Raio Laser - 27/10 - Considerações finais

Ninguém entendeu nada, entre os aliados, da afirmação do governador Rui Costa (PT) de que só assistiu às considerações finais dos candidatos no debate da TVE, por cuja realização ele se empenhou pessoalmente

Tribuna da Bahia, Salvador
27/10/2020 06:30 | Atualizado há 1 dia, 13 horas e 42 minutos

   

Ninguém entendeu nada, entre os aliados, da afirmação do governador Rui Costa (PT) de que só assistiu às considerações finais dos candidatos no debate da TVE, por cuja realização ele se empenhou pessoalmente. Estaria o governador desanimado com a campanha à Prefeitura de Salvador, percebendo que a ideia de um segundo turno é, de fato, uma miragem que não vai se concretizar?

Carreatas, sim (Uldurico Júnior)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) derrubou, ontem, uma decisão do juiz eleitoral da 121ª zona que proibia a realização de carreatas nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália com mais de cem pessoas. O mandato de segurança foi impetrado pelo deputado federal Uldurico Júnior, candidato à Prefeitura de Porto Seguro pelo Pros, que teve o advogado eleitoral Ademir Ismerim em sua defesa. Cuidados Conforme a decisão, no entanto, o candidato "que optar por desfilar em veículo aberto (tipo picape) deve estar acompanhado de, no máximo, três pessoas". Vale destacar que "não está permitido o acompanhamento das carreatas por pessoas a pé", assim como os veículos deverão manter as janelas abertas, "permitindo a circulação do ar" para evitar a contaminação pela Covid 19.

Vilã

A campanha política, que chega em seu final nas próximas três semanas, pode ser considerada a verdadeira vilã responsável por uma segunda onda de contaminações pelo novo coronavírus na Bahia e no Nordeste, segundo pesquisadores e epidemiologistas. No ponto mais elevado da culpa estariam os comícios e outras atividades que favoreceriam a aglomeração de pessoas, as quais vêm sendo condenadas por todos os especialistas e médicos realmente sérios, comprometidos contra a propagação da doença que já matou quase 160 mil pessoas em todo o país. Infelizmente, este não é o pensamento de todos os políticos, em especial aqueles que deveriam estar representando os interesses maiores da população de seus municípios.

Amarrado (Pastor Sargento Isidório)

Um novo vídeo inusitado do candidato à Prefeitura de Salvador pelo Avante, Pastor Sargento Isidório, circula nas redes sociais. Este não é o primeiro desde o início do período eleitoral. No material, o postulante à sucessão municipal aparece dançando amarrado na parte externa de um veículo na Avenida Paralela. Um motorista que passava pelo local fez o registro. Ao som do seu próprio jingle de campanha, o prefeiturável acenava por quem transitava pela região – de bastante fluxo na cidade.

Caso de polícia!

Mais de R$ 28 milhões do auxílio emergencial foram repassados para custear campanhas eleitorais. Segundo o portal O Globo, " cerca de 23 mil beneficiários do coronavoucher e do Bolsa Família estariam repassando os valores de seus benefícios para apoiar os candidatos políticos de sua região". Ou seja: não precisavam de auxílio algum. No fim, é o brasileiro sustentando a politicalha, além do fundo eleitoral bancado por todos. Uma vergonha!

Creches 

O candidato a vereador Irmão Lázaro (PL) realizou uma carreata na Paralela, Cabula, Tancredo Neves, Engomadeira, Barros Reis, Largo do Retiro e Bom Juá. Na ocasião, ele afirmou que uma das suas bandeiras na Câmara Municipal de Salvador será o fomento às creches comunitárias da cidade. “Uma das lutas é aproximar os salários dos docentes das creches comunitárias do valor dos proventos dos professores das escolas públicas municipais”, frisou.

"Pressa"

Para o presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e vereador candidato à reeleição, Marcos Mendes (PSOL), a atual titular da Promotoria de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ana Luzia Santana, demonstrou "pressa" em tomar decisão pelo arquivamento do processo de apuração referente à obra da estação elevatória de esgoto no Abaeté.

Sustentabilidade

A Câmara Municipal de Salvador agendou para os próximos dias 28 e 29 (quarta e quinta-feira) duas audiências públicas sobre sustentabilidade, requeridas pelo vereador Marcos Mendes (PSOL). Por causa da pandemia, os debates ocorrerão por meio de videoconferência, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Na audiência da próxima quarta-feira (28), o tema será “Sustentabilidade e Direitos da Natureza. Salvador e os Desafios para um Novo Marco Civilizatório”. Na quinta-feira (29), o debate destacará “Sustentabilidade e Inclusão Socioprodutiva das Catadoras e Catadores na Gestão dos Resíduos de Salvador”.

