. Contudo, Mano Menezes, que acompanhou o jogo do estádio de Pituaçu, enxergou pontos positivos na capacidade de criação de oportunidades.

- Por questões profissionais, procuro assistir aos principais jogos do Campeonato Brasileiro. Mesmo na derrota para o Flamengo a equipe criou bastante. Fez gols e teve chances que jogadores entraram na cara do gol. Também teve chances contra o Internacional, contra o Grêmio, com Gilberto. A equipe tem uma boa capacidade de criação. O que temos que melhorar é esse aproveitamento. O futebol vive disso. A equipe tem qualidade para isso. Vejo no elenco jogadores com boas características ofensivas. Vamos chegar no ideal, trabalhar bastante. Mesmo com pouco espaço. Mais na frente teremos dez dias, o que vai valer muito para a introdução de ideias diferentes. Não podem ser muitas, para a equipe não perder a referência. Vou buscar dar tranquilidade, conquistar resultado, que é um passo importante para jogar bem, que é o que o torcedor quer ver.

O tempo para treinar, como lembrou Mano Menezes, é curto. O treinador comandou a primeira atividade com o elenco na tarde desta sexta-feira e terá apenas mais um trabalho com bola antes da partida contra o Atlético-GO, marcada para domingo, às 18h (de Brasília), no estádio de Pituaçu. Com a janela de preparação curta, o treinador não pretende fazer intervenções profundas na equipe.

- A gente não tem receita pronta no futebol. O tempo varia de time para time. As vezes se tem jogadores com capacidade de entendimento muito boa. O que eu vou propor não é algo diferente do que vinha sendo feito. A experiência, o conhecimento, o fato de ter passado por situações como essa, te faz conhecer atalhos importantes, para dar tranquilidade aos jogadores, ter um bom ambiente. Independentemente de qualquer ideia, a parte de execução dos jogadores é fundamental. Ninguém executa bem se não enxergar lógica no que o treinador propõe. Isso é o que vou fazer no primeiro momento, apresentar como ideia. Existem coisas que são prioritárias. Uma delas é não tomar tantos gols. Não é possível vencer partidas grandes tomando tantos gols. Se continuar fazendo gols e diminuir a quantidade de gols sofridos, estaremos mais próximos do resultado positivo. Isso que faremos no primeiro momento.

Apresentação

Mano Menezes chega ao Bahia para substituir Roger Machado, que ficou no clube por um ano e cinco meses. O ex-treinador tricolor comandou a equipe em 74 partidas, com 30 vitórias, 22 empates e 22 derrotas. O aproveitamento foi de 50%. O presidente tricolor, Guilherme Bellintani, falou sobre o início de um novo ciclo dentro do clube.

- Hoje é um dia especial, começamos um novo ciclo, já anunciado com a chegada de Mano Menezes, a quem agradecemos pela confiança, pela escolha do clube. A gente sabe que é um momento difícil, momento de ajuste de planejamento. A gente sempre diz que o clube tem que traçar um planejamento de forma sólida, mas para alcançar precisa fazer ajustes ao longo do processo. Nesse momento fazemos o ajuste de um novo treinador. Chega com toda a dimensão que Mano Menezes tem no futebol brasileiro, treinador que faz com que a gente tenha perspectiva de um novo ciclo muito positivo. Ele vem para trazer experiencia para o clube e agregar esse movimento que o Baia vem fazendo desde 2013, de reconstrução. Espero que a Bahia se torne a nova casa de Mano, que ele possa se encontrar, viver bem .Espero que seja uma relação duradoura. Sempre fazemos escolhas pelas relações mais longas possíveis. Lógico que a gente precisa fazer que a relação, além de longa, seja saudável. Por isso, dentre todos os treinadores disponíveis, fizemos a escolha por Mano, e ele também escolheu o Bahia. Aos poucos a torcida vai conhecer Mano Menezes ainda melhor. Hoje conhece só de jogar contra - afirmou o dirigente.

