Raio Laser - 23/11 - Investigação a opositores

O caso dos seis parlamentares baianos cujas redes sociais foram monitoradas pelo Palácio do Planalto, conforme revelado pela revista Época deste fim de semana, é mais um que pode se transformar num escândalo para este governo

Tribuna da Bahia, Salvador
23/11/2020 06:30 | Atualizado há 28 dias, 2 horas e 49 minutos

   
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O caso dos seis parlamentares baianos cujas redes sociais foram monitoradas pelo Palácio do Planalto, conforme revelado pela revista Época deste fim de semana, é mais um que pode se transformar num escândalo para este governo. Afinal, até o momento em que o monitoramento foi feito e descoberto pela reportagem, o governo não conseguiu justificar a medida, considerada inédita na história republicana brasileira. Da Bahia, tiveram suas redes monitoradas os deputados Afonso Florence (PT), Bacelar (Podemos), Daniel Almeida (PCdoB), Dayane Pimentel (PSL), Jorge Solla (PT) e Pastor Sargento Isidório (Avante), por acaso, todos do campo de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Querem saber (Jair Bolsonaro)

Os deputados baianos, que integram uma lista de pelo menos 116 parlamentares federais monitorados pelo governo, vão defender uma investigação sobre o procedimento do executivo federal sob o argumento de que precisam saber qual a motivação do presidente Jair Bolsonaro ou de auxiliares próximos dele de saber o que falam nas redes sociais, que são, aliás, públicas.

Investigação

Conforme disseram os políticos baianos, não está descartada, inclusive, o pedido de criação de uma CPI para investigar o que o governo pretendia ao iniciar o monitoramento sobre as redes sociais dos parlamentares. "Ainda não sabemos o que está por trás disso, mas certamente uma investigação bem feita vai revelar", disse o assessor de um parlamentar baiano à coluna.

Aberta

A morte do cidadão negro por seguranças do Carrefour trouxe à memória dos brasileiros outros exemplos de morte, agressão ou extrema violência das forças de segurança da rede supermercadista que incluem até o espancamento que levou a óbito um cão que costumava frequentar um dos seus estabelecimentos em São Paulo, sem contar relatos de um outro em que um funcionário da rede morreu e teve seu corpo escondido para que a loja permanecesse aberta.

Sem reconhecer

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) completa hoje 16 dias sem reconhecer a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. O chefe do Executivo brasileiro é aliado de Donald Trump, atual chefe da Casa Branca e derrotado no pleito deste ano, e ainda não procurou o vencedor da disputa nem comentou a vitória do partido democrata.

Mulheres

Três cidades do interior da Bahia, todas com menos de 30 mil habitantes, conseguiram um feito raro nesta eleição: eleger mais mulheres do que homens nas Câmaras Municipais. É o caso de Rodelas, no Vale do São Francisco, João Dourado, no Centro-Norte, e Palmas de Monte Alto, no Centro-Sul da Bahia. Rodelas tem menos de 10 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e apenas nove vagas na Câmara Municipal. Destas, cinco serão ocupadas por mulheres a partir do ano que vem.

Bolsonarista (Alexandre de Moraes)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o compartilhamento de dados de uma busca e apreensão, realizada contra um site bolsonarista no inquérito dos atos antidemocráticos, com a investigação sobre esquema de disparos de WhatsApp na campanha de 2018, caso revelado pelo jornal Folha de S. Paulo. O pedido ao ministro foi feito por uma delegada da Polícia Federal, responsável pela busca, sob o argumento de que elementos encontrados podem interessar à apuração relacionada à eleição presidencial.

Praia do Forte 1

A bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados oficiou o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal solicitando providências sobre o cancelamento de multa ambiental de R$ 7,5 milhões e liberação para construção de resort de luxo no litoral da Bahia. O superintendente do Ibama na Bahia, Rodrigo Santos Alves, teria cancelado determinações de sua própria equipe técnica e liberado obras de um resort de luxo, na Praia do Forte, em uma região conhecida pela procriação de tartarugas marinhas, com especiação atuação do projeto Tamar.