Operação na Bahia

Seis policiais militares foram presos ontem em uma operação de combate a extorsão, em Salvador. Um homem que não é militar também foi detido na ação. Todos os alvos da operação, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), tiveram mandado de prisão expedidos pela Vara de Auditoria Militar e 13ª Vara Criminal. A SSP-BA detalhou que o grupo é suspeito de praticar extorsão mediante sequestro, cometidos a maior parte das vezes no subúrbio de Salvador. Os seis militares são lotados na 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que fica no bairro do Lobato.

Turismo

O governador Rui Costa (PT) ordenou uma degola completa na secretaria estadual de Turismo, pasta que estava parcialmente sob o controle do PL do ex-deputado José Carlos Araújo. Araújo foi dos primeiros a pular do barco do governo para apoiar a candidatura do vice-prefeito Bruno Reis (DEM), favorito para ganhar as eleições em Salvador, segundo as pesquisas. Por este motivo, as demissões foram interpretadas com uma demonstração de irritação do governo com a baixa expectativa de sucesso da candidata Denice Santiago, do PT.

Segunda onda

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste atualizou a situação dos estados da região. Em um boletim, os especialistas alertam para o risco do aumento da letalidade da Covid-19 na Bahia. O comitê analisou os registros da Covid-19 entre 16 de agosto e 16 de outubro. O boletim assinala que a Bahia seguia em tendência lenta de queda no número diário de infectados e mortes causadas pela doença. No entanto, essa redução foi interrompida na segunda metade de setembro, segundo o Consórcio Nordeste.

Parecer favorável

Em meio às polêmicas envolvendo a construção da estação elevatória de esgoto da Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu um parecer favorável à obra. O local é ponto turístico e religioso da capital baiana. Na publicação, a promotora de Justiça Ana Luzia Santana afirma que, com base nos estudos e vistorias feitas pela Central de Apoio Técnico do MP (Ceat), a obra contribuirá para a preservação do ecossistema do Abaeté e vai possibilitar maior durabilidade dos recursos hídricos para as próximas gerações.

Dias D’Ávila

Com a participação de representantes políticos do Congresso Nacional, a exemplo do senador Angelo Coronel e do deputado Nelson Pelegrino, entre outros, mais de 1.500 veículos fizeram carreata de Geraldo Requião, candidato à prefeitura pelo PSD. O pessedista faz parte da coligação PSD, PTB, PT e PC do B. “Não tenho dúvida que o povo seguirá com a gente. Não tenho dúvida da receptividade do povo. O povo sabe que quero o melhor para Dias d´Ávila”, disse.

Mais ciclovias (Tiago Correia)

Por meio de indicação encaminhada à Assembleia, o deputado Tiago Correia (PSDB) sugeriu que o prefeito ACM Neto determine ao órgão competente (Transalvador) a realização de um estudo de viabilidade para a implantação de ciclovias na marginal da avenida Luiz Viana (Paralela). O trecho proposto pelo parlamentar vai da saída do Centro Administrativo da Bahia (CAB) até a avenida Luís Eduardo Magalhães. “O número de ciclistas em nossa cidade tem crescido muito. Reconheço que Salvador avançou com a implantação de ciclovias e ciclofaixas, mas é preciso ampliar mais esta malha para oferecer ainda mais conforto aos ciclistas e adeptos de esportes”, disse Tiago Correia.

Compartilhe       

 




Mais sobre

POLÍTICA | 26/11/2020 11:31 - Há 2 dias, 8 horas e 41 minutos
Deputados querem tirar Comissão de Relações Exteriores das mãos de Eduardo Bolsonaro

POLÍTICA | 26/11/2020 11:26 - Há 2 dias, 8 horas e 46 minutos
Zé Neto ataca adversário e diz que, se eleito, vai “harmonizar” Feira

POLÍTICA | 26/11/2020 06:30 - Há 2 dias, 13 horas e 42 minutos
ACM Neto evita comentar fala de Targino após rompimento

POLÍTICA | 26/11/2020 06:30 - Há 2 dias, 13 horas e 42 minutos
Bruno Reis deverá administrar orçamento menor em 2021

POLÍTICA | 26/11/2020 06:30 - Há 2 dias, 13 horas e 42 minutos
Tiago Correia e Carlos Geilson tomam posse na AL-BA

