Por: Rodrigo Daniel Silva
O ex-deputado estadual Targino Machado surpreendeu o meio político baiano ao participar de carreatas e declarar apoio público ao candidato Zé Neto (PT) na disputa pela prefeitura de Feira de Santana. Crítico duro do PT e do governador Rui Costa (PT) nos últimos anos, Machado anunciou, em entrevista exclusiva à Tribuna, o rompimento com ACM Neto (DEM) e disse que o prefeito soteropolitano “não é correto com ninguém”.
Targino ainda revelou que, na segunda-feira da semana passada, por volta das 12h30, recebeu um telefonema do governador e marcaram uma reunião no Palácio de Ondina, em Salvador. O encontro iniciou às 15h30 e durou cerca de duas horas. Os dois almoçaram juntos na última quarta-feira novamente. A pedido de Rui, Targino levou uma pessoa cujo nome não foi revelado para o almoço. “Agora, estou muito próximo de Rui. Estou trabalhando para derrotar Colbert Martins em Feira, e eu vou derrotar”, declarou o ex-deputado.
Sobre ACM Neto, Targino disse que firmou um acordo, mas o prefeito não cumpriu. “Rompi (com ACM Neto) porque o abismo é grande demais. Não queria falar de ACM Neto. Só dizer que nós acertamos, quando entrei no Democratas a convite dele, que, se o Democratas de Feira não me desse a legenda, ele me liberaria. Ele não fez nem uma coisa nem outra. Nem me deu a legenda nem liberou para sair do partido. Aliás, trabalhou contra a minha saída junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral)”, contou. “Nunca (foi correto comigo). Nunca foi correto e não é correto com ninguém. Ele só é correto lá com os ‘menudos’ dele, que ele bate, dá esporro. Quem não é menudo, ele não é correto com ninguém. Eu não tenho contato com ele desde antes da pandemia. E nem quero. Deixa lá. Que Deus continue iluminando e abençoado a vida dele”, emendou.
Targino ressaltou que estará no palanque adversário em 2022, se ACM Neto for candidato a governador da Bahia. O ex-deputado disse ainda que já pediu a desfiliação do DEM, e não se arrepende de ter entrado no partido. “Do DEM, eu já pedi ao meu filho para providenciar a minha saída. Não vou sair batendo em ninguém. Não quero isso para mim. Não tenho necessidade disso. Vou sair simplesmente porque não estou satisfeito”, afirmou. “Tudo serve como aprendizado, tudo serve. Fernando Pessoa já dizia que tudo vale a pena quando não se tem a alma pequena. E tem pessoas que precisam passar na nossa vida para nos ensinar a não ser igual a elas. ACM Neto é uma dessas pessoas”, acrescentou.