O diretor de futebol do Bahia, Diego Cerri, também deu boas-vindas ao treinador e se disse impressionado com o nível de conhecimento que Mano Menezes possuía do elenco tricolor.

- Quero dar boas-vindas para Mano e toda a comissão técnica. Desde o primeiro contato a conversa foi muito boa, Mano se mostrou um conhecedor do time do Bahia, do que a gente vem fazendo ano após ano, da gestão técnica do clube. Ele tem acompanhado o crescimento gradativo que a gente vem tendo. A busca pelo Mano nesse momento deixa clara a ambição do clube no futebol. Vivemos um ciclo longo com o Roger Machado, que fez um bom trabalho no clube. O ciclo teve um fim, chegou um momento que decidimos conversar com Roger e a relação não tinha como continuar. Buscamos um treinador com o perfil de trabalhar com a ambição que temos no clube. Mano é um dos técnicos de melhor nível no país. Mano me surpreendeu, colocando até questões financeiras em segundo plano para vir fazer parte desse projeto. Para mim e para todos fica a sensação boa, de ter trazido uma pessoa de alto nível, que enxerga com bons olhos o nosso projeto.

O treinador agradeceu as palavras dos dois dirigentes e colocou o Bahia no patamar de referência a ser seguida por outros clubes do país.

- O Bahia me escolheu e eu escolhi o Bahia. Nós treinadores também temos que ter responsabilidade com os clubes que buscam fazer as coias de forma correta. O Bahia está entre os clubes que eu gostaria que chegasse a um ponto comum em todos os clubes, da direção certa a seguir no futebol brasileiro. O sucesso esportivo de quem faz isso vai corroborar para que outros clubes entendam que esse é o caminho. Entendi que valia a pena se unir para fazer um bom trabalho e trazer dessa temporada, que é tão difícil, uma alegria muito grande ao torcedor do Bahia.

Mano Menezes assinou com o Bahia um contrato válido até o fim da temporada 2021. Ele será o quarto treinador da gestão de Bellintani, que já contou com Guto Ferreira, Enderson Moreira e Roger Machado.

Compartilhe       

 




Mais sobre

ESPORTE | 22/09/2020 15:52 - Há 1 dia, 17 horas e 11 minutos
Ministério da Saúde aprova retorno de até 30% de público nos estádios

ESPORTE | 21/09/2020 16:13 - Há 2 dias, 16 horas e 50 minutos
Eric Ramires avalia aprendizado na Europa e responsabilidade na volta ao Bahia: "Muito motivado"

ESPORTE | 21/09/2020 16:10 - Há 2 dias, 16 horas e 53 minutos
Presidente do Vitória anuncia acerto com novo patrocinador e marca própria para uniforme

ESPORTE | 21/09/2020 12:04 - Há 2 dias, 20 horas e 59 minutos
Após mais de dois anos, Bahia volta a ocupar uma posição no Z-4 da Série A

ESPORTE | 21/09/2020 12:00 - Há 2 dias, 21 horas e 3 minutos
Quintino Barbosa é demitido do Bahia de Feira após derrota na estreia da Série D

ESPORTE | 18/09/2020 12:56 - Há 5 dias, 20 horas e 7 minutos
Tite convoca seleção para início das Eliminatórias

ESPORTE | 18/09/2020 11:15 - Há 5 dias, 21 horas e 48 minutos
Bahia recusa proposta do Trabzonspor por Gregore, e negociações são encerradas

ESPORTE | 18/09/2020 11:12 - Há 5 dias, 21 horas e 51 minutos
De saída para Portugal, Jean se despede do Vitória: "Estarei sempre na torcida"

ESPORTE | 17/09/2020 12:17 - Há 6 dias, 20 horas e 45 minutos
Ramires tem nome publicado no BID e pode jogar contra o Athletico-PR

ESPORTE | 17/09/2020 12:13 - Há 6 dias, 20 horas e 49 minutos
Léo Ceará analisa "folga" na tabela do Vitória: "Serve para descansar, mas também trabalhar"