POLÍTICA | 26/11/2020 06:30 - Há 2 dias, 13 horas e 42 minutos
Aras sugere unidades de combate à corrupção nas capitais

POLÍTICA | 26/11/2020 06:30 - Há 2 dias, 13 horas e 42 minutos
Olavo de Carvalho pede renúncia de Bolsonaro por não defender 'fiéis amigos'

POLÍTICA | 25/11/2020 11:59 - Há 3 dias, 8 horas e 13 minutos
Jaques Wagner rebate fala de ACM Neto defende Lula

POLÍTICA | 25/11/2020 11:54 - Há 3 dias, 8 horas e 18 minutos
Governador intensifica participação em campanha de aliado

POLÍTICA | 25/11/2020 11:53 - Há 3 dias, 8 horas e 19 minutos
UPB: Eures Ribeiro define candidato à sucessão em até 15 dias

POLÍTICA | 25/11/2020 06:30 - Há 3 dias, 13 horas e 42 minutos
Feira: Colbert alfineta articulação de Rui e diz confiar na vitória

POLÍTICA | 25/11/2020 06:30 - Há 3 dias, 13 horas e 42 minutos
Datafolha SP: Boulos alcança 40% e reduz vantagem de Covas, que tem 48%

POLÍTICA | 25/11/2020 06:30 - Há 3 dias, 13 horas e 42 minutos
Toffoli ‘trava’ abertura de ação penal contra líder do Centrão

POLÍTICA | 24/11/2020 16:22 - Há 4 dias, 3 horas e 50 minutos
Comissão quer ouvir Pazuello sobre testes de Covid retidos

POLÍTICA | 24/11/2020 12:04 - Há 4 dias, 8 horas e 8 minutos
Targino rompe com ACM Neto e diz que prefeito “não é correto com ninguém”

POLÍTICA | 24/11/2020 12:02 - Há 4 dias, 8 horas e 10 minutos
Bruno Reis vai propor reforma administrativa em Salvador para 2021

POLÍTICA | 24/11/2020 11:58 - Há 4 dias, 8 horas e 13 minutos
ACM Neto nega acordo para eleger Arthur Lira na Câmara Federal

POLÍTICA | 24/11/2020 06:30 - Há 4 dias, 13 horas e 42 minutos
Secretário confirma que eleição elevou casos de Covid-19

POLÍTICA | 24/11/2020 06:30 - Há 4 dias, 13 horas e 42 minutos
Bolsonaro diz que alta nos preços dos alimentos é consequência do "fique em casa"

POLÍTICA | 24/11/2020 06:30 - Há 4 dias, 13 horas e 42 minutos
Raio Laser - 24/11 - Frente

POLÍTICA | 23/11/2020 12:57 - Há 5 dias, 7 horas e 14 minutos
Bolsonaro: críticas internacionais sobre agronegócio na Amazônia são 'infundadas'

POLÍTICA | 23/11/2020 12:50 - Há 5 dias, 7 horas e 22 minutos
Bolsonaro ignora testes encalhados do governo e culpa Estados e municípios

POLÍTICA | 23/11/2020 11:29 - Há 5 dias, 8 horas e 43 minutos
"DEM e PT vivem dilema de falta de nomes fortes para disputar eleições"

POLÍTICA | 23/11/2020 06:30 - Há 5 dias, 13 horas e 42 minutos
PGR vai investigar campanha de desinformação contra TSE feita por deputados bolsonaristas

POLÍTICA | 23/11/2020 06:30 - Há 5 dias, 13 horas e 42 minutos
Parlamentares cobram governo sobre testes perto da validade

POLÍTICA | 23/11/2020 06:30 - Há 5 dias, 13 horas e 42 minutos
Governo estuda reeditar MP que dispensa a publicação de balanços em jornais

POLÍTICA | 23/11/2020 06:30 - Há 5 dias, 13 horas e 42 minutos
Depois de 16 anos, Brasil voltará a presidir G-20 em 2024

POLÍTICA | 23/11/2020 06:30 - Há 5 dias, 13 horas e 42 minutos
Grupos fraudam app e inventam mudança de votos para desacreditar urnas

POLÍTICA | 23/11/2020 06:30 - Há 5 dias, 13 horas e 42 minutos
Raio Laser - 23/11 - Investigação a opositores

POLÍTICA | 22/11/2020 06:30 - Há 6 dias, 13 horas e 42 minutos
MP do Rio descobriu que Flávio Bolsonaro omitiu da RF R$ 90 mil em ações