Por: Henrique Brinco
Começaram as arrumações para o segundo turno em Feira de Santana (BA). O município baiano voltará a ter uma disputa de segundo turno depois de 24 anos no próximo dia 29 de novembro. A última eleição decidida em segundo turno na cidade de Feira de Santana ocorreu em 1996, em uma disputa entre o candidato José Falcão e Josué Mello.
O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), que ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura Municipal, declarou apoio no segundo turno das eleições 2020 ao candidato à reeleição, Colbert Martins Filho (MDB). Ele teve 14.012 votos (4,86% dos votos válidos). "Ele disse que queria conversar, e assim foi feito. Logo na segunda-feira conversamos. É claro que não foi definido logo na segunda porque primeiro a gente tem que ouvir aqueles que construíram o terceiro lugar na decisão das urnas. Eu não cheguei sozinho, foi com um grupo de várias pessoas. Ouvimos os candidatos a vereadores de nosso partido, o outro partido que fez coligação com a gente, o nosso presidente estadual do partido, deputado Federal Márcio Marinho, ouvimos o presidente municipal, e as pessoas. Ouvi também o outro candidato [Zé Neto] porque acho que em um processo democraticamente temos que ouvir todos e assim eu fiz", declarou, ao Acorda Cidade.
Já Colbert afirmou que Arimateia tem os mesmos pensamentos que ele, e que é normal buscar apoio na disputa do segundo turno. “Conversando nestes últimos três dias logo após o resultado, juntamente com o deputado Bispo Marinho, que aqui também esteve, com Eli Ribeiro, e nós estamos retornando à mesma casa. Os republicanos e Arimateia sempre foram pessoas que estiveram conosco. Nesta circunstância atual, por razões específicas, não estivemos no primeiro turno, mas no segundo turno a gente está junto, temos os mesmos pensamentos e as mesmas ideias e trabalho. No segundo turno é normal a gente buscar apoio, conversar com as pessoas e identificar quais são os interesses e a partir destes interesses a gente pode trabalhar, e trabalhar da melhor forma possível", afirmou, informando que está buscando novos apoios e que até sexta-feira trará novas informações a respeito. “As negociações estão avançadas e vamos aguardar que isso se conclua”, disse.
Ontem à noite, Colbert também recebeu apoio de Carlos Geilson (Podemos).
Já Dayane Pimentel (PSL), que ficou em quarto, declarou neutralidade. "O meu voto Colbert Martins não vai ter jamais", sinalizou, em coletiva de imprensa ontem. A parlamentar afirmou que "quem busca uma mudança não conserva o que está errado". A deputada confessou que lhe foi oferecido espaço no governo municipal pelo grupo do prefeito, mas lembrou que a campanha defendeu mudar a forma de governar e que apoiar o emedebista seria como trair os que nela votaram. "Eu me candidatei a prefeita dessa cidade porque não concordava com os anseios políticos dos últimos tempos, se me coloquei a disposição, é entendível que o que nós buscamos é a mudança. Sou neutra, meus eleitores estão livres para votar em quem quiser", ressaltou.
CAMPANHA
Pelo calendário das Eleições Municipais de 2020, o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e TV referente ao segundo turno do pleito será retomado hoje e irá até o dia 27, dois dias antes da votação do dia 29 de novembro. Na Bahia, o segundo turno ocorrerá nos municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Os dois blocos fixos para a propaganda eleitoral, de 10 minutos cada, serão divididos igualmente entre os postulantes ao cargo de prefeito. No rádio, as transmissões serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na TV, acontecerão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.