ESPORTE | 17/09/2020 12:10 - Há 6 dias, 20 horas e 53 minutos
Saldanha celebra primeiro gol na Série A e avalia trabalho de Mano: “Trazendo uma filosofia nova”

ESPORTE | 16/09/2020 23:45 - Há 7 dias, 9 horas e 18 minutos
Em São Paulo, Bahia é batido pelo Corinthians e chega à 8ª partida sem vencer

ESPORTE | 16/09/2020 23:38 - Há 7 dias, 9 horas e 24 minutos
Morre Eduardo Silva, o “Dudu”, preparador físico da comissão técnica de Mano Menezes

ESPORTE | 16/09/2020 12:49 - Há 7 dias, 20 horas e 14 minutos
A pedido do Corinthians, Vitória libera volante Jean para fechar com o Marítimo

ESPORTE | 15/09/2020 12:16 - Há 8 dias, 20 horas e 46 minutos
Juninho Capixaba não vê grupo rachado e garante dedicação para quebrar sequência ruim do Bahia

ESPORTE | 15/09/2020 12:13 - Há 8 dias, 20 horas e 49 minutos
Com dez dias para treinos até jogo contra o Oeste, Pivetti espera reforçar grupo com recuperados

ESPORTE | 15/09/2020 12:11 - Há 8 dias, 20 horas e 51 minutos
Com prazo para definir reforços revelado por Mano, veja quais são as posições carentes no Bahia

ESPORTE | 14/09/2020 22:11 - Há 9 dias, 10 horas e 52 minutos
Vitória sai atrás, mas empata com o Juventude no Alfredo Jaconi

ESPORTE | 14/09/2020 21:59 - Há 9 dias, 11 horas e 3 minutos
Série C: Jacuipense empata em casa com a Ferroviária

ESPORTE | 14/09/2020 18:21 - Há 9 dias, 14 horas e 42 minutos
Beneficiado por efeito suspensivo, Gerson Magrão tem julgamento no STJD marcado para quinta

ESPORTE | 14/09/2020 18:20 - Há 9 dias, 14 horas e 43 minutos
Sem descanso, Bahia tem titulares no campo um dia após jogo

ESPORTE | 14/09/2020 15:41 - Há 9 dias, 17 horas e 21 minutos
Al-Nasr anuncia contratação do atacante Caíque, ex-Bahia

ESPORTE | 13/09/2020 20:08 - Há 10 dias, 12 horas e 54 minutos
Bahia perde para o Atlético-GO na estreia de Mano Menezes

ESPORTE | 13/09/2020 13:26 - Há 10 dias, 19 horas e 36 minutos
GP da Toscana: Hamilton vence e cola no recorde de Schumi

ESPORTE | 12/09/2020 11:20 - Há 11 dias, 21 horas e 43 minutos
Lutador Navid Afkari é executado por enforcamento apesar da pressão global sobre o Irã

ESPORTE | 11/09/2020 22:31 - Há 12 dias, 10 horas e 32 minutos
Vitória é derrotado pelo Cruzeiro e perde chance de encostar no G-4

ESPORTE | 11/09/2020 19:02 - Há 12 dias, 14 horas e 0 minutos
Cero Menezes: patrocinadora entra na resenha e cria lata exclusiva para novo técnico do Bahia

ESPORTE | 10/09/2020 21:29 - Há 13 dias, 11 horas e 34 minutos
Bahia perde para o Grêmio e já soma seis partidas sem vencer no Brasileirão

ESPORTE | 10/09/2020 18:47 - Há 13 dias, 14 horas e 15 minutos
Vitória se aproxima de contratação do meia Anmerson Bolota, do Atlético-CE

ESPORTE | 10/09/2020 13:48 - Há 13 dias, 19 horas e 15 minutos
SBT transmitirá a CONMEBOL Libertadores até 2022