Praia do Forte 2

As denúncias também evidenciam que o superintendente teria retirado uma multa de R$ 7,5 milhões que havia sido aplicada pelos técnicos do Ibama contra o hotel. A motivação para o embargo das obras e da multa, foi a construção, pelo Tivoli Ecoresort, de muro na praia que afetaria a procriação das tartarugas marinhas. Ainda no documento enviado pelos deputados, consta que Rodrigo Santos Alves, nomeado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para comandar o Ibama na Bahia é sócio de uma empresa imobiliária, que atua na oferta de imóveis de luxo no litoral, o que gera conflitos de interesses entre a preservação ambiental e os interesses da especulação imobiliária, em detrimento da coletividade. Assinam os documentos expedidos pela bancada os deputados Célio Studart (PV/CE) e Israel Batista (PV/DF).

Repúdio 1 (Marta Rodrigues)

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) repudiou ontem as declarações do presidente na abertura do G20 de que não existe racismo no Brasil e disse que o discurso é proposital, alinhado com o vice-presidente e o governo federal. “Eu imagino o constrangimento e a indignação, mas precisamos enxergar que este discurso do presidente é proposital, não é um discurso inocente e ignorante porque os dados estão aí, escancarados nos mostrando a realidade. Quando ele fala isso, enquanto o vice chama um homem negro de ‘pessoa de cor’, seus filhos acentuam isso nas redes sociais, ele aumenta o caos que sempre projetou para colocar em prática uma gestão genocida, que afeta a população pobre, e privatizadora, que beneficia as elites”, disse.

Repúdio 2

Segundo Marta, a população precisa compreender que as declarações são criminosas, pois colocam em risco a vida da maioria da população brasileira – negra - ao desconsiderar a existência do racismo em todas as suas esferas, institucional, social, nos serviços públicos e privados. “O racismo mata e precisamos internalizar isso para combater este genocídio, ele mata diariamente. O Brasil não pode ir na contramão do progresso social e dos direitos humanos”, disse. Para Marta, o presidente insiste em negar o racismo como parte do projeto necropolítico que tenta implantar no Brasil. “Após a derrota de Trump, e a derrota da extrema-direita nas eleições aqui no Brasil, iremos com mais força derrubar este projeto e trabalhar para reconstruir um país com justiça social ”, afirmou.

Errata

Na última edição, publicamos uma nota que associa a prefeitura de Porto Seguro a Fernando Gomes, que na verdade é prefeito de Itabuna. Pedimos desculpas pelo equívoco.

Briga

As imagens das câmeras de segurança do Carrefour mostram como começou a briga que terminou com a morte de João Alberto Silveira Freitas, em Porto Alegre. No vídeo, é possível ver que a vítima acertou um soco em um dos funcionários do supermercado após ser seguido no local. Na sequência, os seguranças agarram o homem e começam a desferir socos e chutes nele. Após inúmeras agressões, mesmo com João Alberto já no chão, um dos funcionários do Carrefour imobiliza e sufoca o homem com seu joelho por três minutos, até que a vítima para de se mexer.

Compartilhe       

 




Mais sobre

POLÍTICA | 19/01/2021 09:30 - Há 23 horas e 49 minutos
Sobe de 35% para 40% os que avaliam governo Bolsonaro como 'ruim ou péssimo'

POLÍTICA | 19/01/2021 09:30 - Há 23 horas e 49 minutos
"Impeachment só existe quando o povo vai para as ruas", diz Marcelo Nilo

POLÍTICA | 19/01/2021 06:30 - Há 1 dia, 2 horas e 49 minutos
'A vacina é do Brasil, não é de nenhum governador', diz Bolsonaro sobre Doria

POLÍTICA | 19/01/2021 06:30 - Há 1 dia, 2 horas e 49 minutos
Lira 'ganha' 41 votos e lidera corrida pela presidência da Câmara

POLÍTICA | 19/01/2021 06:30 - Há 1 dia, 2 horas e 49 minutos
Eleição presencial foi decidida por seis deputados

POLÍTICA | 18/01/2021 17:30 - Há 1 dia, 15 horas e 49 minutos
"Temos liberdade ainda", mas "tudo pode mudar", afirma Bolsonaro

POLÍTICA | 18/01/2021 09:24 - Há 1 dia, 23 horas e 55 minutos
Alan Sanches pede abertura do plenário da Alba para sessões presenciais

POLÍTICA | 18/01/2021 06:30 - Há 2 dias, 2 horas e 49 minutos
Aras abre inquérito para investigar governador do Amazonas

POLÍTICA | 18/01/2021 06:30 - Há 2 dias, 2 horas e 49 minutos
'Deixa o cara governar, pô!', afirma Mourão

POLÍTICA | 18/01/2021 06:30 - Há 2 dias, 2 horas e 49 minutos
Na eleição na Câmara, Lira e Baleia buscam apoios no ‘varejo’

POLÍTICA | 16/01/2021 09:30 - Há 3 dias, 23 horas e 49 minutos
Para Maia, impeachment de Bolsonaro é tema que inevitavelmente será debatido no futuro

POLÍTICA | 16/01/2021 09:25 - Há 3 dias, 23 horas e 54 minutos
Crise no AM motiva novo pedido de pedido de impeachment de Bolsonaro

POLÍTICA | 16/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 2 horas e 49 minutos
PSOL rejeita apoiar Baleia e lança Erundina candidata à presidência da Câmara

POLÍTICA | 16/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 2 horas e 49 minutos
Bolsonaristas organizam caravanas pró-Lira em Brasília para dia da eleição na Câmara

POLÍTICA | 16/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 2 horas e 49 minutos
“Bolsonaro é responsável sim pela tragédia anunciada”, diz Otto sobre caos em Manaus

POLÍTICA | 16/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 2 horas e 49 minutos
PP ganha mais espaço após disputa na ALBA

POLÍTICA | 15/01/2021 10:00 - Há 4 dias, 23 horas e 19 minutos
Presidente do BC entra em campo para demover Bolsonaro da decisão de demitir André Brandão do BB

POLÍTICA | 15/01/2021 06:30 - Há 5 dias, 2 horas e 49 minutos
‘Tirar poder de governadores sobre polícias é retrocesso inaceitável’

POLÍTICA | 15/01/2021 06:30 - Há 5 dias, 2 horas e 49 minutos
Deputados divergem sobre projeto que reduz poder de governadores sobre PM

POLÍTICA | 15/01/2021 06:30 - Há 5 dias, 2 horas e 49 minutos
Niltinho e PP deixam caminho livre para Adolfo Menezes na ALBA

POLÍTICA | 15/01/2021 06:30 - Há 5 dias, 2 horas e 49 minutos
Políticos perdem “termômetro” da Lavagem do Bonfim para medir popularidade

POLÍTICA | 14/01/2021 17:53 - Há 5 dias, 15 horas e 25 minutos
João Leão diz em entrevista que está de mudança para a Casa Civil

POLÍTICA | 14/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 2 horas e 49 minutos
ACM Neto dá início à campanha pelo governo da Bahia

POLÍTICA | 14/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 2 horas e 49 minutos
ELEIÇÕES 2022: “Wagner é a pessoa capaz de unir nosso grupo”

POLÍTICA | 14/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 2 horas e 49 minutos
Reforma de Rui Costa pode trazer Major Denice para o governo

POLÍTICA | 13/01/2021 10:30 - Há 6 dias, 22 horas e 49 minutos
MDB escolhe Simone Tebet para disputar presidência do Senado

POLÍTICA | 13/01/2021 10:30 - Há 6 dias, 22 horas e 49 minutos
Rui diz que “políticos do DEM na Bahia” temem desgaste de Bolsonaro

POLÍTICA | 13/01/2021 10:30 - Há 6 dias, 22 horas e 49 minutos
Adolfo avança nas articulações e deve ser eleito novo presidente da AL-BA

POLÍTICA | 13/01/2021 07:19 - Há 7 dias, 2 horas e 0 minutos
Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia

POLÍTICA | 12/01/2021 17:41 - Há 7 dias, 15 horas e 38 minutos
Angelo Almeida assume Comissão para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19